Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Eu a minha companheira temos a intenção de adquirir (usada, com ou sem necessidades de remodelação) ou construir uma moradia. Neste momento temos 121k€ de capitais próprios (liquidez financeira), rendimentos líquidos mensais de 2.4k€. A prospeção para que num prazo de 1/2 anos os nossos rendimentos aumentem visto que ela está a terminar o doutoramento em Eng. e eu a terminar a licenciatura em Eng.
    Vivemos no distrito do Porto, não muito longe da cidade do Porto (inferior a 30km).

Do que nos apercebemos, de uma maneira a não por a corda ao pescoço e viver minimamente confortável com a possibilidade no futuro de ter 1 ou 2 filhos, o máximo que podemos pedir ao banco serão 100k€. Temos sempre onde viver temporariamente com rendas "baixas" no prazo de 2 anos.

Não temos terreno, mas existem vários na zona entre os 30k€ a 40k€ com áreas de 300 a 500m2 com possibilidade de construção. Posto isto, com estes dados e na vossa opinião, optariam por construir ou comprar uma moradia usada?

Temos visto pouca oferta de moradias (T3/T4) usadas na zona a preços perto dos 200k€, estão todas ligeiramente acima e dificilmente conseguiremos adquirir, apesar que acredito que no segundo semestre haja alguma ajustamento, mas não sei se será o suficiente para atingirmos os valores pedidos. Na construção, temos muitas mas muitas dúvidas, nem sabemos bem por onde começar a aventura, logo para começar na compra do terreno mais indicado para uma moradia mínima T3 de um valor até 160/170k€ (com IVA) de construção (sem luxos). Devemos ver primeiro junto das câmaras (terrenos em 2 concelhos diferentes) as limitações, custos, etc? Ou junto de cada terreno que nos interesse ver o que é possível construir, não sendo muito claro pois não há projeto?

Agradeço a quem nos puder elucidar com experiências ou conhecimentos da área.
  2.  # 2

Se as usadas estão perto dos 200K duvido que consiga fazer nova por 170 K
    talvez algo muito muito básico e pequeno.
    • RCF
    • 22 maio 2023 editado

# 3

Colocado por: macinblackNão temos terreno, mas existem vários na zona entre os 30k€ a 40k€ com áreas de 300 a 500m2 com possibilidade de construção. Posto isto, com estes dados e na vossa opinião, optariam por construir ou comprar uma moradia usada?

Tudo depende da oferta que existe de moradias usadas e da disponibilidade de tempo que tenham.
    Se encontrarem uma usada que Vos encha as medidas, comprem. Caso não encontrem, havendo terrenos a esse preço (não é alto), comprem terreno e construam à Vossa medida e gosto.
    Naturalmente, começando por comprar terreno, dificilmente terão o processo (construção) concluído, com casa pronta a habitar em menos de 3 anos... se comprarem já construído, mesmo que necessite de remodelação, será sempre mais rápido.
  3.  # 4

Colocado por: marco1Se as usadas estão perto dos 200K duvido que consiga fazer nova por 170 K
    talvez algo muito muito básico e pequeno.

Estão, mas não as vejo a serem vendidas. Tenho várias há meses nos meus favoritos a anunciar, tendo já feito a oferta dos 200k€ a 3 delas, mas sem sucesso.
    Também há muita coisa em obra que consigo a preços mais em conta (material elétrico) ou o pavimento. Parece-me estranho que uma pessoa atualmente com 200k€ não consiga fazer uma moradia T3 "básica" a 30km do Porto, quando vejo construtores a vender a 235k€ em Vila das Aves por exemplo.

Colocado por: RCF
    Tudo depende da oferta que existe de moradias usadas e da disponibilidade de tempo que tenham.
    Se encontrarem uma usada que Vos encha as medidas, comprem. Caso não encontrem, havendo terrenos a esse preço (não é alto), comprem terreno e construam à Vossa medida e gosto.
    Naturalmente, começando por comprar terreno, dificilmente terão o processo (construção) concluído, com casa pronta a habitar em menos de 3 anos... se comprarem já construído, mesmo que necessite de remodelação, será sempre mais rápido.

Sim, há aqui algumas variáveis por definir. Mas porque é que não se consegue em menos de 2 anos? Burocracia? O meu sogro fez uma moradia T4 em 2012 com 300m2 em 2 anos, nem estou a pedir uma do tamanho da dele.
    • RCF
    • 22 maio 2023

# 5

Colocado por: macinblackSim, há aqui algumas variáveis por definir. Mas porque é que não se consegue em menos de 2 anos? Burocracia? O meu sogro fez uma moradia T4 em 2012 com 300m2 em 2 anos, nem estou a pedir uma do tamanho da dele.

