Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de pedir a opinião dos entendidos porque tenho alguma confusão na minha cabeça quanto a opções de aquecimento/arrefecimento.

    Resido num apartamento t3 na zona de Santarém e para quem conhece a zona sabe que pode ser de extremos, ora um calor infernal no verão e um frio de arrepiar no inverno.

    Ainda não meti nenhum tipo de aquecimento pois queria perceber como é que a casa se portava sem nada.
    No inverno sem aquecimento nenhum a temperatura mais baixa que tive bateu nos 16º e atualmente está agradável nos 22/23º.
    No Verão logo após ter comprado a casa bateu os 27º sem qualquer tipo de arrefecimento.
    Há ainda outro ponto que gostaria de saber relativamente à humidade do ar. Ontem na sala tinha 23º e humidade do ar a 29%.

    Agora que tenho um rebento a chegar, levou-me a pensar em adquirir unidades de ar condicionado principalmente para o verão.
    Queria a vossa opinião e experiencia sobre o tema.
    Falando da casa em si, é um apartamento t3 num andar intermédio com pré-instalação de aquecimento central a gás (sem radiadores nem caldeira). Tem ainda vidros duplos e isolamento.

    Tenho ainda na sala pré-instalação de ar condicionado e logo ao lado o nosso quarto que pode também levar ar condicionado.
    Tenho ainda tubagem para aspiração central que não usamos nem temos necessidade de usar.

    Portanto após o resumo da casa, qual seria a opção mais eficiente para aquecimento/arrefecimento tendo em conta o custo/beneficio/saúde. Este ultimo parâmetro prende-se com a questão do AC e se para uma criança não trará problemas respiratórios.

    Temos uma marquise que seria fácil colocar lá uma bomba de calor ou outra coisa que permita canalizar a água para os radiadores.
    Teria somente de passar os tubos desde o sitio da caldeira até à marquise.
    Nessa mesma marquise é onde fica o ponto de entrada da aspiração central. O que me leva a questionar se é possível utilizar essa tubagem para algum tipo de aquecimento/arrefecimento por exemplo injetar o ar condicionado por ali?
    Ou no limite fazer um sistema central de ventilação mecânica.

    Em termos de rapidez e sem necessidade de grandes obras julgo ser o ar condicionado o mais adequado.
    Em termos de radiadores só permitem aquecimento, o que me leva a perguntar se é possível instalar no mesmo circuito ventilo-convetores.
    Nota* tenho também lareira que não usamos.
    Para um apartamento com 120m2 o que posso esperar a nível de gastos com os vários sistemas.

    Agradeço desde já a quem ajudar a tomar o rumo mais certo.
  2.  # 2

    Para o seu caso a única opção viável que vejo é mesmo o AC, faz quente e frio e é a solução mais equilibrada em termos de investimento.

    Colocado por: tjssa questão do AC e se para uma criança não trará problemas respiratórios

    Se o AC efetivamente fosse "mau" nesse sentido, não havia nos hospitais.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tjss
 
0.0090 seg. NEW