Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigado pelas dicas powerPT e tiagodiaf,

partilho o meu email se quiserem discutir ideias, opiniões, pois acho que temos as mesmas ideias (homeassistant, rack 19", promox, homeasssistant para alarmes, sensores etc).

Eu tenho o plano todo escrito e estou neste momento a preparar o que quero para enviar para as especialidades.

email: [email protected]
  2.  # 22

Outra coisa que me lembrei para ter um esp32 poe (https://www.olimex.com/Products/IoT/ESP32/ESP32-POE/open-source-hardware) perto dos contadores exteriores para ter análise dos consumos da casa a nível dos contadores
    - Porta HAN - contador de e-redes
    - Water Meter - https://www.hackster.io/Pedro52/smart-water-meter-58d99d (ou algo que conte depois) (pelo que percebi o KNX também tem modulos para water meter)
  3.  # 23

Já agora qual é a vossa experiencia da ligação ao ATI com paineis solares, quadro trifásico /monofásico e carregamento de carros elétricos, como irão fazer e porque?
  4.  # 24

Colocado por: diogopmsJá agora qual é a vossa experiencia da ligação ao ATI com paineis solares, quadro trifásico /monofásico e carregamento de carros elétricos, como irão fazer e porque?

Solar não percebo muito mas vou ter na casa nova.
    ATI e Quadro elétrico sei algumas coisas
    Carro elétrico tenho e faço sempre eu as instalações para o carregar.

Que dúvidas tem?
  5.  # 25

Colocado por: tiagodiaf

Também vou colocar um bastidor na minha, o projetista colocou um bastidor de 22U, não se esqueça de contar além dos equipamentos já referidos com os paineis obrigatórios do ITED, deixo imagem do meu, que além do que tem na imagem vai ter o Dream Machine, Switch POE, Mais um painel UTP, UPS, e pelo menos 1/2 prateleiras para NAS e router da operadora
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rubenfilipelopes1996
      Captura de ecrã 2023-06-01 144800.png

Sabe se é necessário ter uma régua dedicada aos coaxiais/Fibra óptica? Não tenho a certeza se existe, mas tinha idealizado existirem keystones de coaxial e FO para meter numa régua "normal". Assim poupava 1 ou 2 Us.

Não gosto muito dos painéis passa cabos, uma opção melhor esteticamente (na minha opinião) é fazer cabo Ethernet macho do lado do NAS/operadora e terminá-lo numa keystone rj45 do painel.
  6.  # 26

Colocado por: powerPTNa minha opinião o KNX é aquela tranquilidade e valoriza uma casa, caso no futuro haja uma venda.

No meu caso, geek assumido, irei utilizar um conjunto de hardware como arduino e ESP32, faz tudo em que o cérebro é um cluster proxmox de 3 nós com um homeassistant (entre outros serviços mas não IoT).

BTW, isso do rack, para quem quer gadgets, é importante. Pensem também num circuito independente ao nível de eletricidade, que vos ligará a UPS. Eu cá já projetei as coisas, são tantos "pintelhos" mas grande parte já cá referiram.

Tinha pensado em colocar um ou dois Ups salicru dentro do bastidor numa prateleira e ligar os equipamentos de rede e servidor(es) diretamente. O que quer dizer com circuito independente? Não chega levar alimentação ao bastidor e ter depois tudo ligado no(s) ups?
  7.  # 27

Colocado por: jpmassenaSabe se é necessário ter uma régua dedicada aos coaxiais/Fibra óptica?
    Sim o ited obriga a que tenhamos esses painéis, conforme partilhei no comentário 14

Colocado por: jpmassenaNão tenho a certeza se existe, mas tinha idealizado existirem keystones de coaxial e FO para meter numa régua "normal". Assim poupava 1 ou 2 Us.
    Eu não conheço.

Colocado por: jpmassenaNão gosto muito dos painéis passa cabos, uma opção melhor esteticamente (na minha opinião) é fazer cabo Ethernet macho do lado do NAS/operadora e terminá-lo numa keystone rj45 do painel.
    também tenho a mesma opinião e a não ser que seja impossível é o que vou fazer

Colocado por: jpmassenaO que quer dizer com circuito independente?
    Deve querer dizer uma fase elétrica direta do quadro só para o bastidor, mas o ited já obriga a isso e também a ter terra ligado na caixa de terras da casa.
    Concordam com este comentário: toscaninho
  8.  # 28

Colocado por: jpmassenaSabe se é necessário ter uma régua dedicada aos coaxiais/Fibra óptica? Não tenho a certeza se existe, mas tinha idealizado existirem keystones de coaxial e FO para meter numa régua "normal". Assim poupava 1 ou 2 Us.

Colocado por: tiagodiafEu não conheço.

Existe pois.

E FO também. SC, LC etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
      Screenshot 2023-07-02 at 12.37.51.png
  9.  # 29

Colocado por: tiagodiafEu não conheço.

Aqui, parece existir keystones de coaxial e de FO.

Como estou a pensar colocar um Switch 24 poe ubiquity, e os portos são todos do lado direito, fazia 1 patch panel por cima do Switch com 12 rj45 do lado direito e outro igual por baixo. Nos outros 24 "buracos" colocava 2 keystones de FO(que penso serem os obrigatórios) e no resto os coaxiais mínimos obrigatorios.
    isto só é viável se não precisar efetivamente de um régua inteira de cada tipo.
  10.  # 30

Colocado por: jpmassenaNão tenho a certeza se existe, mas tinha idealizado existirem keystones de coaxial e FO para meter numa régua "normal". Assim poupava 1 ou 2 Us.

Colocado por: jpmassenafazia 1 patch panel por cima do Switch com 12 rj45 do lado direito e outro igual por baixo.

Mas a ideia não era poupar 1U ? :)
  11.  # 31

Colocado por: hangasMas a ideia não era poupar 1U ? :)

Ah! Mas ter um painel por cima e por baixo do switch já vai acontecer de certeza! Agora resta definior se as 12 posições do lado esquerdo ficam vazias ou se podem servir para o coaxial/FO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  12.  # 32

Colocado por: Anonimo22012024De quem pouco ou nada percebe, qual a razão por optar por vários switches em vez de um único?
    Será por ser mais fácil configurar e rastrear caso haja algum problema?

A não ser por força das localizações, também acho preferivel consolidar os switches.
    A questão da segurança das redes não se coloca, porque qualquer switch managed permite fazer essa segmentação, seja por VLANs seja por port groups.
    Também não serve de nada segmentar os switchs, se depois vao ligar todo à mesma subnet noutro equipamento a montante.

Mas será boa pratica criar subnets para as varias categorias de equipamentos e isolar consoante o risco. Agora podem coabitar todas num unico switch de 48portas se necessário.

No meu exemplo abaixo, a razao do segundo switch PoE é so porque está noutro piso, e assim evitar passar mais uns 8-10 cabos entre os pisos. Existe um trunk entre os dois, mas o trafego para as varias redes vem segregado.
      Screenshot 2023-07-05 at 12.31.21.png
  13.  # 33

Coloquei o meu bastidor à entrada da casa porque achei que fazia sentido a nível de acesso. Hoje estou arrependido não só pela questão visual (a mulher detesta), mas também porque devido às minhas necessidades pessoais o bastidor tornou-se pequeno e deveria ter colocado um bastidor maior na cave (onde tenho espaço).
    Concordam com este comentário: hangas

0.0190 seg. NEW