Tenho uma caldeira chaffoteaux & maury e, sendo a 1ª vez que tenho uma caldeira, não sei como aumentar a pressão. o manómetro marca 0 (baixou após ligar o aquecimento central). Não sei onde mexer para aumentar a pressão e não me entendo com o manual.. Podem ajudar-me?
Boa noite! Também tenho uma e descobri como aumentar a pressão depois de rodar o botão errado e levar uma "encharcadela". :-) Espreite por baixo da caldeira e no seu lado direito vai encontrar uma espécie de "torneira" preta com um botão vermelho...não rode esse senão leva "banho" esse é para retirar pressão.:-) Á frente dessa tem uma torneira que no meu caso é azul claro, rode-a no sentido dos ponteiros do relógio e controle no manómetro a pressão...quando estiver com pressão a mais já sabe...é na torneira com o botão vermelho.
Eu também não me dou com manuais...só em ultimo caso! Daí ter levado "banho". Isto depois de ter ligado com o fornecedor da caldeira a avisar que estava com o mesmo problema que referiu, e este dizer-me que a caldeira precisava de uma revisão todos os anos...bla, bla, bla. Ainda bem que não fui na conversa.
Se não se safar avise que eu desta vez levo a máquina fotográfica com o cartão...lol E verdade, fui ao sótão para tirar uma foto e não tinha o cartão de memória na máquina.
Boa tarde, Quero agradecer-lhe pela explicação detalhada, só desejava que a minha caldeira fosse igual à sua, porque ontem estive de volta dela e não me parece que seja.. Nem me importava de apanhar um banho, desde que conseguisse entender-me com a caldeira :) Será que com as fotos me conseguem ajudar? É que já tentei mexer na única que se parece com uma torneira, mas não se mexe.. Obrigada pela ajuda!
boa tarde se a torneira n se mexe pode estar calcinada mas tudo aponta para que seja essa tire a parte preta que esta presa com o parafuso e tente rodar com uma chave a medida . mas no lado direito dessa tem aqueles duas rodas pretas ja exprimentao se elas rodam.tb pode ser entre as duas tem ai na foto uma que parece ter o genero de um parafuso tente rodar com uma chave NOTA não utilize alicates nas torneiras pois se elas não abrir vai dar cabo delas
Realmente tudo aponta para que seja essa torneira. E deve ser nessa que aumenta ou reduz a pressão. Pode estar calcinada realmente...deite um bocado de "bala" para lubrificar e tirar ferrugem e tente rodar . E diga como correu. A torneira da minha caldeira tb não roda muito facilmente. Já agora...qual é o modelo da sua caldeira?
Desde já agradeço a celeridade das vossas respostas. A marca da minha caldeira é Chaffoteuax & Maury- Compy FF. Já fiz como me aconselharam e realmente é aquela a torneira, porque como consegui ver depois de tirar o parafuso, a peça tem um + e um -, portanto só pode ser ali. Agora, deve estar calcinada, porque não mexe e depois de tirar a parte preta não consigo rodar a peça. Vou tentar pôr "bala" e há-de funcionar (espero eu..). Em relação à pressão do manómetro, quando a inspeccção cá veio, disseram-me que deveria manter o manómetro com a pressão acima de 1.0 e na altura deixaram ficar como estava, entre 1 e 2.
agora que vejo a torneira, pensso que não deve ser essa, normalmente voçê abra a torneira ate a pressão estar na indicada e depois torna a fechar, essa preta deve ser para +ou- cuadal de agua, se poder tira fotos as varias entradas como fes e essa e coloque aqui para vermos melhor
Pois faz sentido o que explicou. Bem, só se forem aquelas duas do lado direito, mas não consigo rodar.. Será que são essas, em vez da outra? É que não há mais hipóteses, do lado esquerdo não tem nada onde se possa mexer. Cump. Xana
Xana, já tive uma caldeira e a torneira de aumentar a pressão era semelhante a essa, agora, sendo essa, ela funciona com pressão, logo, terá que fazer alguma força para rodar a torneira. Na minha era assim, não estava calcinada.
Bom dia a todos, desculpem recuperar este tópico, mas foi este que me ajudou nos últimos dias. Tenho uma caldeira Junkers Euroline, e pretendia regular a pressão da mesma, tendo em conta que a pressão está mesmo a passar o 1. E estou já a prever que caso a minha filha se lembre de abrir um dos parafusos dos radiadores do aquecimento central e possa sair algum ar que existe nas tubagens, a caldeira baixe do 1 e já não irá ligar.
Bom, por este motivo pretendia abrir a torneirinha preta (que já identifiquei e sei exactamente qual é) para que possa regular a pressão, no entanto a "sacana" não mexe!!!! já não sei o que fazer. A dita torneira tem uma capa preta, como já foi postado aqui, e retirando essa capa fica visível o parafuso do mecanismo da torneira. Já tentei de tudo, já fiz tanta força que o rasgo do parafuso alargou e agora já só tenho uma chave de fendas que consegue safar-me. Mas antes que também esta deixe de encaixar no dito parafuso, resolvi perguntar-vos se já tiveram este problema de a torneira não rodar e o que podemos fazer.
Já disparei WD-40 sobre o parafuso mas não me parece que tenha tido grande efeito.