Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Há algum tempo participei no fórum expondo algumas dúvidas sobre a reconstrução de um imóvel em Vila Nova de Gaia....

Infelizmente ainda não decidi que pretendo fazer e também aguardo agendamento técnico da CM para ter melhores esclarecimentos...

Entretanto pensando que exista mais conhecimento por este fórum sobre o assunto lembrei me de perguntar o seguinte.

-É possível transformar um casa geminada numa casa isolada? Apresentando um projecto de alteração/ampliação?
    -Quais os requsitos em que a CM se baseia para uma casa ser geminada ou isolada? Existe largura do terreno mínima para uma casa isolada?

-Como é que alguêm é capaz de definir essa obrigatoriadade de ser uma coisa ou outra num local onde não existe loteamento é que na rua existem mistura entre moradias com diferentes alinhamentos algumas geminadas e outras isoladas.

O imóvel que tenho é uma casa de 1937 isenta de LU inserida num terreno de sensivelmente 900m2 e com largura total de frente rua de 14m, adjacente ao lado esquerdo uma moradia geminada e do lado direito um terreno praticamente igual ao meu imóvel que já fez parte do mesmo mas devido a partilhas foi divido.

Anexo fotos para melhor compreender a minha questão. O imóvel segundo PDM encontra-se numa zona "Área Urbanizada Consolidada de Tipologia Moradia".

Desde já o meu muito obrigado pela ajuda que possam vir a prestar.
  2.  # 2

Colocado por: SeGary-É possível transformar um casa geminada numa casa isolada? Apresentando um projecto de alteração/ampliação?
    se está geminada e quer tornar isolada tem de demolir uma parte da casa

Colocado por: SeGary-Quais os requsitos em que a CM se baseia para uma casa ser geminada ou isolada?
    estar encostada à casa do vizinho ou não.

Colocado por: SeGaryExiste largura do terreno mínima para uma casa isolada?
    tem de ver nos regulamentos quais os afastamentos exigidos (3m?) e ver se sobra espaço para a casa (14-6=8m)

Colocado por: SeGary-Como é que alguêm é capaz de definir essa obrigatoriadade de ser uma coisa ou outra
    lendo os regulamentos municipais.

quando estiver na reunião técnica na GAIURB ponha as perguntas também ao técnico. Aliás, vá compilando uma lista de perguntas para lhe fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  3.  # 3

Voce se calhar em vez de Geminada, quer dizer em Banda?

Pretendendo afastar a casa do vizinho terá de proceder a demolção.
    Sendo o imovel anterior a 1937, talvez a parede entre o seu imovel e o do vizinho seja meeiro, portanto comum.

De qualquer das formas não sei para que se anda a preocupar muito com isso e com tanta antecedência. Seleccione um arquiteto/ gabinete de projectos e com este, percorra o percurso natural da elaboração de um projecto. Com eles vê o que é ou não possivel fazer e pronto.
  4.  # 4

Não se recomenda tentar perceber os critérios de urbanização da Gaiaurb.
    Tá visto que o sol quando nasce não é para todos.
    É o tal do "mito".
    Concordam com este comentário: SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SeGary
  5.  # 5

Colocado por: AnibalventuraNão se recomenda tentar perceber os critérios de urbanização da Gaiaurb.
    Tá visto que o sol quando nasce não é para todos.
    É o tal do "mito".
    Concordam com este comentário:SeGary
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SeGary

Infelizmente é só ligar a TV para perceber como é que o sol nasce para alguns. Enfim vou lá na próxima sexta a ver o que me dizem, que tenho um caso difícil em mãos. Obrigado pelas opiniões prestadas até agora.

0.0101 seg. NEW