Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Dass... 'Inda bem que já não uso esse sistema arcaico
  2.  # 22

pronto, nao vale a pena responder pois o paulo disse tudo mas paulo, os donos de obra normalmente nao detalham pormenores :) (que me parece ser o caso deste tópico) os empreiteiros sim, e esses devem ter os projectos em autocad na condição de cumprirem o sigilo que tem um projecto desprotegido (se o autor entender estabelecer esse sigilo) pois os preços de sub empreitadas também não circulam nos ouvidos dos donos de obra para estes poderem "afinar" artigos.

mas na pratica corrente ... concordo com o que o paulo diz
  3.  # 23

Acabei de entregar um orçamento em não se conseguia ler as legendas que nos PDF e entreguei à 3 meses um orçamento em que medir para entregar os erros e omissões e os desenhos em dwf, não tinham escala. Em ambos os casos os arquitectos responderam que para concurso chegava perfeitamente.

O primeiro era um orçamento de 500.000€ e o segundo era de 1.000.000€ e ambos eram concursos públicos.

Por isso, quando eles se recusam a entregar os dwg, cheira-me logo ao que é: Um mau projecto.
  4.  # 24

Colocado por: pardal asmaticoos preços de sub empreitadas também não circulam nos ouvidos dos donos de obra para estes poderem "afinar" artigos

A sério que não? veja lá bem :) olhe que anda ai muito dono de obra que sabe mais do que pensa e bem menos do que imagina

E no preço do empreiteiro estão 2 parcelas que os donos de obra se esquecem sempre que existem: Apoio de construção civil e coordenação com as restantes especialidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  5.  # 25

os donos de obra normalmente nao detalham pormenores :) (que me parece ser o caso deste tópico) os empreiteiros sim

Eu não tenho segredos com o meu arquitecto. Espero o mesmo dele.

O facto de ter possibilidade de detalhar ou corrigir algo é uma opção, mas pelo menos tenho essa alternativa.
  6.  # 26

Colocado por: electraoO facto de ter possibilidade de detalhar ou corrigir algo é uma opção, mas pelo menos tenho essa alternativa.

Não é uma alternativa, é quase uma obrigação.

Por muito bom que o projecto seja, existem sempre correcções a fazer, sejam devido a alterações em obra, seja por erros de projectos, seja pela realidade no local ser diferente do esperado (terrenos por exemplo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  7.  # 27

Colocado por: AugstHillDass... 'Inda bem que já não uso esse sistema arcaico

E que sistema usa?
  8.  # 28

Colocado por: Carlos M Silva
    Colocado por: AugstHillDass... 'Inda bem que já não uso esse sistema arcaico

E que sistema usa?

BIM.
    Entre outras coisas permite ir fornecendo ao cliente, desde o estudo prévio, mapas de quantidades. Permite-lhe ficar logo com uma noção sobre se está a esticar nas áreas ou nos acabamentos.
    No meu caso, tenho Allplan. Também há Archicad, Revit e Vectorworks. O Autocad só subsiste ainda por preguiça dos utilizadores.
  9.  # 29

Paulo, eu sei, isso são em casos isolados (uns sim outros nao), em grandes empreitadas acho que há lá muito valor a flutuar. Pessoalmente considero sempre essas duas parcelas.

Electrao nao se tratam de segredos. Trata-se que se o dono de obra paga um projecto de licenciamento, tem um projecto de licenciamento, se paga de execução com acompanhamento de obra, é o que tem e tem outros direitos completamente diferentes como por exemplo assistência na pormenorização dos desenhos. Com todo o respeito .. se nao tem segredos, peça-lhe os desenhos em DWG, escusa de os converter e escalonar pois assim leva logo as linhas em layers, com tudo nos conformes.
  10.  # 30

Com todo o respeito .. se nao tem segredos, peça-lhe os desenhos em DWG, escusa de os converter e escalonar pois assim leva logo as linhas em layers, com tudo nos conformes.

E o farei... assim que tiver o projecto na Câmara aprovado. Escuso de lhe pedir duas vezes o CD...

Um dos projectos de arquitectura de um amigo que me passou pelas mãos, em formato electrónico, tinha um projecto principal que subdividia-se nesses mesmos campos: - Projecto antes de entrar na Câmara, Projecto após aprovação da Câmara e depois cada destes projectos divididos pelas várias plantas, cortes, alçados, etc... Isto é trabalho.
  11.  # 31

Quem é que sabe como raio se roda uma vport do autocad?
  12.  # 32

com o comando rotate ;) roda a vp ( facil viável.se for rotações de 90º em 90º)
    Ou em alternativa altera o UCS da VP.

0.0173 seg. NEW