Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

eu e a minha companheira vamos iniciar em Setembro a construção de uma casa nova.

Na casa atual temos painel solar para aquecimento de água e nunca tivemos grande problema (a zona é muito solarenga e a resistência só atua meia duzia de vezes por ano) mas agora o construtor aconselhou bomba de calor, ficando o preço igual.
    Qual a vantagem da bomba de calor em relação ao painel solar? Não consome muito mais eletricidade?
    Não vamos ter de inicio paineis solares para energia eletrica. Pedimos ao construtor que fique tudo preparado para serem montados daqui a 2-3 anos mas de momento não queremos ter esse custo adicional.

Já agora, quais os cuidados principais a ter e o que exigir ao construtor (isolamento e afins)?

Obrigado!!
  2.  # 2

Que valor está a cobrar pela bomba de calor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  3.  # 3

Está incluido no projeto da construção.
  4.  # 4

Para mim a melhor opção seria bomba de calor com painéis fotovoltaicos. Consumos extremamente baixos.
    Para ter noção, em minha casa tenho tudo eléctrico (aquecimento central, AQS, forno, placa de indução) e tenho uma bomba de calor de 16KW e 3 painéis fotovoltaicos.
    No pico do Inverno tive o aquecimento central ligado 24 sobre 24h e o custo máximo mensal de electricidade foi 116 euros já com IVA. No mês passado já só paguei 46 euros! Daí se depreende que o consumo mensal de uma bomba de calor esxclusivamente para AQS deve ser extremamente baixo.
    Tenho ideia que os painéis de aquecimento de água também consomem energia e precisam de uma manutenção mais regular.
  5.  # 5

Se o painel solar chega, eu mantinha.

Quanto a pormenores de construção veja este tópico

https://forumdacasa.com/discussion/91709/2/bloco-termico-proetics-bte-ou-termisobel-bti/#Item_4
  6.  # 6

Colocado por: luismigPara mim a melhor opção seria bomba de calor com painéis fotovoltaicos. Consumos extremamente baixos.
    Para ter noção, em minha casa tenho tudo eléctrico (aquecimento central, AQS, forno, placa de indução) e tenho uma bomba de calor de 16KW e 3 painéis fotovoltaicos.
    No pico do Inverno tive o aquecimento central ligado 24 sobre 24h e o custo máximo mensal de electricidade foi 116 euros já com IVA. No mês passado já só paguei 46 euros! Daí se depreende que o consumo mensal de uma bomba de calor esxclusivamente para AQS deve ser extremamente baixo.
    Tenho ideia que os painéis de aquecimento de água também consomem energia e precisam de uma manutenção mais regular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Bomba de calor com paineis fotovoltaicos não foi proposto, deve ficar bem nais caro.
    Se colocar agora só a bomba de calor ela pode ser usada futuramente com painéis colocados?
  7.  # 7

Colocado por: Na_mouchSe o painel solar chega, eu mantinha.

Quanto a pormenores de construção veja este tópico

https://forumdacasa.com/discussion/91709/2/bloco-termico-proetics-bte-ou-termisobel-bti/#Item_4

Até agora sempre chegou. Não faço a minima ideia do.consumo eletrico dos paineis ou da bomba de calor.
  8.  # 8

Questionei, porque quando fiz a ponderação, uma sistema aqs com painéis solartermicos com circuito forçado e depósito, ficava bem mais caro do que uma bomba de calor da mesma capacidade.

Para mim instalava BC e futuramente painéis fotovoltaicos. Foi a que idealizei e não estou nada arrependido.

Colocado por: sadinoEstá incluido no projeto da construção.
    Concordam com este comentário: jorgealves, konnexman
  9.  # 9

Colocado por: BigmouseQuestionei, porque quando fiz a ponderação, uma sistema aqs com painéis solartermicos com circuito forçado e depósito, ficava bem mais caro do que uma bomba de calor da mesma capacidade.

Para mim instalava BC e futuramente painéis fotovoltaicos. Foi a que idealizei e não estou nada arrependido.

E para um sistema desses (bomba de calor e futuramente paineis fotovoltaico) que equipamentos devo comprar?
    A bomba de calor tem algum depósito para acumular energia??
  10.  # 10

Colocado por: sadinoque equipamentos devo comprar?
    somente a bomba de calor

Colocado por: sadinoA bomba de calor tem algum depósito para acumular energia??
    as bombas de calor exclusivamente AQS são com deposito.

0.0143 seg. NEW