Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou em fase de contratação de uma moradia uni-familiar na zona centro.
    Foi projectado pelo Eng. e orçamentado pelo empreiteiro a aplicação de bloco térmico proETICS da artebel e posteriormente EPS de 60mm.

    O empreiteiro falou-me no bloco térmico Termisobel que apresenta melhor coeficiente de transmissão térmica face ao proETCS.

    O preço é um pouco superior, mas estou disposto a pagar pois acho que a nível térmico irá tornar a moradia mais eficiente.

    A minha única hesitação prende-se com o peso do novo bloco. O ProETICS pesa 14,5kg e o Termisobel pesa 18,7kg. Portanto são 4kg a mais por bloco.

    Este peso extra não foi contemplado em projecto e a estrutura da casa já se encontra concluída.

    O Eng. diz que o peso extra não tem problema.

    A minha questão é saber se este peso extra dos blocos Termisobel tem influência na estabilidade da casa ou se normalmente esta questão nem se coloca quando à este tipo de alteração em obra.
    O aumento de 4kg por bloco é significativo?
    Eu penso da seguinte forma, se o Rés-do-chão levar 1000 blocos e o 1° andar outros 1000 blocos o peso exta será de 8000kg face ao inicialmente considerado no projecto.

    Alguém tem experiência com estes 2 blocos? O Termisobel é de facto uma mais valia para o aumento da eficiência energética da casa face ao proETCS?

    Os melhores cumprimentos
  2.  # 2

    Ola

    As cargas que vai aumentar são quase irrisórios face ao peso total que a casa irá ter, por aí pode escolher à vontade.

    O Termisobel é realmente a melhor solução, se e apenas se quando colocarem a massa não a colocarem do exterior ao interior. Se o fizerem a parte térmica do bloco é perdida.

    Friso mais uma vez que é o mais importante e nenhum construtor o faz...... a massa de união dos blocos tem de ser em duas fiadas para criar descontinuidade.

    Faça outro pedido ao construtor, que o bloco saia fora dos pilares (pelo exterior) em pelo menos 2 cm. Depois o isolamento dos pilares e vigas terá mais 2cm fazendo com que tenha uma parede termica homogénea.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Rodrigues
  3.  # 3

    Boa tarde Na_mouch,

    Obrigado pelos seus esclarecimentos e conselhos valiosos na execução.
    Vou referir esses pormenores com o empreiteiro.

    Algo que me deixa intrigado é que face ao peso do bloco os cálculos da estabilidade teríam de ser feitos considerando já o peso deste bloco Termisobel?
    Mas se for necessário aumentar o ferro da laje (ou placa), pilares e estrutura para suportar este bloco mais pesado vai encarecer a obra no seu todo.
    Eu não sou desta área mas parece-me estranho desenvolverem um bloco tão pesado com quase 19kg ( 4 a 5 kg mais pesado que a concorrência) para depois se ter que reforçar toda a estrutura para aguentar o excesso na alvenaria.
    Até porque a alvenaria não é para suportar peso na estrutura, é apenas para encher entre os pilares e impermiabilizar.

    Espero não ter dito nenhuma asneira.

    Os melhores cumprimentos
  4.  # 4

    Preço por preço. Meta 8cm de etics. E mantenha o bloco de 25cm.
    Recomendo a execução de um reboco sarrafado em toda a envolvente exterior para substrato do etics, assim como melhora a performance da alvenaria, em termos de resistência e Acústicamente.
    Concordam com este comentário: gil.alves, rpmmsantos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasPreço por preço. Meta 8cm de etics. E mantenha o bloco de 25cm.
    Recomendo a execução de um reboco sarrafado em toda a envolvente exterior para substrato do etics, assim como melhora a performance da alvenaria, em termos de resistência e Acústicamente.
    Concordam com este comentário:gil.alves


    Boa tarde Pedro Barradas,

    Ambos os blocos (ProETICS e Termisobel) em questão são de 25.
    Eu não perguntei ao empreiteito qual o preço extra se aumentar o EPS de 60 para 80mm.

    A substituição do bloco térmico de ProETICS para Termisobel é de 1300€ mais IVA.
    Tenho a ideia que se aumentar o EPS de 60mm para 80mm o valor a pagar é bem superior.

    Seja como for posso perguntar, é uma solução válida. Não sei qual o incremento do coeficiente térmico nesses 2 cm extra e se iguala o incremento aplicado o bloco Termisobel.

    Obrigado pela sugestão.

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Em para ficar equivalente teria de passar para capoto de 10cm

    Passar de bloco termico ProETICS para Termisobel reduz a necessidade de 4cm ao capoto daí ter dito acima que o bloco devera sair para fora dos pilares. Se meter este bloco coloca capoto de 2 na casa toda, mas nos pilares e vigas coloca 4. Terá uma casa altamente isolada.

