Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, vou começar agora o projectos de especialidades e estou com uma dúvida de onde meter o mini-bastidor que irá suportar a centralização de todos os cabos (alarme, 5x cameras cctv (poe rede), cabos de rede (20 cabos para as divisões), coaxial (7 cabos)).

As possibilidades são:
    - Garagem
    - Por baixo das escadas entre o piso 0 e piso 1
    - Sotão
    - Outro que não estou a ver..

Situações:
    - Boa ventilação
    - Fácil manuseamento e dar a possibilidade de meter box, box satelite, e uma mini pc servidores, nas, raspberry pi no mini bastidor.
    - Se ficar na garagem pode ocupar espaço necessário para outras maquinas, bomba de calor, balão de furo, sistema de rega etc.
    - Se ficar no sotão, muito quente se não for bem isolado (o sotão é área técnica, não deve ficar habitável)
    - Se ficar debaixo das escadas - muito apertado, pouco arejamento?

Algum outro sitio que aconselhem?
      Interiores 1.jpg
      r0W1VVl.jpg
  2.  # 2

Numa zona central da casa mas escadas parece bem. A ventilação não é grande problema para esse tipo equipamentos
  3.  # 3

Sinceramente não consigo perceber/imaginar o espaço livre que tenho por baixo das escadas (falta-me a visão de arquitecto) :)
  4.  # 4

Colocado por: diogopmsfalta-me a visão de arquitecto) :

Pergunte ao autor do proj. de arquitectura, então. Tem um coordenador de projectos para tirar estas mesmas duvidas conciliar com todas as especialidades e a arquitectura.
  5.  # 5

Boa noite

20 cabos de rede? É para as televisões e ligação cabo para computadores? Parecem muitos : )

Não esquecer que se quiser ter o modem no armário, tem de ter um cabo de rede da entrada da rede até ao armário (é obvio caro watson :) mas ás vezes a malta esquece...) . Se o ponto do bastidor não for um bom ponto de transmissão de sinal. Não esquecer de cablar para os repetidores wi-fi a espalhar pela casa. E esses repetidores convêm estarem ligados a um cabo de rede (é mais garantido) e estarem instalados de preferencia nos tetos. E claro que precisa de estar ventilado ! Se tiver muitos equipamentos é colocar uma ventoinha. È barato.
  6.  # 6

Colocado por: TomasLxBoa noite

20 cabos de rede? É para as televisões e ligação cabo para computadores? Parecem muitos : )

Não esquecer que se quiser ter o modem no armário, tem de ter um cabo de rede da entrada da rede até ao armário (é obvio caro watson :) mas ás vezes a malta esquece...) . Se o ponto do bastidor não for um bom ponto de transmissão de sinal. Não esquecer de cablar para os repetidores wi-fi a espalhar pela casa. E esses repetidores convêm estarem ligados a um cabo de rede (é mais garantido) e estarem instalados de preferencia nos tetos. E claro que precisa de estar ventilado ! Se tiver muitos equipamentos é colocar uma ventoinha. È barato.

Eu sou informático e trabalho de casa e tenho um mini bastidor com servidor. A ideia não usar o wifi da empresa que fornece internet mas sim alimentar Access point poe pela casa (vou deixar alguns pontos de rede no teto de algumas divisões)

Também tenho alguns tablets que irão ser alimentados por Poe e o video porteiro também é poe e cameras cctv também poe.

Perante isto acho que até 20 cabos de rede são poucos.

Em relação à ventilação é por baixo das escadas, mas a ideia é ter lá os switch poe modem da MEO e mais alguns aparelhos . Espero que uma ventoinha seja o suficiente. Qual seria a melhor maneira de ventilar o local ?

Cumprimentos
  7.  # 7

Colocado por: diogopmsEm relação à ventilação é por baixo das escadas, mas a ideia é ter lá os switch poe modem da MEO e mais alguns aparelhos . Espero que uma ventoinha seja o suficiente. Qual seria a melhor maneira de ventilar o local ?

Com switchs PoE convém ter boa ventilação. Tenho uma solução Unifi mais ou menos com a mesma dimensão e requisitos da que pretende e quer a DreamMachine quer os Switchs PoE andam sempre na casa dos 60ºC com boa ventilação.

Não precisa de ser ventilação activa, mas pelo menos umas grelhas em cima e em baixo para promover circulação por convecção.

Já tive um deste switchs numa área com uns 2m3 e o esse espaço ficava bem morninho. Era bom para por massa mãe do pão a fermentar :)
  8.  # 8

Que aparelhos é que estão a colocar para ceiling mount?

Eu tenho ubiquity mas sem dream machine não é muito configurável. Preferia os deco x50 põe.
  9.  # 9

Colocado por: TicMicQue aparelhos é que estão a colocar para ceiling mount?

Tenho AC Pros e AC Lites. (mas estão wall mounted)

Uma alternativa é usar os InWall montados na caixa de parede em vez da tomada RJ45. Fica com um AP local nessa divisão e continua a ter tomada Rj45 com PoE Pass Through para um switch de mesa por exemplo.

Não é necessário recorrer à DM, uma Cloud Key é mais que suficiente. Antes da DM usei uma Cloud Key de 1ª Geração em conjunto com a Gateway USG (e claro um switch PoE).
  10.  # 10

Mas isso de cloudkeys é para quem percebe da coisa. Eu gosto mais de serem user friendly como os Deco.

