Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: zedasilva
    Porquê?
    É sem duvida um excelente gadget mas dai a ser obrigatório.

Também nao é obrigatório corrigir pontes térmicas se quer ir por aí…
  2.  # 102

Colocado por: DR1982Tornar a casa estanque

E porque raio é que a casa tem que ser estanque?
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, pkasa
  3.  # 103

Colocado por: DR1982Também nao é obrigatório corrigir pontes térmicas se quer ir por aí…

Claro que não!
    Este é o problema, hoje queremos tudo e mais um par de botas ao preço dos anos 80
  4.  # 104

E porque raio é que a casa tem que ser estanque?
    mau, va la dizer isso ali ao lado onde você sabe
  5.  # 105

Claro que não!
    Este é o problema, hoje queremos tudo e mais um par de botas ao preço dos anos 80
    hoje temos um telemóvel xpto que quase tira cafés por 60 contos, em 2000 era um 3310
  6.  # 106

Colocado por: DR1982Tornar a casa estanque e depois deixar grelhas de ventilação a torto e a direito?

Na Europa central sem duvida que da jeito.

No nosso clima esta estanqueidade é mais um incoveniente porque tem o tal fenomeno de obrigar a soluções extra. E eu conheço ambas as realidades. Não é achismos online.

Colocado por: DR1982Também nao é obrigatório corrigir pontes térmicas se quer ir por aí…

Pronto, o velho trauma regressou.

Prefiro 1000x uma ponte térmica entre a laje terrea e o solo, literalmente sem isolamento, do que uma casa toda fechada num envelope segundo a regra do lápis.

Mas isto sou eu que não percebo nada disto.

Colocado por: DR1982hoje temos um telemóvel xpto que quase tira cafés por 60 contos, em 2000 era um 3310

E no entanto quer o 3310 quer o Iphodasse 69 do futuro vão desempenhar a sua função primaria de forma igual.

Mas isso é desconversar, porque em 1907 os carros tinham 20 cv e hoje tem 200 cv.

As pessoas perderam rumo e não sabem o que realmente querem ou precisam, então pelo sim pelo não, é o "full package", e depois criam tópicos aqui a choramingar dos preços.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, Na_mouch, Exodus
  7.  # 107

Colocado por: DR1982hoje temos um telemóvel xpto que quase tira cafés por 60 contos, em 2000 era um 3310

Temos que ter noção das prioridades
    Um projeto não são meia dúzia de riscos e uns 3D bonitos
    Um projeto é acima de tudo um processo de dialogo Dono de obra/projetista. Um processo de conciencialização.
    Consciencialização por parte do projetista de quais são as reias necessidades do DO.
    Consciencialização por parte do DO de quais são verdadeiramente as necessidades que podem ser satisfeitas pelo seu orçamento.
    Este processo raramente é feito.
    Por culpa dos projetistas que não o sabem ou não querem fazer
    Por culpa dos DO que têm medo de serem confrontados com realidades que não querem admitir
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes, Pedro Barradas
  8.  # 108

Colocado por: NostradamusAs pessoas perderam rumo e não sabem o que realmente querem ou precisam, então pelo sim pelo não, é o "full package", e depois criam tópicos aqui a choramingar dos preços.

Uma grande verdade!
  9.  # 109

Colocado por: NostradamusNo nosso clima esta estanqueidade é mais um incoveniente porque tem o tal fenomeno de obrigar a soluções extra. E eu conheço ambas as realidades. Não é achismos online.
    Eu também sei o que é levar com o frio que passa entre as folhas das janelas de correr, ou ter de fechar os extratores das wc’s de inverno para nao ter as wc’s geladas. Também nao é achismo online!

Colocado por: NostradamusAs pessoas perderam rumo e não sabem o que realmente querem ou precisam, então pelo sim pelo não, é o "full package", e depois criam tópicos aqui a choramingar dos preços.
    concordo plenamente, na dúvida quer-se tudo m, aliás disse isso mesmo por aqui ha uns dias!
    Contudo vê-se que o rumo da coisa é nesse sentido, vê as exigências da termica a aumentar cada vez mais por exemlo assim como a necessidade de renovações de ar, vê-se as belas construções novas que por ai aparecem cheias de problemas…
  10.  # 110

Temos que ter noção das prioridades
    Um projeto não são meia dúzia de riscos e uns 3D bonitos
    Um projeto é acima de tudo um processo de dialogo Dono de obra/projetista. Um processo de conciencialização.
    Consciencialização por parte do projetista de quais são as reias necessidades do DO.
    Consciencialização por parte do DO de quais são verdadeiramente as necessidades que podem ser satisfeitas pelo seu orçamento.
    Este processo raramente é feito.
    Por culpa dos projetistas que não o sabem ou não querem fazer
    Por culpa dos DO que têm medo de serem confrontados com realidades que não querem admitir
    certo, contudo o meu comentário era no sentido que nem só na construção se quer melhor ao preço de antigamente.
    Contudo concordo plenamente que não se consegue, ate porque ha uns anos as casas eram de risco ao meio com uma wc e janelas de metro, nada a ver portanto
  11.  # 111

