Colocado por: luismigPara mim a melhor opção seria bomba de calor com painéis fotovoltaicos. Consumos extremamente baixos.
Para ter noção, em minha casa tenho tudo eléctrico (aquecimento central, AQS, forno, placa de indução) e tenho uma bomba de calor de 16KW e 3 painéis fotovoltaicos.
No pico do Inverno tive o aquecimento central ligado 24 sobre 24h e o custo máximo mensal de electricidade foi 116 euros já com IVA. No mês passado já só paguei 46 euros! Daí se depreende que o consumo mensal de uma bomba de calor esxclusivamente para AQS deve ser extremamente baixo.
Tenho ideia que os painéis de aquecimento de água também consomem energia e precisam de uma manutenção mais regular.
Colocado por: Na_mouchSe o painel solar chega, eu mantinha.
Quanto a pormenores de construção veja este tópico
https://forumdacasa.com/discussion/91709/2/bloco-termico-proetics-bte-ou-termisobel-bti/#Item_4
Colocado por: sadinoEstá incluido no projeto da construção.
Colocado por: BigmouseQuestionei, porque quando fiz a ponderação, uma sistema aqs com painéis solartermicos com circuito forçado e depósito, ficava bem mais caro do que uma bomba de calor da mesma capacidade.
Para mim instalava BC e futuramente painéis fotovoltaicos. Foi a que idealizei e não estou nada arrependido.
Colocado por: sadinoque equipamentos devo comprar?somente a bomba de calor
Colocado por: sadinoA bomba de calor tem algum depósito para acumular energia??as bombas de calor exclusivamente AQS são com deposito.