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  1.  # 1

    Colocado por: jpedrocarvalho

    Certo. Vai depender sempre daquilo a que dá importância. O meu projeto também está com ProETICS, mas em princípio vou mudar. A sua análise parece ser apenas na componente térmica, eu estou a pesar também outros inputs que vou lendo no forum. Até porque o ganho térmico vem quase todo do EPS e não do bloco/tijolo em si.

    O que considerei foi:

    - Número camaras. O ProETICS tem só 3 camaras, e já estou a imaginar ficar quase sem bloco quando for para abrir roços (assim apenas considerei blocos como o Termisobel, Zenith, etc, com mais camaras)
    - Acustica, o Termisobel/ProEtics anunciam 47dB e o Perceram 50db (provavelmente diferença impercetível)
    - Relatos aqui do forum de dificuldade de fixação mecânica em blocos com leca

    Falta aqui a componente do preço, que ainda estou à espera de receber. Talvez ajude a desempatar :)



    Eu já me decidi pelo Termisobel (BTI).
    A componente térmica é para mim muito importante pois se comparar-mos com outros blocos térmicos ou mesmo um bom tijolo térmico, estes apresentam valores de coeficiente de transmissão térmica acima de 1 W/m²°C.

    O Termisobel apresenta um valor de 0,67 W/m²°C. Isto é muito relevante.

    Outras valências do bloco são a estabilidade mecânica, inercia térmica mais elevada entre outras. A questão dos roços também considerei desde início mas como eram um dado adequirido e a minha dúvida se prendia com o peso elevado eu acabei por referir apenas aquilo que me interessava nesse momento.

    Em relação à sua afirmação acerca de o ganho térmico vir todo do EPS, eu acho que não é bem assim. Se fosse assim bastava usar uma parede de tijolo de 15 e depois o EPS e depois vamos analisar a performance térmica da parede no seu todo (creio que não sería grande coisa).

    O Bloco térmico é a meu ver muito importante não só pelo bom coeficiente térmico mas também pela inércia térmica evitado oscilações bruscas de temperatura na casa e porque reduz pontes termicas.
  2.  # 2

    Então está decidido, mal não fica de certeza.

    Quando à questão do EPS olhe para o seu projeto de térmica. Os cálculos do meu mostram:

    Coeficiente de condutibilidade térmica
    ProETICS = 0.800 W/(m·°C)
    EPS 150 6mm = 0.034 W/(m·°C)

    Isto para um cálculo final de U = 0.350 W/(m²·°C). Parece-me claramente que termicamente é o EPS que conta. Tem um coeficiente de condutibilidade 24x inferior.

    A parte da inércia deve ter razão devido a terem mais massa volúmica.
  3.  # 3

    Rodrigues,

    Esse bloco corresponde ao isolamento com 6cm de capoto, mas só se tiverem o cuidado de fazerem as juntas como ditam as regras.

    Se tem na parede o equivalente a 6cm de capoto, no pilar de 25cm tem o equivalente a 0,5cm de capoto.

    A ideia é puxar o bloco uns cm para fora dos pilares/vigas para ter uma equivalencia térmica em toda a parede sem ter de criar muita espessura no capoto apenas por os pilares serem a ponte térmica da parede.

    Se puxar esse bloco 3cm para fora pode colocar capoto de 8cm nas vigas e pilare e no resto da parede 5cm.

    É só uma ideia....
    • smart
    • 23 maio 2023 editado

     # 4

    Hum
    Peça na artebel, o empréstimo da box para aplicar a argamassa.
    Paga uma caução e qd devolver, obtém o que pagou.
    Tem a largura do bloco com uma caixa para pôr a argamassa e a medida que percorre a fiada do bloco, a argamassa fica logo espalhada.
    Bem mais rápido, limpo, sem necessidade de andar com réguas no centro do bloco.
    Na minha casa utilizei os

    https://youtu.be/GExpMhYRibw
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  4.  # 5

    Colocado por: smartHum
    Peça na artebel, o empréstimo da box para aplicar a argamassa.
    Paga uma caução e qd devolver, obtém o que pagou.
    Tem a largura do bloco com uma caixa para pôr a argamassa e a medida que percorre a fiada do bloco, a argamassa fica logo espalhada.
    Bem mais rápido, limpo, sem necessidade de andar com réguas no centro do bloco.
    Na minha casa utilizei os

    https://youtu.be/GExpMhYRibw
    Concordam com este comentário:Na_mouch


    Sim eu tenho conhecimento dessa box ou utensílio. Já comuniquei ao empreiteiro.
  5.  # 6

    Colocado por: Na_mouchRodrigues,

    Esse bloco corresponde ao isolamento com 6cm de capoto, mas só se tiverem o cuidado de fazerem as juntas como ditam as regras.