Colocado por: DR1982vê-se as belas construções novas que por ai aparecem cheias de problemas…

E iremos ver muito mais.
    Não se fazem morcelas sem sangue.
    É fundamental que os projetos sejam isso mesmo, projetos. Não uma mão cheia de papeis com gadgets que depois não há dinheiro para os implementar.
    É verdade que há necessidade de haver renovações de ar, mas não é verdade que para isso eu tenha que gastar 5.000€
    É verdade que esse 5.000€ serão bem empregues mas se não há orçamento, tenho que saber onde os posso poupar.
  12.  # 112

Colocado por: RUIOLIOntem o dono de uma empresa de LSF badalada num nos últimos tópicos por aqui, fez um vídeo a explicar os preços desde o gajo que faz até ao dono de obra, não me surpreendeu, mas é reveladora da causa dos preços altos

Não tendo outra forma mais expedita, deixo aqui o link wetransfer para o audio.
  13.  # 113

Colocado por: zedasilvaÉ verdade que esse 5.000€ serão bem empregues
    assim é diferente. Claro que se nao ha, nao se coloca!
    Mas deverá constar na lista das prioridades.
    Se calhar à frente de um PRH ou de um mosaico XPTO, não me parece que possa ser considerado um capricho para mostrar como entendi no que disse inicialmente
  14.  # 114

Colocado por: DR1982não me parece que possa ser considerado um capricho para mostrar

A covid veio trazer uma transformação muito grande no mundo do trabalho
    Se antes todos saiamos de casa às 7 da manhã para voltar apenas 12 horas depois, hoje grande parte dos casais já tem pelo menos 1 elemento em teletrabalho.
    Se antes uma VMC era quase um gadjet obrigatório, hoje pode não o ser.
    Porque não pré instalações de VMC?
    Amanhã a circunstâncias mudam ou o orçamento aumenta e é apenas o custa da máquina
  15.  # 115

Colocado por: zedasilvaPorque não pré instalações de VMC?
    tenho ideia de lêr por aí que isso nao é possível porque os tubos podem ganhar nao sei quê… atenção que posso estar a dizer um disparate.
    A ser possível é uma excelente opção assim como tantas outras pré instalações daquilo que nao se tem a certeza se vai dar uso
  16.  # 116

Colocado por: Anonimo22012024Em suma, faltam caixilharias, ITED, eletricidade, carpintarias, águas.

E wc’s ?
    E climatizaçao ?
  17.  # 117

Colocado por: Anonimo22012024

Sim, isso também falta. Esqueci-me de mencionar isso, mas para isso já tenho orçamentos.
    facilmente mais uns 100k +iva portanto
    Concordam com este comentário: Na_mouch, Joao Dias
  18.  # 118

Colocado por: Anonimo22012024Honestamente, não me pareceu mau depois do que já
    Poderia dizer em que zona do país vai construir?
  19.  # 119

Colocado por: Anonimo22012024Vila Real
    Hey nice! :)
    Quer partilhar onde mesmo, além do distrito? :)

Quanto a provas corroboradas por estudos de que as casas devem ser "estanques"(!) para que sejam eficientes energeticamente e de consumos irrisórios ao longo dos anos.
    Que uma ventilação controlada é o ideal para controlar humidade, promover saúde respiratória e manter uma casa homogénea minorando perdas energéticas...
    Não vale a pena dizer muito mais...
    Continue-se a projectar casas à Hollywood, grandes, cheias de recantos e recantinhos, palas e palinhas em vez de reduzir e simplificar... Força(!)...
    Não vale a pena bater no ceguinho.

é como o DO que recebe 5 orçamentos, 4 de 400 000€ e 1 de 250 000€ e aceitar o que lhe interessa ouvir. Depois queixar-se da qualidade, humidades ou cortar nos "gadgets", pq afinal, o que são pontes térmicas... bom isolamento... etc....

Bem haja aos meus projectistas que só não me batem pq é politicamente incorrecto e fazem tudo para que eu fique com uma casa simples e de qualidade dentro de preços aceitáveis.

Abr.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Na_mouch
  20.  # 120

Há cada vez mais donos de obra que mereciam uma valente carga de porrada.
    Para além de ser politicamente incorreto, os projetista ficavam com fama de mete nojo.
    Por isso ser mais fácil continuar a alimentar sonhos.
    Eu saco o meu e depois quem vier a seguir que resolva.

0.0234 seg. NEW