Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos companheiros,

    Ora bem, como o titulo do tópico indica, venho pedir-vos uma opinião sincera, sobre valores de construção da minha futura moradia.

    Já tenho terreno, projeto e estou neste momento em vias de avançar de começarmos a tratar das especialidades.

    Isto é para ser construido no Pinhal do General, Fernão Ferro (Seixal).

    Orçamento para construção 200k... É suficiente? Disseram-me para contar com valores entre os 1500 a 1600€ por m2. Será viável estes valores?

    Em relação aos acabamentos, não pretendo nada de luxuoso e o isolamento será em capoto.

    Deixo a planta para vossa interpretação em anexo
  2.  # 2

    aqui
      img].png
  3.  # 3

    Xanin.
    Uma pergunta genérica.

    Qual a vantagem de todos aqueles recortezinhos?!???
    E na IS de baixo aquilo é um urinol?!
  4.  # 4

    Colocado por: xaninhowIsto é para ser construido no Pinhal do General, Fernão Ferro (Seixal).

    Orçamento para construção 200k... É suficiente? Disseram-me para contar com valores entre os 1500 a 1600€ por m2. Será viável estes valores?

    Em relação aos acabamentos, não pretendo nada de luxuoso e o isolamento será em capoto.


    Pois não sei... E o que diz o arquiteto que contratou?
    Esses valores de referencia não me parecem descabidos... se tem 200k e se lhe irá custar os tais 1500€/m2 - dá teoricamente para cerca de 130m2 de Ab. Acho que consegue mais em conta, mas depende de quem irá construir e da maior ou menor complexidade do seu projecto.

    Neste momento, tenho um projecto para Vila Franca de Xira e estamos a rever programa e áreas... Eu já tinha avisado.. Mas as pessoas querem sempre mais. Estão a pagar segundo Estudo Prévio. Já reduzi de T5 para T4, e cerca de 50m2, em areas brutas e menos 30m2 em cave.

    Tive como estimativa, para uma moradia (grande), em Palmela, 1300€/m2 + IVA. SÓ estou a efectuar Coordenação de projectos, especialidades e Mapas de quantidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfcp
  5.  # 5

    Colocado por: gil.alvesQual a vantagem de todos aqueles recortezinhos?!??

    São os tiques aqui da zona....para ficar menos simplex... Bem como as palas e palinhas de 50cm ou menos e as varandas de 1.00m, que de nada servem e que só arranjam despesa.É o que mais se vê...
    Também há alguns bons projectos, simples, para este lotes minusculos, com uma grande área de implantação vs terreno..
  6.  # 6

    Colocado por: gil.alvesE na IS de baixo aquilo é um urinol?!

    É um bidé .. parece-me.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    São os tiques aqui da zona....para ficar menos simplex... Bem como as palas e palinhas de 50cm ou menos e as varandas de 1.00m, que de nada servem e que só arranjam despesa.É o que mais se vê...
    Também há alguns bons projectos, simples, para este lotes minusculos, com uma grande área de implantação vs terreno..

    Portanto há que gastar em “paneleiri****” destas mas não em qualidade de vida.
    Acho que sim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Pois não sei... E o que diz o arquiteto que contratou?
    Esses valores de referencia não me parecem descabidos... se tem 200k e se lhe irá custar os tais 1500€/m2 - dá teoricamente para cerca de 130m2 de Ab. Acho que consegue mais em conta, mas depende de quem irá construir e da maior ou menor complexidade do seu projecto.

    Neste momento, tenho um projcto para Vila Franca de Xira e estamos a rever programa e áreas... Eu já tinha avisado.. Mas as pessoas querem sempre mais. Estão a pagar segundo Estudo Prévio. Já reduzi de T5 para T4, e cerca de 50m2, em areas brutas e menos 30m2 em cave.

    Tive como estimativa, para uma moradia (grande), em Palmela, 1300€/m2 + IVA. SÓ estou a efectuar Coordenação de projectos, especialidades e Mapas de quantidades.

    Foi mesmo o meu arquiteto que me deu esses valores de referência de preços por m2. Eu inicialmente pensei que fosse possivel fazer por um valor mais baixo, mas com todos os aumentos e afins tenho receio que ultrapasse esse intervalo, até porque não tenho conhecimento sobre os preços praticados na zona.

    Eu inicialmente tinha em mente optar por um t4 mas decidimos em conjunto avançar pelo t3 com 130m2 mesmo por questões de orçamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    o pior, é que a escada não cumpre as acessibilidades e como tem de ter um quarto acessível, bom como um percurso acessível até ele. Olhe, está mal...
    Assim como a IS acessivel, o lavatorio / porta de acesso, está em conflito de areas de manobra. Aliás dava para fazer um layout bem melhor... sem uma sanita de frente para a porta, etc...
  10.  # 10

    Colocado por: gil.alves
    Portanto há que gastar em “paneleiri****” destas mas não em qualidade de vida.
    Acho que sim.

    .
  11.  # 11

    Xaninhow, por esse valor não me parece descabido.
    Há coisas que podia fazer para simplificar para "cumprir" um orçamento. Mas sendo que está aprovado agora é fazer.