    Se tem na parede o equivalente a 6cm de capoto, no pilar de 25cm tem o equivalente a 0,5cm de capoto.

    A ideia é puxar o bloco uns cm para fora dos pilares/vigas para ter uma equivalencia térmica em toda a parede sem ter de criar muita espessura no capoto apenas por os pilares serem a ponte térmica da parede.

    Se puxar esse bloco 3cm para fora pode colocar capoto de 8cm nas vigas e pilare e no resto da parede 5cm.

    É só uma ideia....


    Parece-me uma boa ideia, no entanto ficou defenido aplicar os 6cm por toda a estrutura e vamos fazer desta forma. Mas eu entendo que a sua ideia faz sentido.

    A casa será rebocada por todo antes de ser aplicado o EPS.
    Também há a questão de o EPS durar talvez uns 20 a 25 anos (espero que dure bem mais :-)).
    No entanto a vida deste material é curto face à durabilidade da casa o que significa que terá de ser removido e outro material irá ser aplicado.
    Daqui a 25 anos existirão conserteza outros materiais, provavelmente melhores e com mais durabilidade. Talvez haja algum tipo de massa que faça já o mesmo que o EPS nos dias de hoje.
    Seja como for, ter a parede exterior regularizada sem desníveis de 2cm também nesse aspecto será bom.

    Não existem coisas ideiais (como dizia um professor de física, todos os sistemas tendem para a sua desintegração), neste caso revestimento/isolamento ideais. Penso que com este bloco rebocado (1,5 - 2cm) e com o EPS de 6cm por toda a casa já fico bem.
    Vou ter de gastar na caixilharia e vidro térmico (talvez até vidro triplo nas janelas a norte) para ter um bom coeficiente de transmissão térmica nas janelas.

    É tudo a somar -;(

    Vamos ver o que é possível pagar. Os preços estão inflacionados e fora da realidade do nosso país. É a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  6.  # 7

    Colocado por: M. RodriguesOs preços estão inflacionados e fora da realidade do nosso país

    Se as coisas fossem produzidas em Portugal… salários baixos, preços baixos (em teoria). Não são…

    Quanto a ir para Vidro Triplo depende. Não é por 2 ou 3 vãos a Norte que a casa perderá significativamente.
    Agora tenha é cuidado com os Sul/Poente e sombreamento. Terá mais problemas em manter a casa fresca (de forma passiva) do que a aquece-la muito provavelmente.
    Aí talvez valha a pena dependendo dos sombreamentos também. Mais que uma solução “avulso” triplo ou duplo a instalação é fulcral! Não descure…

    Abr.


    edit.
    Quanto a bloco/pilar mais pra frente ou pra trás não invente.
    Bloco de 25, pilar de 25. Alinhe tudo. Barramento por todo. Isolamento por todo seguido.
    Janelas instaladas com pré-aro na camada de isolamento ou em túnel à face exterior e siga! Fica com uma solução simples de executar e com riscos muito baixos a longo prazo!
    Abr!
    Concordam com este comentário: M. Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Rodrigues
  7.  # 8

    Colocado por: gil.alves
    Se as coisas fossem produzidas em Portugal… salários baixos, preços baixos (em teoria). Não são…

    Quanto a ir para Vidro Triplo depende. Não é por 2 ou 3 vãos a Norte que a casa perderá significativamente.
    Agora tenha é cuidado com os Sul/Poente e sombreamento. Terá mais problemas em manter a casa fresca (de forma passiva) do que a aquece-la muito provavelmente.
    Aí talvez valha a pena dependendo dos sombreamentos também. Mais que uma solução “avulso” triplo ou duplo a instalação é fulcral! Não descure…

    Abr.


    edit.
    Quanto a bloco/pilar mais pra frente ou pra trás não invente.
    Bloco de 25, pilar de 25. Alinhe tudo. Barramento por todo. Isolamento por todo seguido.
    Janelas instaladas com pré-aro na camada de isolamento ou em túnel à face exterior e siga! Fica com uma solução simples de executar e com riscos muito baixos a longo prazo!
    Abr!


    E quem instalar assim, e queira estores, para que lado corre o estore e o acesso é pelo interior ou exterior?
  8.  # 9

    Colocado por: marcocarE quem instalar assim, e queira estores, para que lado corre o estore e o acesso é pelo interior ou exterior?

    Se não gostar de exreriores

    Instala a janela em túnel com menor isolamento na zona de montagem e instala assim.
  9.  # 10

    Colocado por: gil.alves
    Se não gostar de exreriores

    Instala a janela em túnel com menor isolamento na zona de montagem e instala assim.


    Ola bom dia.

    O que significa instalar a janela em "túnel"?

    Cumprimentos.
  10.  # 11

    Colocado por: cesarcarvalhoO que significa instalar a janela em "túnel"?
    dentro da zona estrutural à face interior ou exterior consoante o gosto.
 
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