Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Não encontram nada à venda que dê para as duas? Uma moradia com anexo, por exemplo. Podiam dotar o anexo de todas as condições de conforto e viver uma numa casa e outra na outra.
    Lembrei-me porque conheço uma à venda que tem exatamente isso. Tem uma moradia pequena (onde vivia a filha) e um anexo com excelentes condições onde vivia a mãe já idosa. A idosa faleceu e a filha está a vender para ir para juntos dos filhos.
    Não sei de onde são, mas 217 m2 por 50.000 não me parece grande negócio. E acho que é pouco espaço para duas casas e um jardim.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 42

    Colocado por: Casa da Horta217 m2

    É pouco mesmo só para uma casa.
  3.  # 43

    Colocado por: HAL_9000É um facto. Mas uma por cima da outra parece ser o mais usual, até porque permite tirar partido da menor área de implantação. Mas claro que em função do orçamento e do terreno o Pipoco poderá ter diversas opções.


    Depende. Copiar o piso de baixo para o de cima... dá tanto trabalho como copiar a casa da esquerda para a direita. Depende do que se quer. Se for para passar a velhice, talvez fosse melhor num piso só.

    Depende da tipologia, do tamanho do terreno, etc...
  4.  # 44

    Colocado por: Pipoco271 m2, urbanizável, em zona de moradias (local muito bom) mas custa apenas 50,000€. Será que o motivo por ser barato é por não ser urbano e não ser plano? E já agora, acham que estas medidas são suficientes para aquilo que descrevi? Ou ia ser muito apertado?


    Dois T1 = 104m², Dois T2 = 144m² (mínimos do RGEU).

    Tem que ver o que o terreno permite construir. E em quantos pisos querem. Se ambas têm frente para a rua, etc...
  5.  # 45

    Colocado por: Pipoco(local muito bom)


    Apenas a nível de acessos aos serviços, de resto não acho assim tão bom quanto isso.

    Tem uma casa a sul a fazer sombra o ano inteiro

    A norte tem um grande eucalipal (para uns positivo para outros negativo)

    A oeste tem uma "barreira" em altura, logo uma despesa extra em muros de conteção assim que começar a construir a sua.

    A este é a estrada de acesso ao lote, que porventura seri onde ficaria a garagem ou alpendre para os carros.

    Eu metia o meu dinheiro noutro cavalo.
      cavalo fraco.png
  6.  # 46

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    É pouco mesmo só para uma casa.

    Há apartamentos T2 com 80m2 e têm divisões razoáveis. Porque é que 217m2 é pouco para uma casa?
    Sempre vivi em casas muito pequenas e não estou interessada em ter uma grande.

    No entanto para duas casas geminadas com jardim pequeno, já entendo que 200m2 poderá ser muito apertado. Se calhar 300m2 já dava mais espaço de manobra (e claro quando falo nestes valores é área de implantação).
  7.  # 47

    Colocado por: N Miguel Oliveirae. Copiar o piso de baixo para o de cima... dá tanto trabalho como copiar a casa da esquerda para a direita
    Certo, mas os valores globais serão semelhantes?



    Colocado por: N Miguel OliveiraDepende do que se quer. Se for para passar a velhice, talvez fosse melhor num piso só.
    Aqui totalmente de acordo, nunca achei pindéria a casas de 1º andar, mas lá está tudo depende do orçamento, terreno, etc.
  8.  # 48

    Um em cima e outro em baixo.. Se querem paridade... não me parece a melhor opção. Além disso quem ficar no piso de cima fica com o handicap das acessibilidades, ficando dependente de soluções mecânicas dispendiosas na aquisição e na manutenção.
    Não podem transpor o que se fazia há 30 ou 40 anos para os dias de hoje.. há regras, mas mais do que isso, é consciência destes problemas da mobilidade... E fazer uma casa de raiz, um investimento para a vida ... para o "resto" da vida...
  9.  # 49

    Nós queríamos mesmo construir de raiz porque o nosso caso é muito específico (serem duas casas relativamente pequenas). Se o terreno permitir, preferíamos apenas RC, lado a lado. Não só porque a minha mãe vai ter de ter quarto no RC, mas porque realmente se construirmos as casas, será para toda a vida e eventualmente eu e a minha irmã vamos ficar velhas também. Mas estou a ter dificuldades em encontrar terrenos (neste momento) com espaço suficiente para isso, porque queremos um quintal que dê para pelo menos uma mesa e cadeiras, e plantar uns vegetais (mais para a minha mãe se distrair quando deixar de trabalhar).

    Já pensei na possibilidade de comprar antes uma casa que dê para dividir a meio e fazer duas, mas é raro encontrar algo que dê para isso e não esteja completamente em ruínas...

