Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Anonimo22012024estamente, não me pareceu mau depois do que já vi e acima de tudo, o mais importante para mim, o feedback positivo


    Quanto vai gastar no restante?
  2.  # 2

    Colocado por: gil.alves

    Quanto a provas corroboradas por estudos de que as casas devem ser "estanques"(!) para que sejam eficientes energeticamente e de consumos irrisórios ao longo dos anos.
    Que uma ventilação controlada é o ideal para controlar humidade, promover saúde respiratória e manter uma casa homogénea minorando perdas energéticas...
    Não vale a pena dizer muito mais...
    Concordam com este comentário:zedasilva,Na_mouch


    Consegue apontar-me na direcção esses estudos a provar que as casas "estanques" são mesuravelmente mais saudáveis e económicas? Quero desafiar essa premissa ;)

    Vivo em Lisboa numa casa feita de pedra e cal com buracos gigantes para o exterior. Janelas da gama mais rasca porque sou forreta. Não morro de doenças respiratórias, apesar de ter nascido com problemas nessa área. Não ligo um aquecedor há anos. No verão uso uma ventoinha só nas noites mais quentes. O meu gasto total com climatização nos últimos 5 anos deve ser menor que 10€. E então? Não quer dizer que a minha casa seja adequada a todos os lugares. Mas igualmente os standards de janela tripla/VMC/submarino também não são adequado a todos os lugares nem necessários para estarmos confortáveis em casa.

    Mesmo se nos cingirmos a Vila Real, vão haver climas diferentes, terrenos com exposições diferentes, pessoas com preferências diferentes. Desafio que haja uma maneira de construir imperialmente superior às outras.
  3.  # 3

    Colocado por: zemvpferreiraConsegue apontar-me na direcção esses estudos a provar que as casas "estanques" são mesuravelmente mais saudáveis e económicas? Quero desafiar essa premissa ;)

    Gosto do desafio! :)
    Em Português não…
    Deixo apenas alguns das fontes mais fidedignas que tenho.
    Um mais genérico até relacionado com Covid e doenças respiratórias genéricas.
    Link1
    Link2
    Link3

    Há mais.
    Case studies isolados e casos mais particulares aplicados a escolas e hospitais até.
    Claro que não são tudo um mar de rosas. Há que ter por exemplo cuidados com filtros. Mas tb os ACs que tanto se usa deviam ser limpos… são(?)…. :)

    Vi uma altura uma reportagem na RTP2 que frisava estas mesmas comparações entre Portugal e o centro da Europa no que toca a doenças respiratórias e constipações devido a fracas construções e pobreza energética.
    Lembro-me de dizerem (sem relação ao caso) que a simples prevalência de doenças associadas ao coração, hipertensão e colesterol e relativos na geração mais antiga “devia-se” ao simples facto de enquanto no centro da Europa existiam frigoríficos de forma comum, na década de 60/70 em Portugal ainda se usava a salga(!)…
    Fica a curiosidade…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  4.  # 4

    Sem querer invalidar a experiência pessoal de cada um ao viver em várias casas, devo dizer que esses 3 estudos são bastantes mais fracotes do que esperava :( Tinha esperança que já houvesse ciência melhor a este ponto.

    #1: Baseado em sondagens, que como sempre, reportam que as pessoas gostam daquilo em que gastam dinheiro. O único número objectivo (frequência de olhos secos) é pior nas PHs do que nas casas convencionais.

    #2: Passa ao lado da maneira como sabemos que o covid se espalhou (lugares públicos vs casas obviamente) mas faz um argumento razoável por manter a temperatura e humidade dos espaços públicos fechados controlada.

    #3: O melhor da safra, é inegável a diferença que a PH faz no nível de contaminantes do ar interior, neste caso do radão. Mas peca muito por não estudar o efeito económico (casas de ricos vs casas de pobres) e por não apontar que a larga maioria dos níveis de radão apresentados são perfeitamente aceitáveis. Além de que é um estudo feito na Irlanda, onde de facto é muito mais difícil viver sem aquecimento e janelas fechadas todo o dia do que em Portugal. Talvez seja uma imagem de um futuro em que o ar exterior é demasiado contaminado para respirar.

    De qualquer modo agradeço as referências e vou procurar papers mais fortes para lhe devolver.
  5.  # 5

    Boas.
    Sim aquele primeiro está de veras opinitativo e não realmente mesurável.
    É sempre uma amostragem mas ali ficou-se por pouca.
    E de facto os “olhos secos” são a única medida que quantificam. Mas…
    Também relatam a influenza mais baixa assim como a constipação.
    Mas concordo. São tudo avaliações subjectivas.