Sim, essencialmente burocracia...
    Primeiro tem de escolher um gabinete que lhe faça o projeto
    Depois, esse gabinete faz-lhe o projeto (uns meses)
    Depois, o projeto dá entrada na Câmara para aprovação (mais uns meses. Podem ser apenas 2, mas também podem ser 12)
    Depois, pedir orçamentos e contratar empreiteiro
    Depois, pedir ramais de água e eletricidade para obra
    Finalmente construir (não menos de 12 meses)
    Depois, ainda tem de ter licença de utilização (mas, isso até pode não contabilizar e arriscar e ir logo viver para lá, sem a licença)
    Não é impossível, mas é difícil fazer isto tudo em menos de 3 anos
    Fazer tudo em menos de 2 anos, também não será impossível, mas nunca vi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  4.  # 6

Nesta altura do campeonato eu optaria por comprar usado habitável e ir investindo aos poucos na mesma.
    Psicologicamente é mais fácil lidar com "avarias" em imoveis usados e de certa forma já consolidados do que em moradias novas. E isto porque fazer novo e barato tem gato.

Qual a zona que pretende viver?
    Concordam com este comentário: marco1, HAL_9000
  5.  # 7

Colocado por: RCF
    Sim, essencialmente burocracia...
    Primeiro tem de escolher um gabinete que lhe faça o projeto
    Depois, esse gabinete faz-lhe o projeto (uns meses)
    Depois, o projeto dá entrada na Câmara para aprovação (mais uns meses. Podem ser apenas 2, mas também podem ser 12)
    Depois, pedir orçamentos e contratar empreiteiro
    Depois, pedir ramais de água e eletricidade para obra
    Finalmente construir (não menos de 12 meses)
    Depois, ainda tem de ter licença de utilização (mas, isso até pode não contabilizar e arriscar e ir logo viver para lá, sem a licença)
    Não é impossível, mas é difícil fazer isto tudo em menos de 3 anos
    Fazer tudo em menos de 2 anos, também não será impossível, mas nunca vi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:macinblack

Com estas novas medidas do programa "Mais Habitação", acredita que poderá haver uma melhoria de tempos por parte das câmaras?

Colocado por: Vítor MagalhãesNesta altura do campeonato eu optaria por comprar usado habitável e ir investindo aos poucos na mesma.
    Psicologicamente é mais fácil lidar com "avarias" em imoveis usados e de certa forma já consolidados do que em moradias novas. E isto porque fazer novo e barato tem gato.

Qual a zona que pretende viver?
    Concordam com este comentário:marco1

Ainda não desisti de comprar usado e até se necessário remodelar. No entanto, as que estão pouquissimas a 200k precisam de 20 a 50k€ em remodelações, e as que estão abaixo de 200k€ é quase deitar abaixo para fazer uma nova. As zonas que estou a ver são Valongo e Paredes.
    • RCF
    • 22 maio 2023

# 8

Colocado por: macinblackCom estas novas medidas do programa "Mais Habitação", acredita que poderá haver uma melhoria de tempos por parte das câmaras?

Espero que sim. O tempo o dirá...
    No passado, há uns anos, já houve uma medida com esse propósito, mas que, na prática não surtiu grande efeito. Desde há alguns anos que é possível fugir ao típico processo de licenciamento, através de "comunicação prévia", que não é mais do que um processo em que o dono de obra, em vez de pedir à Câmara que autorize/licencie um determinado projeto, apenas comunica à Câmara que vai fazer determinada construção, enviando todos os projetos e os respetivos termos de responsabilidade dos técnicos, assumindo os técnicos que os projetos estão em conformidade com as regras urbanísticas exigidas. O problema é que poucos técnicos (e poucos donos de obra) estão dispostos a isso, pois a Câmara, como não autorizou, a qualquer momento, se identificar uma irregularidade, pode mesmo mandar corrigir. E o que se poder corrigir em projeto, corrige-se em projeto. O que não poder ser corrigido em projeto, terá de ser corrigido em obra, se necessário demolindo o já construido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  6.  # 9

Colocado por: macinblackPosto isto, com estes dados e na vossa opinião, optariam por construir ou comprar uma moradia usada?
    se não quer pedir mais de 100k, na minha opiniao, considere comprar. A vantagem de construir não é o preço, é poder fazer à medida.

Concordo, por experiência, com o prazo de 3 anos que lhe indicaram.
    Concordam com este comentário: macinblack
  7.  # 10

Colocado por: macinblackO meu sogro fez uma moradia T4 em 2012 com 300m2
    o fator chave aqui é "2012",em que as empresas de construção se gladiavam para arranjar trabalho.

Ah, e não pergunte ao seu sogro quanto é que ele pagou pelo T4 com 300m2 se não os níveis de frustração disparam :)
  8.  # 11

Colocado por: HAL_9000o fator chave aqui é "2012",em que as empresas de construção se gladiavam para arranjar trabalho.