    Outra coisa que me desmotiva muito é toda a gente dizer que construir é um pesadelo e para não me meter nisso que me vou arrepender, etc... Enfim.
  10.  # 50

    Colocado por: Pipocoserá para toda a vida

    Todos os dias temos pessoas a casar e a dizer que é para toda a vida, no entanto também temos todos os dias divórcios.
    Que idade é que você tem?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zemvpferreira, HAL_9000
  11.  # 51

    Colocado por: Pickaxe
    Todos os dias temos pessoas a casar e a dizer que é para toda a vida, no entanto também temos todos os dias divórcios.
    Que idade é que você tem?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zemvpferreira,HAL_9000

    Se precisa mesmo de saber, quase 35. Realisticamente ainda vou "a tempo" de criar uma família, mas não é algo que deseje.

    É como disse num comentário anterior, se fossemos a pensar que todos os casamentos vão dar ao divórcio então ninguém se casava nem construía/comprava casa. Não gosto de pensar "e se no futuro acontecer isto?" porque é tudo especulação. Então por não sabermos o dia de amanhã devemos desistir da ideia de ter uma casa?

    Já percebi a importância das casas serem independentes e concordo. Se por acaso os meus planos mudarem, pelo menos "o meu lado da casa" iria ser útil para a minha mãe viver até ao fim da sua vida. Qualquer outra coisa que aconteça, seria possível arrendar ou vender.

    Claro que se formos construir uma casa, vamos construir com a ideia de ser "para a vida toda", e não "daqui a uns anitos vamos vendê-la e construir/comprar outra". Isso para mim não faz sentido nenhum.
  12.  # 52

    Colocado por: PipocoOutra coisa que me desmotiva muito é toda a gente dizer que construir é um pesadelo e para não me meter nisso que me vou arrepender, etc... Enfim.


    Colocado por: PipocoClaro que se formos construir uma casa, vamos construir com a ideia de ser "para a vida toda", e não "daqui a uns anitos vamos vendê-la e construir/comprar outra". Isso para mim não faz sentido nenhum.


    Você nem tem ideia do quão estas duas coisas que escreveu estão relacionadas.

    Para começar, boa parte dos que dizem que construir é um pesadelo não percebem patavina de obras. Metem a pata na poça a cada passo que dão por ignorância, ou por supor em vez de clarificar em caso de dúvida. Do que vejo, 90% é disso que se trata.

    Depois boa parte dos problemas advêm precisamente da teimosia do "é para a vida toda". Tal coisa não serve como base quando avança para um projecto. Pense a casa como que se fosse para vender, com pragmatismo e critério. Sobretudo quando o orçamento é limitado.

    Quem quer algo demasiado estranho, das duas uma: Ou é um "estranho bom", uma boa raridade, e isso até faz valorizar a coisa... ou se é um estranho duvidoso não é mais que um capricho, cuja carteira terá que aguentar o rombo do custo do mamarracho. Não sendo o caso, desenhe um T1 ou T2 convencional, que lhe permita alugar ou vender, airbnb, trasformar em escritório, etc... Com 35 anos tem a vida toda pela frente ainda, e esta dá muitas voltas. Faça algo com flexibilidade suficiente para acomodar a mudança e novas vontades.

    Se você meter na cabeça que é promotor imobiliário em vez de utilizador final da obra, verá a simplicidade com que decide os materiais, o tamanho, etc... pense que vai vender a casa, mesmo que depois nunca a venda. Fizessem os seus conhecidos o mesmo que não teriam grande razão para dizer que construir é um pesadelo.

    Quanto ao terreno. Numa boa zona, um T1 (52m²) tem bastante procura. Pode até trazer mais retorno que uma tipologia maior. Um T2 faz com 72m² pelos mínimos legais. Se essas áreas para sí já são suficientes, assunto arrumado. A casa da sua irmã pode ser diferente, à maneira dela.
  13.  # 53

    Quanto à area do terreno, vou dar-lhe o exemplo da casa dos meus pais, que basicamente é um retângulo dos anos 70. Então, atualmente o tereeno tem 200m2,já teve menos, e a casa 75 m2 de implantação, acresce um alpendre bastante útil. O que lhe posso dizer sobre a área da casa? Em primeiro lugar a construção atual consome mais área do que no caso da casa dos meus pais, pelo que a area util será menor. Trata-se de um t2 que com divisões adequadas aos dias de hoje daria uma área adequada, para quem tal como a user não pretende casas mt grandes, para sala e cizinha em open space e quartos com área razoável, mas se quiser suite já tem de gerir melhor a área. Se for um rc apenas não se esqueça de mesmo sendo um t2 colocar 2 wc. Quanto ao espaço exterior, digo-lhe que menos do que a área que sobra no caso da casa dos meys pais não dará para o que quer, isto considerando espaço para automóveis. No caso deles, há espaço de lado para esravionamento de automóveis, atrás da casa há um espaço para a mesa e cadeiras e pequena piscina insuflável, para crianças, e um peqyeno espaço onde o meu pai planta alguns vegetais. De outro lado um terraço, onde é estendida a roupa, permite a passagem entre as 2 portas de entrada da casa e apreciar a vista, por fim à frente tem apenas um pequeno corredor que separa a rua da entrada da casa, onde apenas tem um canteiro bastante estreito, para aí meio metro. Espero ter ajudado a ter uma noção do espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pipoco
 
0.0214 seg. NEW