    Mantenha os materiais controlados invista em qualidade onde puder mas deverá ser um valor possível de cumprir.
    Mas lá está... um projecto é um todo. começa em projecto. e pensar em todas as especialidades num todo para que simplificando um todo os valores sejam passíveis de controlar!


    P.S. deixei de conseguir abrir a planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaninhow
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradaso pior, é que a escada não cumpre as acessibilidades e como tem de ter um quarto acessível, bom como um percurso acessível até ele. Olhe, está mal...
    Assim como a IS acessivel, o lavatorio / porta de acesso, está em conflito de areas de manobra. Aliás dava para fazer um layout bem melhor... sem uma sanita de frente para a porta, etc...

    Obrigado pelas dicas, entrarei em contacto com o arquiteto em relação a isso.

    De salientar apenas que a planta ainda não está 100% finalizada, o arquiteto está a finalizar as peças desenhadas a carecer ainda de validação da minha parte.
  13.  # 13

    Colocado por: gil.alvesXaninhow, por esse valor não me parece descabido.
    Há coisas que podia fazer para simplificar para "cumprir" um orçamento. Mas sendo que está aprovado agora é fazer.

    Mantenha os materiais controlados invista em qualidade onde puder mas deverá ser um valor possível de cumprir.
    Mas lá está... um projecto é um todo. começa em projecto. e pensar em todas as especialidades num todo para que simplificando um todo os valores sejam passíveis de controlar!


    P.S. deixei de conseguir abrir a planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xaninhow


    Agradeço o feedback Gil.

    De facto, esqueci-me de salientar, os 200k são, unica e exclusivamente, para a construção da moradia. Todo o restante, arquiteto, especialidades, visitas à obra, etc é tudo pago à parte e não contemplam no orçamento dos 200k
  14.  # 14

    Colocado por: xaninhowDe facto, esqueci-me de salientar, os 200k são, unica e exclusivamente, para a construção da moradia. Todo o restante, arquiteto, especialidades, visitas à obra, etc é tudo pago à parte e não contemplam no orçamento dos 200k

    Certo.. "nós" sabemos disso...
  15.  # 15

    Então...peça para a courete da Cozinha ficar a ocupar o espaço no armário de 40cm, ao invés de estragar o roupeiro do quarto...

    O quarto com privilegio de ter uma varanda... não tem arrumação nenhuma!? e ainda por cima não cumpre o RGEU, pois para a área em causa, tem de permitir inscrever um círculo com 2.40m de diametro.
    Na sala de jantar, para que serve a janelinha pequena!? Logo ao lado do grande envidraçado!?

    A courete projetada no piso +1, para a fuga da lareira.. também não me parece que vá funcionar, devido ao desvio que a mesma tem em relação ao localização da coluna do recuperador.

    A escada tem de ter no minimo 1.00m de largura e não 92cm.
    As acessibilidades, estão uma desgraça... reforço isto. portas de quartos, escada, porta de acesso... falta das zonas de manobra obrigatórias.. etc....

    Faça menos recortes que resolve isso sem encarecer a obra. Os recortes fazem menos area bruta, mas encarem mais a obra/m2. Mais vale ter 135m2 sem recortes, do que 130m2 com recortes... É capaz de custar o mesmo e ainda fica com melhores áreas e resolução dos espaços interiores.
    Os recortes alem dos constantes em planta, há também a considerar os que se consideram em alçado/ corte. No seu caso tem uma série de pisos/ coberturas fora do alinhamento em sobreposição. Também eles vêm trazer questões de resolução em termos de impermeabilização e isolamento térmico e encarecem a obra. O que lhe propõem, parece-me que poucas mais valias lhe trazem...


    Colocado por: xaninhowDe salientar apenas que a planta ainda não está 100% finalizada, o arquiteto está a finalizar as peças desenhadas a carecer ainda de validação da minha parte.


    Essa planta, precisa de levar muitas voltas. de muita reflexão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfcp
  16.  # 16

  17.  # 17

    parece uma planta fraca de uma moradia pequena dos anos 80/90
    espanta-me que isso venha de um arquiteto.
    nos tempos que correm e ás portas de Lisboa fico de boca aberta a olhar para isso.
    em todo o caso qualquer centimo acima de 200 K para construir essa casa é dinheiro deitado fora.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  18.  # 18

    Apenas para que não se diga que é só bota abaixo
    este estudo foi feito numa hora se tanto
    sem conhecer todas as condicionantes mas respeitando a tipologia e as dimensões do retangulo.
    Concordam com este comentário: BrunoS87, Rui_Mendes, Djdasa, JoseMBOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfcp
  19.  # 19

    Colocado por: marco1Apenas para que não se diga que é só bota abaixo
    este estudo foi feito numa hora se tanto
    sem conhecer todas as condicionantes mas respeitando a tipologia e as dimensões do retangulo.
    Concordam com este comentário:BrunoS87

    fds oh Marco(!)….
    Mereces mesmo uma jantarada de muita gente por aqui, eu incluido!!!
    Que top homem!!
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, bfcp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  20.  # 20

    já agora
    porque são wc a mais, fica no RC uma social pequena

    alarga-se a escada, e faz-se a wc acessivel no 1ºandar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino, bfcp
 
0.0237 seg. NEW