Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Existe alguma forma de evitar todos os interruptores que vemos hoje, principalmente na entrada das casas. Sei que com KNX e dinheiro é fácil :)

    A ideia seria tentar evitar aqueles espelhos triplos, quádruplos.

    Tenho andado a pesquisar, mas interruptores multifunções é quase tudo à base de KNX. Conhecem outras soluções?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
  2.  # 2

    Ter esses candeeiros todos no mesmo interruptor? É um bocado parvo mas se quiser mesmo, é a solução prática. Também pode eliminar a iluminação de tecto/parede e passar tudo a candeeiros de pé, coisa que a mim me agrada muito mais.
  3.  # 3

    Colocado por: jpedrocarvalhoA ideia seria tentar evitar aqueles espelhos triplos, quádruplos.

    Um duplo não chega? 1 circuito de ilum. exterior do átrio/ 1 circuito iluminação interior Atrio/ circulação.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Um duplo não chega? 1 circuito de ilum. exterior do átrio/ 1 circuito iluminação interior Atrio/ circulação.


    E depois os estores? Com 2 estores, e 1 duplo para iluminação, já estamos a falar de um espelho triplo.

    Com KNX temos aqueles com várias teclas, ou touchscreen com várias páginas de funções. Mas para coisas como Shelly, Zwave, Zeegbee, não encontro nada disso.
  5.  # 5

    Colocado por: jpedrocarvalhoE depois os estores?

    Meta Wi-fi.. mete shelly, SONOFF, etc...
    Junto à porta de entrada, normalmente não há comandos de estore.
  6.  # 6

    O sHelly, comanda com o seu smartphone, ou integra em Home assistance. Os Shelly na aplicação permite criar cenários e utilizar ao mesmo tempo as teclas normais. Faz o que quiser daquilo.

    Ainda assim, é melhor nunca efectuar um sistema totalmente dependente desse tipo de equipamentos... têm problemas, avariam, desprogramam, falta o wi-fi, etc...
  7.  # 7

    Colocado por: jpedrocarvalho

    E depois os estores? Com 2 estores, e 1 duplo para iluminação, já estamos a falar de um espelho triplo.



    Separa os estores para outro sítio? Se o incomoda, e compreendo que incomode porque a mim também me chateia, não centralize os comandos todos. Deixe os interruptores dos estores ao pé dos mesmos. Os interruptores das luzes, a mesma coisa.

    Junta a isso alguns interruptores duplos e pode cortar completamente nos blocos de interruptores. Fica só com uns quadrados isolados aqui e ali.
  8.  # 8

    Pode sempre também optar pelo solução de domótica da efapel. Consegue ter até 4 teclas individuais num espelho
  9.  # 9

    Existe um touch panel da sonoff que podes gostar mas eu recomendo DALI ou Knx.

    Na minha casa vou ter 1 interruptor por divisão vai ser tudo KNX e a iluminação em DALI.

    Se precisar de contactos diga.
  10.  # 10

    Colocado por: tiagodiafExiste um touch panel da sonoff que podes gostar mas eu recomendo DALI ou Knx.

    Na minha casa vou ter 1 interruptor por divisão vai ser tudo KNX e a iluminação em DALI.

    Se precisar de contactos diga.


    Olá Tiagodiasf, podes enviar alguns contactos? De que zona é? [email protected]

    Obrigado,
    Cmps
  11.  # 11

  12.  # 12

    Colocado por: Apfmpodes enviar alguns contactos?
    Feito

    Colocado por: ApfmDe que zona é?
    Viseu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apfm
  13.  # 13

    Antes de tudo boa tarde a todos e obrigado pelo partilha que existe nesta comunidade. Comprei um apartamento em construção e ando com muito interesse num sistema knx para iluminação, estores, tomadas, ac e mais umas coisinhas. O primeiro objetivo é a automação e controlo pelo telemóvel de todos os sistemas, o segundo e evitar ter caixas e caixinhas por tudo quanto é parede! Acho horrível. Por isto e visto o seu comentário gostaria das possível de ter alguns contactos de empresas de confiança e com conhecimento na matéria.