    O 2 e 3 são mais objectivos e é por aí que relaciono a PH com saúde. Nem tanto causa consequência mas conceito, consequência.
    O melhor ar interior só tem vantagens para a saúde.
    Os níveis de Co2 a humidade controlada, o radão etc.
    este controlo só é verdadeiramente conseguido com casas estanques e ventilação controlada.
    Dou à palmatória que se calhar só daqui a mais uma década (ou mais) se consiga realmente avaliar uma trend de amostragem mais fidedigna.
    Mas custa-me entender/aceitar que se ache que é o caminho errado.
    E isto porque conheço todas as realidade por experiência própria.
    PH, tupperware sem ventilação e tupperware com ventilação mal calculada. Ah. E a realidade de um apartamento da década de 80 e 2000’’s em PT.

    Abr. ferreira.
    Vou partilhando os que for encontrando.

    P.S - posso procurar os artigos em Alemão… :)
  6.  # 6

    Colocado por: gil.alves
    O melhor ar interior só tem vantagens para a saúde.



    Com isto não podia concordar mais. Suponho que por questões de preferência, educação e clima habituei-me a melhorar o ar interior tendo sempre janelas abertas. Não imagino o que seja (e o mal que faça) viver numa casa tradicional sempre fechada.
  7.  # 7

    Colocado por: zemvpferreiramelhorar o ar interior tendo sempre janelas abertas
    o “grande” problema é que de Inverno especialmente não se abrem tanto as janelas por frio quer por perda energética.
    E durante a maior parte (para não dizer todo) o ano durante a noite as janelas ficam fechadas que leva Co2 e humidades para valores não tão saudáveis.
    Ora a mistura ao longo de exposição prolongada, bem à saúde não faz de certeza. …
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  8.  # 8

    Colocado por: gil.alveso “grande” problema é que de Inverno especialmente não se abrem tanto as janelas por frio quer por perda energética.
    E durante a maior parte (para não dizer todo) o ano durante a noite as janelas ficam fechadas que leva Co2 e humidades para valores não tão saudáveis.
    Ora a mistura ao longo de exposição prolongada, bem à saúde não faz de certeza. …


    Aqui está o busílis da questão, não me revejo minimamente nessa descrição. Todo o ano, todas as horas que estou em casa, tenho no mínimo a ventilação cruzada de 4 oscilobatentes tombadas. Normalmente bastante mais. Hábito relativamente comum aqui na zona.
  9.  # 9

    Colocado por: zemvpferreiraTodo o ano, todas as horas que estou em casa, tenho no mínimo a ventilação cruzada de 4 oscilobatentes tombadas

    Mesmo de noite no quarto pferreira?! Mesmo de Inverno e/ou a chover?

    Boa pratica se sim. Tiro-lhe o chapéu.
  10.  # 10

    Colocado por: zemvpferreira

    Aqui está o busílis da questão, não me revejo minimamente nessa descrição. Todo o ano, todas as horas que estou em casa, tenho no mínimo a ventilação cruzada de 4 oscilobatentes tombadas. Normalmente bastante mais. Hábito relativamente comum aqui na zona.


    no inverno, só acredito se morar de lisboa para baixo.
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
  11.  # 11

    Colocado por: gil.alvesBoa pratica se sim. Tiro-lhe o chapéu.
    também tiro o capacete:) dasse eu que ja me lembrei de vedar entre as folhas das janelas da sala com silicone so por causa da corrente de ar que levo no sofá de inverno 😂
    Concordam com este comentário: Sasapo, VizinhoDoLado
  12.  # 12

    Catano malta, é perfeitamente normal em Lisboa! Não sou o único :) Sobretudo a dormir, uma correntezinha de ar sabe super bem quando se está debaixo de um edredon. Então com os invernos que temos tido em que nem um dia desce abaixo dos 5 graus, é praticamente obrigatório. Já nem me dou ao trabalho de guardar os calções de banho no fim do verão, há sempre dias de praia e noites quentes em Janeiro.
  13.  # 13

    Colocado por: DR1982Eu também sei o que é levar com o frio que passa entre as folhas das janelas de correr, ou ter de fechar os extratores das wc’s de inverno para nao ter as wc’s geladas.


    Colocado por: DR1982ja me lembrei de vedar entre as folhas das janelas da sala com silicone so por causa da corrente de ar que levo


    Claro, vamos buscar os piores exemplos a nível de construção dos anos 80-90 e usa-los como justificação das passivHaus ou casas estanques ®, para descredibilizar tudo o resto que se faz, porque antigamente era mal feito e como tal hoje continua a ser mal feito.

    "os Renaults Clios de 97 não valiam nada, por isso é que hoje apenas a Tesla é que é boa". Imaginem só eu ir para fóruns automóveis com este comportamento chauvinista.

    Nem as piores janelas de correr de vidro simples e sem corte térmico dos meus vizinhos tem esse fenómeno. E eu não sou do Entroncamento. Todas as casas com janelas recentes de correr feitas nos últimos 5 anos, não se nota bufa nenhuma a passar entre os vidros ou correntes de ar.