Os ubiquity na casa dos meus pais estão na parede também
  11.  # 11

A ideia é ter neste espaço um mini bastidor rack 19
    - Switch Poe para 4/5 cameras
    - Switch Poe para 3 Ap (wireless unifi)
    - Os cabos cat6 (15 cabos) para toda a casa (sem poe) para alimentar os pc, box etc
    - Router MEO
    - Router board para Pfsense (ligado ao router da operadora)
    - Cabos coaxiais para toda a casa
    - Swtich Poe para videoporteiro com 2 portões
    - UPS para backup caso a energia falhe

12.  # 12

Pode usar um switch POE para todas essas saídas, se for de 24 fica servido e com folga, falta 1 rack com bloco de tomadas.

no meu caso o projeto prevê que a rede de fora vem direta ao bastidor e dai distribui sinal rede, coaxial e os POEs para CCTV e APs.
  13.  # 13

Colocado por: diogopmsA ideia é ter neste espaço um mini bastidor rack 19
    - Switch Poe para 4/5 cameras
    - Switch Poe para 3 Ap (wireless unifi)
    - Os cabos cat6 (15 cabos) para toda a casa (sem poe) para alimentar os pc, box etc
    - Router MEO
    - Router board para Pfsense (ligado ao router da operadora)
    - Cabos coaxiais para toda a casa
    - Swtich Poe para videoporteiro com 2 portões
    - UPS para backup caso a energia falhe

Também vou colocar um bastidor na minha, o projetista colocou um bastidor de 22U, não se esqueça de contar além dos equipamentos já referidos com os paineis obrigatórios do ITED, deixo imagem do meu, que além do que tem na imagem vai ter o Dream Machine, Switch POE, Mais um painel UTP, UPS, e pelo menos 1/2 prateleiras para NAS e router da operadora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenfilipelopes1996
      Captura de ecrã 2023-06-01 144800.png
  14.  # 14

Não se esqueça também de prever as ligações a caixa de terras e a saída para a antena que pode não colocar mas acho que tem de deixar instalação feita
  15.  # 15

Colocado por: tiagodiaf

Também vou colocar um bastidor na minha, o projetista colocou um bastidor de 22U, não se esqueça de contar além dos equipamentos já referidos com os paineis obrigatórios do ITED, deixo imagem do meu, que além do que tem na imagem vai ter o Dream Machine, Switch POE, Mais um painel UTP, UPS, e pelo menos 1/2 prateleiras para NAS e router da operadora

Colocado por: tiagodiaf

Neste bastidor vai deixar pre-instalação de alarme com fios , ou cabos de tv ou câmeras de vigilância ?
  16.  # 16

Colocado por: diogopmsNeste bastidor vai deixar pre-instalação de alarme com fios , ou cabos de tv ou câmeras de vigilância ?
    sim câmaras Põe, a parte do alarme vou ter sensores de presença e abertura de portas e janelas mas isso vai estar na domotica KNX, mas vou ter um servidor no bastidor com home assistant, node red, etc

Os cabos de TV (coaxiais) estão previstos no projeto ited e como está na imagem tem de ter lá o painel de coaxiais
  17.  # 17

Colocado por: tiagodiafsim câmaras Põe, a parte do alarme vou ter sensores de presença e abertura de portas e janelas mas isso vai estar na domotica KNX, mas vou ter um servidor no bastidor com home assistant, node red, etc

Os cabos de TV (coaxiais) estão previstos no projeto ited e como está na imagem tem de ter lá o painel de coaxiais

Também quero ter espaço para ter um servidor com homeassistant e um nas synology
  18.  # 18

Colocado por: tiagodiafsim câmaras Põe, a parte do alarme vou ter sensores de presença e abertura de portas e janelas mas isso vai estar na domotica KNX, mas vou ter um servidor no bastidor com home assistant, node red, etc

Também tive a investigar o sistema KNX e sinceramente ainda não sei o que vou meter para sensores de alarme (o controlador) mas a ideia era usar Shelly Pro para luzes de jardim e conseguir controlar com o Homeassistant.

Qual é a razão de meteres o sistema de segurança em KNX comparado por exemplo com o popular konnected.io que é baseado em esp32 suporta todo o tipo de sensores e deve ser bem mais barato.
  19.  # 19

Na minha opinião o KNX é aquela tranquilidade e valoriza uma casa, caso no futuro haja uma venda.

No meu caso, geek assumido, irei utilizar um conjunto de hardware como arduino e ESP32, faz tudo em que o cérebro é um cluster proxmox de 3 nós com um homeassistant (entre outros serviços mas não IoT).

BTW, isso do rack, para quem quer gadgets, é importante. Pensem também num circuito independente ao nível de eletricidade, que vos ligará a UPS. Eu cá já projetei as coisas, são tantos "pintelhos" mas grande parte já cá referiram.
  20.  # 20

Colocado por: diogopmsQual é a razão de meteres o sistema de segurança em KNX comparado por exemplo com o popular konnected.io
    a escolha do knx é pela sua fiabilidade e como vou já colocar os sensores para outras coisas aproveito para segurança.
    O konnect.io não conheço.

0.0224 seg. NEW