    Colocado por: tiagodiafExiste um touch panel da sonoff que podes gostar mas eu recomendo DALI ou Knx.

    Na minha casa vou ter 1 interruptor por divisão vai ser tudo KNX e a iluminação em DALI.

    Se precisar de contactos diga.


    Depois disso, e com muita pesquisa ainda não consegui ter a mínima ideia do quando pode custar a mais. A compra inclui a instalação elétrica tradicional completa, quanto aproximadamente pode custa a mais uma instalação knx? Sei que depende de caso para caso mas há alguma relação aproximadamente da diferença?
  14.  # 14

    contact Easidomo
    Concordam com este comentário: Easidomo, flopes109
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Easidomo
  15.  # 15

    Caixas e caixinhas vai continuar a ter, uma vez que o projeto tem de cumprir as regras técnicas RTIEBT e ITED.
  16.  # 16

    Colocado por: toscaninhoDepois disso, e com muita pesquisa ainda não consegui ter a mínima ideia do quando pode custar a mais. A compra inclui a instalação elétrica tradicional completa, quanto aproximadamente pode custa a mais uma instalação knx? Sei que depende de caso para caso mas há alguma relação aproximadamente da diferença?


    Os contactos que posso partilhar são:
    Eurodomótica (Lisboa): https://www.eurodomotica.com/contacto
    Paulo Martins (Porto): ex-formador da ATEC +351 934 458 529
    Projedomus (Coimbra): https://www.projedomus.com/#contactos


    Em relação à instalação tradicional e como já disse o Varejote tem de cumprir na mesma a RTIEBT a diferença pode estar nos interruptores que se forem KNX "deixa" de fazer parte da rede elétrica e tem muitas mais linhas direta ao quadro onde vai ter os módulos KNX, por exemplo para uma lâmpada vai ter de ter uma linha (fase+neutro+terra) direta do quadro e isto é que tem de cumprir a RTIEBT em relação ao comando interruptor tem mais liberdade porque é da rede KNX e de baixa tensão, pode inclusive ligar de uns para os outros.

    Os custos é muito relativo, cada casa é uma casa e o KNX varia muito com as suas necessidades, é um sistema de deve ser pensado em função das vivencias de cada habitação, mas tem de contar com mais cobre para as linhas diretas, quantos mais interruptores KNX quiser mais caro, quantidade de sensores que necessita, na iluminação dependendo do layout da casa pode até compensar usar DALI. Vai ter mesmo de pedir orçamentos.

    Caso queira soluções mais baratas pode sempre optar por soluções mais DYI menos robustas que o KNX como por exemplo shelly, sonoff, Tuya, etc etc
  17.  # 17

    Tb tinha ideia disso, mas desisti. Vou manter o mais simples possível, só colocar a automação dos estores com shelly.

    Pelo que vejo à minha volta, depois andam sempre com probleminhas, assim não existe nada disso.
  18.  # 18

    Colocado por: paulosTb tinha ideia disso, mas desisti. Vou manter o mais simples possível, só colocar a automação dos estores com shelly.

    Pelo que vejo à minha volta, depois andam sempre com probleminhas, assim não existe nada disso.


    Mas que probleminhas?! Acha que com shelly não vai ter? :)
  19.  # 19

    Colocado por: tiagodiafFeito

    Viseu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Apfm

    Viseu, é procurar no Google por domótica knx Viseu
  20.  # 20

    Colocado por: konnexman

    Mas que probleminhas?! Acha que com shelly não vai ter? :)

    Tenho shelly faz 6 anos, nunca mas nunca falhou. Se mantiver com este racio é tranquilo.

    O que vejo é que a malta quer tudo cheio de domótica, até para tirar cafés, cai um pouco no absurdo, depois andam sempre com isto e aquilo que não funciona. A meu ver manter as coisas simples é o melhor.
 
0.0198 seg. NEW