    Mas isso tem uma explicação simples. Os apartamentos são os piores exemplos a nível de correntes de ar devido às elevadas alturas de construção e exposição. Então quando se vive nos andares de cima e se tem janelas empanadas ou com os vedantes em fim de vida, que parece ser o caso, pode acontecer fenómenos de turbulência. Uma casa recente, nível do chão não sofre dessa turbulência.

    Para os curiosos pesquisem por "camada limite" ou "boundary layer".
    Concordam com este comentário: Pickaxe, desofiapedro
  14.  # 14

    Colocado por: Nostradamus



    Claro, vamos buscar os piores exemplos a nível de construção dos anos 80-90 e usa-los como justificação das passivHaus ou casas estanques ®, para descredibilizar tudo o resto que se faz, porque antigamente era mal feito e como tal hoje continua a ser mal feito.

    "os Renaults Clios de 97 não valiam nada, por isso é que hoje apenas a Tesla é que é boa". Imaginem só eu ir para fóruns automóveis com este comportamento chauvinista.

    Nem as piores janelas de correr de vidro simples e sem corte térmico dos meus vizinhos tem esse fenómeno. E eu não sou do Entroncamento. Todas as casas com janelas recentes de correr feitas nos últimos 5 anos, não se nota bufa nenhuma a passar entre os vidros ou correntes de ar.

    Mas isso tem uma explicação simples. Os apartamentos são os piores exemplos a nível de correntes de ar devido às elevadas alturas de construção e exposição. Então quando se vive nos andares de cima e se tem janelas empanadas ou com os vedantes em fim de vida, que parece ser o caso, pode acontecer fenómenos de turbulência. Uma casa recente, nível do chão não sofre dessa turbulência.

    Para os curiosos pesquisem por "camada limite" ou "boundary layer".
    Concordam com este comentário:Pickaxe
    é um apartamento de 2003, as janelas ja sao de vidro duplo embora sejam series frias, a corrente de ar é tal que abana os black outs.
    Não disse que era tudo assim, simplesmente disse que sei o que isso é
  15.  # 15

    Colocado por: Nostradamus



    Claro, vamos buscar os piores exemplos a nível de construção dos anos 80-90 e usa-los como justificação das passivHaus ou casas estanques ®, para descredibilizar tudo o resto que se faz, porque antigamente era mal feito e como tal hoje continua a ser mal feito.

    "os Renaults Clios de 97 não valiam nada, por isso é que hoje apenas a Tesla é que é boa". Imaginem só eu ir para fóruns automóveis com este comportamento chauvinista.

    Nem as piores janelas de correr de vidro simples e sem corte térmico dos meus vizinhos tem esse fenómeno. E eu não sou do Entroncamento. Todas as casas com janelas recentes de correr feitas nos últimos 5 anos, não se nota bufa nenhuma a passar entre os vidros ou correntes de ar.

    Mas isso tem uma explicação simples. Os apartamentos são os piores exemplos a nível de correntes de ar devido às elevadas alturas de construção e exposição. Então quando se vive nos andares de cima e se tem janelas empanadas ou com os vedantes em fim de vida, que parece ser o caso, pode acontecer fenómenos de turbulência. Uma casa recente, nível do chão não sofre dessa turbulência.

    Para os curiosos pesquisem por "camada limite" ou "boundary layer".
    Concordam com este comentário:Pickaxe

    A questão não é essa, é deixar janelas a ventilar o tempo todo o ano todo. No inverno, nao acredito, a não ser que viva lá pelo sul.
  16.  # 16

    Se Lisboa é sul então sim. Se quiser vir cá a casa verificar no próximo inverno, ofereço-lhe uma mini e um cobertor.

    Mas quando estive de férias em Trás os Montes este Março também não prescindi das minhas bandeiras abertas. Ar fresco é o que se quer!
  17.  # 17

    Colocado por: Na_mouch

    Já tenho a estrutura completa (550m^2 brutos).

    Para já gastei 86K, a cave é toda em betao, e mesmo o avançado dos carros (60m^2) tem chão em placa.


    Os 12 orçamentos que tive para esta parte iam dos 84k aos 160k iva inc.

    Sempre percebi de construção e os preços os materiais. O que me fez a obra ganhou quase 20.000 em 3 meses
    Concordam com este comentário:pmfgomes1,FTavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui_Mendes

    Do que zona é? Parece ser um bom preço.
    Quem foi o construtor? Tens e-mail? Obrigado
  18.  # 18

    A menos de 500m da circular de Braga
  19.  # 19

    Colocado por: Na_mouchA menos de 500m da circular de Braga

    Podes partilhar o empreiteiro?
  20.  # 20

    Colocado por: Tonyp
    Podes partilhar o empreiteiro?


    Envio por e-mail, mas o seu não está acessível
 
0.0355 seg. NEW