Iniciar sessão ou registar-se
    • xana_
    • 3 fevereiro 2010 editado

# 1

Boa tarde,

Tenho uma caldeira chaffoteaux & maury e, sendo a 1ª vez que tenho uma caldeira, não sei como aumentar a pressão. o manómetro marca 0 (baixou após ligar o aquecimento central).
    Não sei onde mexer para aumentar a pressão e não me entendo com o manual.. Podem ajudar-me?

Obrigada!
  1.  # 2

Boa noite!
    Também tenho uma e descobri como aumentar a pressão depois de rodar o botão errado e levar uma "encharcadela". :-)
    Espreite por baixo da caldeira e no seu lado direito vai encontrar uma espécie de "torneira" preta com um botão vermelho...não rode esse senão leva "banho" esse é para retirar pressão.:-)
    Á frente dessa tem uma torneira que no meu caso é azul claro, rode-a no sentido dos ponteiros do relógio e controle no manómetro a pressão...quando estiver com pressão a mais já sabe...é na torneira com o botão vermelho.

Eu também não me dou com manuais...só em ultimo caso! Daí ter levado "banho". Isto depois de ter ligado com o fornecedor da caldeira a avisar que estava com o mesmo problema que referiu, e este dizer-me que a caldeira precisava de uma revisão todos os anos...bla, bla, bla. Ainda bem que não fui na conversa.

Se não se safar avise que eu desta vez levo a máquina fotográfica com o cartão...lol
    E verdade, fui ao sótão para tirar uma foto e não tinha o cartão de memória na máquina.

Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana_
  2.  # 3

Boa tarde,
    Quero agradecer-lhe pela explicação detalhada, só desejava que a minha caldeira fosse igual à sua, porque ontem estive de volta dela e não me parece que seja..
    Nem me importava de apanhar um banho, desde que conseguisse entender-me com a caldeira :)
    Será que com as fotos me conseguem ajudar?
    É que já tentei mexer na única que se parece com uma torneira, mas não se mexe..
    Obrigada pela ajuda!
      P20400820.JPG
  3.  # 4

boa tarde
    se a torneira n se mexe pode estar calcinada mas tudo aponta para que seja essa tire a parte preta que esta presa com o parafuso e tente rodar com uma chave a medida . mas no lado direito dessa tem aqueles duas rodas pretas ja exprimentao se elas rodam.tb pode ser entre as duas tem ai na foto uma que parece ter o genero de um parafuso tente rodar com uma chave
    NOTA não utilize alicates nas torneiras pois se elas não abrir vai dar cabo delas
  4.  # 5

Realmente tudo aponta para que seja essa torneira. E deve ser nessa que aumenta ou reduz a pressão. Pode estar calcinada realmente...deite um bocado de "bala" para lubrificar e tirar ferrugem e tente rodar . E diga como correu. A torneira da minha caldeira tb não roda muito facilmente. Já agora...qual é o modelo da sua caldeira?

Cump.
    Lucilio
  5.  # 6

a assistência da Zantia deixou a minha caldeira com tá pressão de 0.8 . Isso não e exageradamente baixo ?
  6.  # 7

Olá, boa arde,

Desde já agradeço a celeridade das vossas respostas.
    A marca da minha caldeira é Chaffoteuax & Maury- Compy FF.
    Já fiz como me aconselharam e realmente é aquela a torneira, porque como consegui ver depois de tirar o parafuso, a peça tem um + e um -, portanto só pode ser ali. Agora, deve estar calcinada, porque não mexe e depois de tirar a parte preta não consigo rodar a peça.
    Vou tentar pôr "bala" e há-de funcionar (espero eu..).
    Em relação à pressão do manómetro, quando a inspeccção cá veio, disseram-me que deveria manter o manómetro com a pressão acima de 1.0 e na altura deixaram ficar como estava, entre 1 e 2.

Cump.
    Xana
      forum casa.jpg
  7.  # 8

agora que vejo a torneira, pensso que não deve ser essa, normalmente voçê abra a torneira ate a pressão estar na indicada e depois torna a fechar, essa preta deve ser para +ou- cuadal de agua, se poder tira fotos as varias entradas como fes e essa e coloque aqui para vermos melhor
  8.  # 9

Pois faz sentido o que explicou. Bem, só se forem aquelas duas do lado direito, mas não consigo rodar.. Será que são essas, em vez da outra?
    É que não há mais hipóteses, do lado esquerdo não tem nada onde se possa mexer.
    Cump.
    Xana
      forum casa2.jpg
  9.  # 10

Xana, já tive uma caldeira e a torneira de aumentar a pressão era semelhante a essa, agora, sendo essa, ela funciona com pressão, logo, terá que fazer alguma força para rodar a torneira. Na minha era assim, não estava calcinada.
  10.  # 11

Bom dia a todos,
    desculpem recuperar este tópico, mas foi este que me ajudou nos últimos dias. Tenho uma caldeira Junkers Euroline, e pretendia regular a pressão da mesma, tendo em conta que a pressão está mesmo a passar o 1. E estou já a prever que caso a minha filha se lembre de abrir um dos parafusos dos radiadores do aquecimento central e possa sair algum ar que existe nas tubagens, a caldeira baixe do 1 e já não irá ligar.

Bom, por este motivo pretendia abrir a torneirinha preta (que já identifiquei e sei exactamente qual é) para que possa regular a pressão, no entanto a "sacana" não mexe!!!! já não sei o que fazer. A dita torneira tem uma capa preta, como já foi postado aqui, e retirando essa capa fica visível o parafuso do mecanismo da torneira. Já tentei de tudo, já fiz tanta força que o rasgo do parafuso alargou e agora já só tenho uma chave de fendas que consegue safar-me. Mas antes que também esta deixe de encaixar no dito parafuso, resolvi perguntar-vos se já tiveram este problema de a torneira não rodar e o que podemos fazer.

Já disparei WD-40 sobre o parafuso mas não me parece que tenha tido grande efeito.

aguardo as vossas soluções
    obrigado desde já

João Martins
  11.  # 12

é desta torneira preta que se vê do lado esquerdo da imagem, entre os fios amarelos, que vos falo.

Torneira

0.0147 seg. NEW