Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho cerca de 240m2 para tapar com betão ou alcatrão. A ideia sempre foi betão e como é uma zona propicia a inundação já criamos um poço com os devidos desníveis de todo o terreno para a calha mestre que leva ao poço. Também instalei já tubagem para caso o poço não seja suficiente colocar uma bomba para bombear a água.

    No entanto, falaram na possibilidade de colocar alcatrão. Pelo que me disseram é muito melhor para drenar água em relação ao betão. É verdade? Existe alguma desvantagem em colocar alcatrão em vez de betão? Neste momento o alcatrão tem ainda outras duas vantagens. Fica mais barato ao m2 e aproxima se mais da cor que queremos. O espaço vai ser para circulação de carros.
  2.  # 2

    Colocado por: Magano240m2 para tapar com betão ou alcatrão

    E pode?
    No sentido de impermeabilizar essa área?

    Pondo isso de parte e você dizendo que o terreno é propenso a inundação não é um poço que precisa.
    É de drenagem! À bruta.
    Camadas drenantes à séria por baixo de qualquer tipo de pavimento e desvio de águas. Valas até dependendo da gravidade.
  3.  # 3

    Colocado por: gil.alves
    E pode?
    No sentido de impermeabilizar essa área?


    Foi criado um poço com um tubo ladrão para a primeira fossa e depois para a segunda e tanto a segunda fossa como o poço estão preparados para levar com uma bomba para bombear a água.

    E como disse bem preciso de drenagem e o alcatrão faz isso melhor certo? No meu caso justifica se mais alcatrão? Mas existe desvantagens em relação ao betão?
  4.  # 4

    O que digo é que betonando ou com betuminoso isso conta como área impermeabilizada de terreno que poderá não lhe ser possível de forma regulamentar.

    O facto de o betuminoso vazar mais água que o betão não conta como “drenagem”. O que faz drenagem são as camadas inferiores.
    Se tem água ao nível de inundação não é um poço que vai fazer diferença…
    Se for betão diria que tem de ter enfoque na drenagem perimetral e consequente desvio.
    Se for betuminoso ter uma larga/alta camada de brita com consequente drenagem para desvio das águas. Tem de as desviar para uma linha de água ou drenagem pluvial.
  5.  # 5

    Colocado por: gil.alvesE pode?

    Muito provavelmente não.
    Em principio ninguem o vai incomodar até ao dia em que haja uma inundação e os vizinhos aleguem que o facto de o Magano ter impermeabilizado o logradouro dele ter potencializado os prejuízos.
    Nesse dia provavelmente tem a fiscalização à perna bem como as seguradoras.
  6.  # 6

    Estou a falar de uma vivenda, sem vizinhos. O que quero fazer é substituir os 240m2 que tenho de calçada portuguesa por betão ou alcatrão.

    Preciso de alguma autorização para fazer isso?

    Até hoje em dia como era calçada portuguesa a água sumia e falo em possível inundação porque substituir por betão ou alcatrão deixa de ter as juntas entre a calçada.
  7.  # 7

    Colocado por: MaganoPreciso de alguma autorização para fazer isso?

    Sim!
  8.  # 8

    Colocado por: MaganoAté hoje em dia como era calçada portuguesa a água sumia e falo em possível inundação porque substituir por betão ou alcatrão deixa de ter as juntas entre a calçada.
    ao substituir a calçada que era permeável por algo impermeável é que pode causar problemas de inundação.
  9.  # 9

    Tem de substituir por um pavimento que seja permeável.
    Tipo isto
    No entanto digo de novo.
    O que precisa é de uma drenagem bem pensada e executada!
  10.  # 10

    Colocado por: gil.alvesTem de substituir por um pavimento que seja permeável.
    Tipoisto
    No entanto digo de novo.
    O que precisa é de uma drenagem bem pensada e executada!


    Obrigado pela solução. Vou analisar. A parte da drenagem não sou eu que estou a idealizar, é que está a fazer o trabalho.
  11.  # 11

    Mete betão drenante
  12.  # 12

    Colocado por: MaganoO que quero fazer é substituir os 240m2 que tenho de calçada portuguesa por betão ou alcatrão.


    Não consigo compreender como é que alguém tem coragem para trocar 240 m2 de algo tão nobre e bonito, como a calçada portuguesa, por algo tão banal e triste como o alcatrão/betão.

    Isto está ao mesmo nível das trocas de telhados tradicionais cerâmicos por sandwich.