    Se estiver a pensar em colocar a casa em pladur coloca 5cm lá de rocha pelo interior e pode dispensar o capoto. Para mim é (de longe) a melhor solução de todas.
  7.  # 7

    É superior e fica melhor serviço. São cerca de 2eur + m2 M2 capoto
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoÉ superior e fica melhor serviço. São cerca de 2eur + m2 M2 capoto


    Refere-se a colocar o bloco térmico Termisobel mais 2cm de capoto?
  9.  # 9

    Colocado por: Na_mouchEm para ficar equivalente teria de passar para capoto de 10cm

    Passar de bloco termico ProETICS para Termisobel reduz a necessidade de 4cm ao capoto daí ter dito acima que o bloco devera sair para fora dos pilares. Se meter este bloco coloca capoto de 2 na casa toda, mas nos pilares e vigas coloca 4. Terá uma casa altamente isolada.

    Se estiver a pensar em colocar a casa em pladur coloca 5cm lá de rocha pelo interior e pode dispensar o capoto. Para mim é (de longe) a melhor solução de todas.


    Eu não quero agora alterar aquilo que foi projectado e orçamentado de forma radical.
    O empreiteiro colocou a questão do bloco Termisobel agora que vai fazer a encomenda dos blocos termicos.
    Enviou-me as 2 fichas técnicas dos 2 blocos e a diferença de preço. Eu sempre demonstrei vontade em fazer a casa de forma a ter uma boa eficiência energética nomeadamente térmica. Foi algo que referi várias vezes e para além do bloco térmico e capoto vão ser tomadas mais medidas de isolamento térmico entre a caixa de ar e o piso Rés-do-chão e no telhado.

    A minha decisão é colocar o bloco térmico de 25 BTI (Termisobel) em vez do 25 BTE ProETICS.

    O capoto de 60mm da Weber está no projecto de especialidade e foi orçamentado e vou meter.

    A minha única questão reside no peso do bloco Termisobel que é 4kg por unidade mais pesado do que o ProETICS considerado no projecto de estabilidade.
    Não sei ao certo quantos blocos irá levar casa no seu todo mas esta tem 256m² de área habitacional (2 pisos) e parece-me que vai levar bastante bloco.
    Quando olho as fachadas laterais bem cumpridas que vão ser preenchidas de blocos, fico a pensar se todo esse peso extra pode ser prejudicial a médio longo prazo na estrutura.

    A casa está a ser construída e executada de acordo com o projecto e o ferro projectado está realmente a ser colocado na obra. Tem uma laje maciça no 1° andar e no 2° andar é uma junção de placa com laje.

    A minha única dúvida (insegurança) é colocar este bloco Termisobel mais pesado e se este de certa fora pode colocar demasiado peso na estrutura e que possa trazer problemas no futuro.

    Tirando esta insegurança por mim é meter o bloco Termisobel e ter um isolamento ainda melhor que me possibilita gastar menos energia para aquecimento e arrefecimento ao longo do tempo que vamos habitar na casa.
    Ou seja, ter o máximo conforto com o menor custo energético possível.

    A minha questão é, posso meter os blocos Termisobel com 4kg por unidade e não à problemas estruturais?

    Sei que no fórum estão pessoas da área da construção com conhecimento e formação. De certo que têm problemas semelhantes no seu dia a dia e me podem aconselhar no sentido de que este peso extra não é aconselhável ou pelo contrário não faz diferença.

    Cumprimentos a todos
  10.  # 10

    Se quiser mesmo o melhor é tijolo térmico
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Caro Ricardo,

    O bloco também tem capacidade de carga.

    Existem muitas casas dos anos 70/80 que nem pilares colocavam, o suporte eram os blocos/tijolos. Faziam uma cinta em baixo e outra em cima. Essas casas continuam de pé e a custar boas massas....

    Esses blocos da Termisobel ainda têm mais capacidade de suportes de carga que o ProETICS.

    Não tenha receio algum com isso das cargas porque mesmo neste aspeto fica melhor servido com o da Termisobel.

    Claro que se falar com o Eng. que lhe fez os cálculos estruturaris ele lhe vai deixar mais descansado.

    Mas não tenha problemas em colocar o melhor
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoSe quiser mesmo o melhor é tijolo térmico


    Pode dizer-me as opções de Tijolo térmico que seriam melhores que o bloco térmico Termisobel de 25?
    Qual o produtor e modelo?
    Qual o coeficiente térmico?
    E porque acha o tijolo termico melhor que o bloco térmico?
  13.  # 13

    Colocado por: Na_mouchCaro Ricardo,

    O bloco também tem capacidade de carga.

    Existem muitas casas dos anos 70/80 que nem pilares colocavam, o suporte eram os blocos/tijolos. Faziam uma cinta em baixo e outra em cima. Essas casas continuam de pé e a custar boas massas....

