Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola viva boa tarde,

    Eu recebi o meu plano de arquitetura e estrutura, e tenho uma duvida em relação ao pé direito mínimo.
    Desde o inicio do projeto que pedi com suporte de VMC, mas depois de analisar o projeto, tenho duvidas da altura mínima.

    A placa tem 30 cm e o pé direito é de 2.6 m. É possível colocar VMC? Se não, é possível mudar em obra (aumentar altura da casa)?

    Muito obrigado
      aaaaa.JPG
  2.  # 2

    Acho pouco pois no meu caso tinha 2,77-2,80m de pé direito e os repartidores (plenum) da VMC têm quase 23cm mais a placa de pladur fiquei com 2,57cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  3.  # 3

    piso a piso 2.9 ?? hoje em dia é algo esquisito, pois a maioria das construções tem teto falso.
    por outro lado ainda 30 cm de laje total é pouco considerando pelo menos 10 cm para enchimentos fica com uma laje de 20 o que pode não ser muito dependendo do sistema estrutural.
    reveja isso e tambem peça para as portas terem pelo menos 2.10 de altura livre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  4.  # 4

    2.90 piso a piso de pronto é muito pouco para isso tudo! Precisa de mais 15cm para ter folga a vontade.. atenção que 15cm significa mais 1 degrau mas escadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  5.  # 5

    Muito obrigado pelas respostas. Mesmo depois da submissão do projeto de arquitetura, esta correção ainda pode ser feita?
  6.  # 6

    Muito obrigado pelas respostas. Mesmo depois da submissão do projeto de arquitetura, esta correção ainda pode ser feita?
  7.  # 7

    Claro que é possivel, mas a forma de o fazer pode variar um pouco consoante a camara e o processo em si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  8.  # 8

    A mim foi me dito que eram precisos 120mm de teto falso para passar tubos de vmc, tubos de 100mm mas nas uniões 120mm
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  9.  # 9

    Eu reparei nesse pormenor quando já estavam a acabar a laje térrea. Falei com o engenheiro (nada alterou) e pedi ao empreiteiro para adicionar uma fiada extra de blocos à altura da casa. Ficou resolvido. Hoje, após a subida do chão, já me arrependi em não ter dito 2 fiadas. Mas ficou resolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
    • SrR
    • 21 maio 2023

     # 10

    Colocado por: DR1982A mim foi me dito que eram precisos 120mm de teto falso para passar tubos de vmc, tubos de 100mm mas nas uniões 120mm
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro737
    e se os tubos cruzarem?
  10.  # 11

    Quando as vigas mestras não estão totalmente embutidas na lage, tem-se de contar com mais 10cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  11.  # 12

    Eu fiz pe direito com 285cm.
    285-10(viga) - 10(vmc) - 5 (la-rocha) - 3 (perfiz metalicos) - 1,2 (pladur) = 255,8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  12.  # 13

    Colocado por: SrRe se os tubos cruzarem?
    não faça perguntas difíceis, foi o que me pediram como mínimo
  13.  # 14

    Colocado por: SrRe se os tubos cruzarem?

    Significa que o autor da arquitetura, o autor da estabilidade e principalmente o coordenador do projeto não tiveram em conta a necessidade de acautelar a existência de uma VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  14.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Significa que o autor da arquitetura, o autor da estabilidade e principalmente o coordenador do projeto não tiveram em conta a necessidade de acautelar a existência de uma VMC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro737


    E cabe ao dono da obra andar a fazer contas...
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro737E cabe ao dono da obra andar a fazer contas...

    Não!
    Para isso está a pagar ao um técnico que tem a responsabilidade de fazer a coordenação dos projetos.
    Cabe sim ao DO dentro das suas competências, ir verificando se o coordenador do projeto está efetivamente a fazer o trabalho para que foi pago.
    Caso consiga detetar que não o está a fazer, deve exigir que esse serviço seja feito.
    Caso apenas detete que o serviços não foi feito já em fase de obra, deve pedir que seja indemnizado pelos danos ou prejuízos. ~

    Neste caso em concreto
    Colocado por: Pedro737Desde o inicio do projeto que pedi com suporte de VMC, mas depois de analisar o projeto, tenho duvidas da altura mínima.

    É evidente que nem o técnico da arquitetura nem o técnico da estabilidadde nem o coordenador do projeto tiveram em conta uma das exigências do DO.
    Neste momento, provavelmente é necessário uma alteração aos projetos. Isto tem custos.
    Custos diretos e custos indiretos
    Estes custos devem ser imputados e assumidos pelo menos pelo coordenador de projeto
  16.  # 17

    E se a vmc apareceu a meios da obra? É fazer contas de somar que não é difícil.. subir a casa se for isolada 30cm não deve haver problema.. excepto se a câmara exigir verificação de cotas e mandar lá o topógrafo
    • SrR
    • 21 maio 2023

     # 18

    Ou usam tubagem oval por ex
  17.  # 19

    Colocado por: Na_mouchQuando as vigas mestras não estão totalmente embutidas na lage, tem-se de contar com mais 10cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro737
    10 ou mais, facilmente as vigas andam mais baixas 20/25cms, parte se a viga e passa o tubo no meio :)
    • JRMO
    • 24 janeiro 2024

     # 20

    Vou aproveitar este tópico para discutir se 3m é acertado para este efeito. Já tive um construtor a dizer que era exagerado, que podia passar a VMC pela placa (furar!) e baixar o pé direito...
 
0.0228 seg. NEW