    Pondere bem se é isso que quer fazer porque a calçada portuguesa é daquelas coisas que enriquece o valor do imóvel, ainda por mais quando é uma arte que começa a ficar em vias de extinção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magano
  13.  # 13

    Colocado por: Nostradamussto está ao mesmo nível das trocas de telhados tradicionais cerâmicos por sandwich.

    OU
    dos pavimentos em madeira maciça... por flutuantes em MDF e plastico/ vinilicos.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, marize
  14.  # 14

    Magano,

    Com o betuminoso tem de ter muito mais atenção com a base onde é aplicado porque ele é ductil (se a base falhar o betuminoso cederá)

    Com o betão se tiver uma boa camada, malha sol e com os cortes bem feitos ficará com mais garantias para futuro
  15.  # 15

    Chamar a uma calçada um piso permeável é um pouco forçado. Eventualmente semi permeável, dependendo do como forem feitas as juntas. No cubinho, é muito comum fechar as juntas com uma aguada de cimento e areia e aquilo fica impermeável.

    Posso entender a opção do Magano, pois se for calcário, deve ter a calçada com mau aspeto, se tiver muita sombra, então... Não é um material fácil de lavar, porque demasiada força do jato de água e as pedras levantam.
    Mas acredito que quando obter orçamentos para betão/betuminoso, nessa área, vai achar a calçada um espetáculo :)

    O material partilhado pelo Gil Alves é do género do que encontra no estacionamento dos mercadonas (pelo menos o da minha zona é nesse material). Mas deve ser coisa para custar uns 40€/m2.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  16.  # 16

  17.  # 17

    Colocado por: mandrongoChamar a uma calçada um piso permeável é um pouco forçado. Eventualmente semi permeável, dependendo do como forem feitas as juntas. No cubinho, é muito comum fechar as juntas com uma aguada de cimento e areia e aquilo fica impermeável.

    Posso entender a opção do Magano, pois se for calcário, deve ter a calçada com mau aspeto, se tiver muita sombra, então... Não é um material fácil de lavar, porque demasiada força do jato de água e as pedras levantam.
    Mas acredito que quando obter orçamentos para betão/betuminoso, nessa área, vai achar a calçada um espetáculo :)

    O material partilhado pelo Gil Alves é do género do que encontra no estacionamento dos mercadonas (pelo menos o da minha zona é nesse material). Mas deve ser coisa para custar uns 40€/m2.
    Concordam com este comentário:Na_mouch


    O problema é que dos 240m2 ,150m2 eram de calçada já velha (30 anos), outros 50m2 de terra que era antes escalracho e o resto de pedra. Havia uma mistura de tudo e já velho. Então foi decidido colocar só uma coisa única visto termos eliminado o jardim.

    E 40€m2 é impensável, não há orçamento para isso. Betão deram me 15,5€ e betuminoso 13€, mais coisa menos coisa.

    Colocado por: Na_mouchMagano,

    Com o betuminoso tem de ter muito mais atenção com a base onde é aplicado porque ele é ductil (se a base falhar o betuminoso cederá)



    Estão neste momento a colocar tout venant. Depois vai ser cilindrado. Acredito que quem esteja a fazer o trabalho vai fazer bem feito, pelo menos é o trabalho dele e faz isto há anos. (Não quer dizer que não posso haver problemas claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  18.  # 18

    Colocado por: mandrongoChamar a uma calçada um piso permeável é um pouco forçado.
    é semi permeável penso até 30/40%
    Concordam com este comentário: mandrongo
  19.  # 19

    Colocado por: MaganoO problema é que dos 240m2 ,150m2 eram de calçada já velha (30 anos), outros 50m2 de terra que era antes escalracho e o resto de pedra



    Colocado por: MaganoBetão deram me 15,5€ e betuminoso 13€, mais coisa menos coisa


    Portanto no mínimo uns 3000€ para betonar isso. Falta acrescentar ainda o resto dos acessórios e mão de obra para garantir o escoamento.

    Por essa ordem de valores já chama um Zé para reparar a parte da calçada danificada. Fica com isso pronto para mais outros 30 anos.
  20.  # 20

    Colocado por: Maganobetuminoso 13€


    O problema é que para 240m2 passa pouco dos 3000€ e esse valor não paga a deslocação. Por outras palavras, ninguém vai mobilizar equipamentos para fazer 240m2 por menos de 5-6k. Atualmente já deve custar mais.

    E entretanto já lhe somou o tout venant que está a espalhar e compactar.

    Betuminoso só é viável financeiramente se for uma área muito grande ou se tiver uma obra de pavimentação de estrada muito próximo e conseguir negociar bem o preço, aproveitando que a deslocação já foi assumida pelo cliente principal.
 
0.0215 seg. NEW