    Esses blocos da Termisobel ainda têm mais capacidade de suportes de carga que o ProETICS.

    Não tenha receio algum com isso das cargas porque mesmo neste aspeto fica melhor servido com o da Termisobel.

    Claro que se falar com o Eng. que lhe fez os cálculos estruturaris ele lhe vai deixar mais descansado.

    Mas não tenha problemas em colocar o melhor


    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Eu já falei com o Eng. e ele disse que não há problema. Mas ele também disse que se tivesse considerado esse bloco Termisobel com o seu peso extra durante a fase de projecto que provavelmente tería dimensionamento um pouco acima. Foi aí que fiquei a pensar :-)

    Em relação ao suporte de carga que referiu pelos próprios blocos. A estrutura da casa já está feita (pilares, laje, placas e telhado). Agora com aplicação dos blocos entre os pilares do chão ao tecto e no 1° andar como é que estes vão encaixar de forma a suster carga?
    Eu acho que vão ser aplicados fiada a fiada e na última fiada haverá um espaço (gap) entre essa última fiada e a placa ou laje, logo não vejo como os blocos vão suportar alguma carga da estrutura.
    Mesmo que metam massa ou argamassa entre a última fiada e a laje.

    Espero ter-me explicado bem -:)

    Cumprimentos
  14.  # 14

    Depois de aplicado fiada a fiada, a parte de cima da última fiada também será preenchida com massa, senão ficaria uma frincha.

    Esteja seguro a 100%, a sua casa ficará bem segura e termicamente melhor do que com o outro bloco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Rodrigues
  15.  # 15

    Sabem indicar preços atuais para o bloco térmico proetics de 25?
  16.  # 16

    Colocado por: rpmmsantosSabem indicar preços atuais para o bloco térmico proetics de 25?


    Não sei o preço do bloco, no meu caso foi orçamentado pelo empreiteiro.
    Mas se contactar um fornecedor de certo eles lhe dizem o preço.

    Cumprimentos
  17.  # 17

    Se a sua casa tiver um bom controlo dos ganhos solares: maiores vãos a sul com sombreamento e pouca área envidraçada nos restantes quadrantes, acho uma boa ideia ter muita inércia térmica (blocos ou tijolos térmicos).
    Se não for o caso, acho um total tiro no pé.
  18.  # 18

    Já considerou o Tijolo Térmico da Perceram, o PRO25? Agora já vem com 25cm, pelo que em termos de alinhamento é igual aos blocos.
  19.  # 19

    Colocado por: jpedrocarvalhoJá considerou o Tijolo Térmico da Perceram, o PRO25? Agora já vem com 25cm, pelo que em termos de alinhamento é igual aos blocos.


    Sim considerei e estive a ver a documentação. No entanto o tijolo apresenta uma resistência térmica de 1,07 m² K/W.
    Convertendo o valor da resistência térmica para o coeficiente de transmissão térmica fica no valor de 0,934 W/m²°C.

    O bloco Termisobel apresenta um coeficiente de 0,67 W/m²°C. Bem melhor que o tijolo PRO25.

    O bloco térmico ProETICS apresenta um valor de 0,93 W/m²°C logo é o mesmo que o do tijolo da PRO25.

    Ou altero para um melhor ou então deixo como está.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  20.  # 20

    Colocado por: M. Rodrigues

    Sim considerei e estive a ver a documentação. No entanto o tijolo apresenta uma resistência térmica de 1,07 m² K/W.
    Convertendo o valor da resistência térmica para o coeficiente de transmissão térmica fica no valor de 0,934 W/m²°C.

    O bloco Termisobel apresenta um coeficiente de 0,67 W/m²°C. Bem melhor que o tijolo PRO25.

    O bloco térmico ProETICS apresenta um valor de 0,93 W/m²°C logo é o mesmo que o do tijolo da PRO25.

    Ou altero para um melhor ou então deixo como está.
    Concordam com este comentário:Na_mouch


    Certo. Vai depender sempre daquilo a que dá importância. O meu projeto também está com ProETICS, mas em princípio vou mudar. A sua análise parece ser apenas na componente térmica, eu estou a pesar também outros inputs que vou lendo no forum. Até porque o ganho térmico vem quase todo do EPS e não do bloco/tijolo em si.

    O que considerei foi:

    - Número camaras. O ProETICS tem só 3 camaras, e já estou a imaginar ficar quase sem bloco quando for para abrir roços (assim apenas considerei blocos como o Termisobel, Zenith, etc, com mais camaras)
    - Acustica, o Termisobel/ProEtics anunciam 47dB e o Perceram 50db (provavelmente diferença impercetível)
    - Relatos aqui do forum de dificuldade de fixação mecânica em blocos com leca

    Falta aqui a componente do preço, que ainda estou à espera de receber. Talvez ajude a desempatar :)
 
0.0244 seg. NEW