Ah, e não pergunte ao seu sogro quanto é que ele pagou pelo T4 com 300m2 se não os níveis de frustração disparam :)

Sei quanto pagou e nem estou a comparar preço, muito mudou e valorizou desde esse tempo, como de anos anteriores. Agora não compreendo bem é como ele fez uma casa de quase 300m2 em menos de 2 anos, e eu a pensar numa com 150m2 demorar 3 anos. Isso confesso que é algo que me faz demover da construção, 3 anos é demasiado tempo para construir uma casa com estas áreas.
  9.  # 12

Uma cada constrói se em 12 meses sem problema nenhum.
    Desde que nenhum dos intervenientes falhe e esteja tudo organizado
  10.  # 13

Já para aprovar o projeto pode demorar muito mais que 3 anos
  11.  # 14

Colocado por: zedasilvaUma cada constrói se em 12 meses sem problema nenhum.
    Desde que nenhum dos intervenientes falhe e esteja tudo organizado

Eu tenho visto várias moradias em construção ao longo dos últimos 2 anos e realmente vejo elas a demorar 1 ano a serem construídas.

Colocado por: zedasilvaJá para aprovar o projeto pode demorar muito mais que 3 anos

Infelizmente há demasiada burocracia :/ acho que já me fizeram decidir com isto. 3 anos para construir para mim é impensável, no entanto ainda vou ver se marco uma reunião na Câmara de Valongo e de Paredes em Setembro (se não tiver comprado nada até lá) e ver o que ambas as câmaras dizem sobre os processos.
  12.  # 15

Colocado por: macinblackAgora não compreendo bem é como ele fez uma casa de quase 300m2 em menos de 2 anos, e eu a pensar numa com 150m2 demorar 3 anos.
    porque agora faltam as empresas de construção que faliram em 2012. Basicamente há pouca mão de obra,.logo está menos disponível quer para iniciar a obra quer para depois a terminar. A minha ao fim de 4 anos ainda lá tem coisas por acabar. O primeiro ano foi gasto com a parte burocrática e a espera do empreiteiro.

A correr tudo bem até pode fazer em 2 anos, mas é melhor contar com os 3 anos.

Mas aparte disso, já se percebeu que o macimblack gosta de ter as suas contas bem controladas, e sendo assim os 120k se poupanças + 100 de empréstimo, parecem-me curtos para comprar terreno e construir um T3 nos tempos que correm. Mesmo considerando que nestes 3 anos ainda poupam uma quantia significativa. Se fosse eu, claramente procurava uma moradia já feita com uma boa relação preço/qualidade de vida
  13.  # 16

Colocado por: macinblackInfelizmente há demasiada burocracia :/ acho que já me fizeram decidir com isto. 3 anos para construir para mim é impensável, no entanto ainda vou ver se marco uma reunião na Câmara de Valongo e de Paredes em Setembro (se não tiver comprado nada até lá) e ver o que ambas as câmaras dizem sobre os processos.

depende de camara para camara, umas são mais rápidas a aprovar os projectos, outras mais demoradas, mas 3 anos é um prazo realista, já com alguma margem para derrapagens.

olhe a minha ficou pronta no dia 31 de Maio. Fazer os certificados energéticos, acústicos, recolher a papelada toda, só consegui pedir a licença de utilização no final de Julho. A Licença de utilização só chegou em meados de Novembro.

por isso quando pensamos que está quase, quase, ainda se leva com estas coisas.
  14.  # 17

Colocado por: HAL_9000porque agora faltam as empresas de construção que faliram em 2012. Basicamente há pouca mão de obra,.logo está menos disponível quer para iniciar a obra quer para depois a terminar. A minha ao fim de 4 anos ainda lá tem coisas por acabar. O primeiro ano foi gasto com a parte burocrática e a espera do empreiteiro.

A correr tudo bem até pode fazer em 2 anos, mas é melhor contar com os 3 anos.

Mas aparte disso, já se percebeu que o macimblack gosta de ter as suas contas bem controladas, e sendo assim os 120k se poupanças + 100 de empréstimo, parecem-me curtos para comprar terreno e construir um T3 nos tempos que correm. Mesmo considerando que nestes 3 anos ainda poupam uma quantia significativa. Se fosse eu, claramente procurava uma moradia já feita com uma boa relação preço/qualidade de vida

Sim, sou uma pessoa com os pés muito assentes na Terra e gosto de ter as finanças equilibradas, procurando assim opinião de quem conhece ou quem já passou por isto, e mediante os vossos feedbacks, ajudar na nossa decisão. Posso dizer que com 23 anos cheguei a ficar com 0€ na conta pessoal, e hoje em conjunto com a minha companheira temos algum dinheiro. Não quero voltar a viver com a corda no pescoço nem a hipotecar uma vida com uma casa. Todos os vossos feedbacks apontam para que eu opte por comprar já feito, e provavelmente será isso que irei fazer.

Colocado por: pauloagsantos

depende de camara para camara, umas são mais rápidas a aprovar os projectos, outras mais demoradas, mas 3 anos é um prazo realista, já com alguma margem para derrapagens.

olhe a minha ficou pronta no dia 31 de Maio. Fazer os certificados energéticos, acústicos, recolher a papelada toda, só consegui pedir a licença de utilização no final de Julho. A Licença de utilização só chegou em meados de Novembro.

por isso quando pensamos que está quase, quase, ainda se leva com estas coisas.

O seu caso demorou perto de 3 anos correto? Quanto é que influenciou a situação do covid no seu caso, ou foi antes dessa fase?

0.0232 seg. NEW