Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 25 janeiro 2024 editado

     # 1

    É pah voces sao chatos, vai o electrista passa negativos com 40mm ou o que seja vai o tubo da vmc a cruzar ja fica a razar, e em projecto dasse logo folga para estas coisas, e 10cm é livres ou tem k contar com ferralhas e placa?
  1.  # 2

    Colocado por: zedasilva
    Se tiver que cruzar tubagens é porque o projeto foi mal pensado
    Se os DO soubessem o que custa o dinheiro não compravam projetos avulso.
    Um projeto é uma coisa única, não uma mão cheias de pequenos projetos que nada tem a ver uns com os outros.
    Para que isso não aconteça é que é obrigatório existir um técnico que assume a coordenação de projeto.

    Projetos para que? Quantas vezes ouviu por aqui dizer que os técnicos que projetam nada da poda, e que se deve deixar o instalador fazer como quer já que é ele que vai dar o corpo as balas?
  2.  # 3

    Colocado por: DR1982
    Projetos para que? Quantas vezes ouviu por aqui dizer que os técnicos que projetam nada da poda, e que se deve deixar o instalador fazer como quer já que é ele que vai dar o corpo as balas?

    Com os projetos que temos, acredite que muitas vezes é preferível deixar os instaladores fazerem as coisas a seu belo prazer
  3.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Com os projetos que temos, acredite que muitas vezes é preferível deixar os instaladores fazerem as coisas a seu belo prazer
    Entao em que ficamos? Decida-se homem :)
  4.  # 5

    Viva. Pergunta de quem sabe muito pouco de engenharia. Qual é o esforço de cada projecto? Quanto demora a fazer cada um? Nós, donos de obra, pelos projectos de engenharia pagamos entre 2 a três semanas de engenharia (entre Civil e eletrotécnica). Mas parece que só a arquitetura e a estabilidade? são o foco real. Quando entram as outras especialidades, o esforço de mao de obra acabou?
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilvaSe tiver que cruzar tubagens é porque o projeto foi mal pensado

    Por vezes é impossivel não haver cruzamentos entre linhas de extração e insuflação...
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro737Viva. Pergunta de quem sabe muito pouco de engenharia. Qual é o esforço de cada projecto? Quanto demora a fazer cada um? Nós, donos de obra, pelos projectos de engenharia pagamos entre 2 a três semanas de engenharia (entre Civil e eletrotécnica). Mas parece que só a arquitetura e a estabilidade? são o foco real. Quando entram as outras especialidades, o esforço de mao de obra acabou?
    não percebi...
  7.  # 8

    O que eu quero dizer é que pagamos por engenharia, mas depois ha tanta documentação l, coisas específicas das câmaras, e ficamos sem engenharia. Eu pessoalmente prefiro pagar por engenharia...
  8.  # 9

    Por isso é que ha varios preços, neste assunto em específico um projeto de ventilação mecânica pode custar desde 100€ até, ui
  9.  # 10

    Colocado por: BigmouseEu tenho os tubos da VMC instalados no sotão e depois saem as prumadas para cada espaço.

    Deve-se ter alguns cuidados com a instalação dos tubos nesse local, mas é uma solução valida.


    E é possível que as entradas/saídas de ar estejam todas no tecto?

    É que em casa tenho um sótão que quero tornar habitável mas nas zonas mais baixas, fechar e fazer zona técnica. A minha ideia era utilizar esta área para passar a tubagem de uma VMC mas não sei se as entradas saídas ficam sequer na zona certa (o telhado só tem duas águas).
  10.  # 11

    Colocado por: tgferreiraE é possível que as entradas/saídas de ar estejam todas no tecto?

    claro que sim
    Pesquise lá um pouco.
 
0.0193 seg. NEW