Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Sendo que da para descontar no IRS diversas despesas como IMI, Condominio e varios gostava de esclarecer uma duvida.

    Se eu por exemplo receber 10 000 Euros de renda e ter despesas de IMI e outros de 1000 Euros, os 28% vao ser sobre 9000 Euros ou as despesas nao sao descontadas 1:1?
    ja me disseram que nao era 1:1 mas tambem ja li que era o IRS sobre os 9000 Euros.

    Alguem me pode esclarecer?

    obrigado
  2.  # 2

    O IRS é sobre o valor das rendas retirando TODAS as despesas autorizadas : IMI, condomínio, seguro, obras documentadas. Quando preencher o Anexo F vai encontrar todos os campos para colocar essas despesas.
    Concordam com este comentário: Supporter
  3.  # 3

    Colocado por: CarvaiO IRS é sobre o valor das rendas retirando TODAS as despesas autorizadas : IMI, condomínio, seguro, obras documentadas. Quando preencher o Anexo F vai encontrar todos os campos para colocar essas despesas.
    Concordam com este comentário:Supporter


    entao quer dizer que tenho razao e que me faz o IRS esta mal?
    eu sou vou pagar os 28% sobre os 9000 Euros

    Obrigado
  4.  # 4

    Se preencheu bem a declaração é isso mesmo.
  5.  # 5

    Colocado por: Hausbauen

    entao quer dizer que tenho razao e que me faz o IRS esta mal?
    eu sou vou pagar os 28% sobre os 9000 Euros

    Obrigado


    Não.
    Os 28% é do valor TOTAL recebido de rendas.
    Apurados esses 28%, os valores que introduzir como despesas são descontados ao valor apurado (28%).
    É só introduzir os valores na declaração de irs, as contasquem as faz é o fisco.
  6.  # 6

    Colocado por: LMigAlves

    Não.
    Os 28% é do valor TOTAL recebido de rendas.
    Apurados esses 28%, os valores que introduzir como despesas são descontados ao valor apurado (28%).
    É só introduzir os valores na declaração de irs, as contasquem as faz é o fisco.



    desculpe, visto que tenho alguem a fazer me o IRS nao sei como sao feitas as contas. mas estou desconfiado que quem anda a fazer anda a fazer mal
    entao quer dizer que por ex:
    28% sobre 10000 Euros da 2800 Euros, sobre esses 2800 Euros sao descontados os 1000 Euros, quer dizer que iria pagar 1800 Euros de IRS certo? ou estou a interpretar mal?

    obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: LMigAlves

    Não.
    Os 28% é do valor TOTAL recebido de rendas.
    Apurados esses 28%, os valores que introduzir como despesas são descontados ao valor apurado (28%).
    É só introduzir os valores na declaração de irs, as contasquem as faz é o fisco.

    ERRADO (infelizmente)
  8.  # 8

    Colocado por: Hausbauen
    entao quer dizer que por ex:
    28% sobre 10000 Euros da 2800 Euros, sobre esses 2800 Euros sao descontados os 1000 Euros, quer dizer que iria pagar 1800 Euros de IRS certo? ou estou a interpretar mal?

    obrigado


    Está a interpretar mal.
    A taxa dos 28% incide sobre o rendimento liquido, não sobre o rendimento bruto.
    Rendimento liquido = Valor das rendas - todas as despesas.
    Concordam com este comentário: Carvai, Supporter
  9.  # 9

    Colocado por: size

    Está a interpretar mal.
    A taxa dos 28% incide sobre o rendimento liquido, não sobre o rendimento bruto.
    Rendimento liquido = Valor das rendas - todas as despesas.
    Concordam com este comentário:Carvai


    Entao foi o que eu disse antes :

    10000 Euros de renda -1000 Euros de despesas = 9000 Euros / 28% = IRS de 2520 Euros

    Certo?
  10.  # 10

    Colocado por: Hausbauen

    Entao foi o que eu disse antes :

    10000 Euros de renda -1000 Euros de despesas = 9000 Euros / 28% = IRS de 2520 Euros

    Certo?


    Os valores na declaração estão corretos?
  11.  # 11

    Colocado por: LMigAlves

    Os valores na declaração estão corretos?


    os quais valores se esta a referir?
    os numeros sao redondos para facilitar as contas
  12.  # 12

    Colocado por: Hausbauen

    os quais valores se esta a referir?
    os numeros sao redondos para facilitar as contas


    Os valores que tem na sua declaração de IRS.
  13.  # 13

    Colocado por: LMigAlves

    Os valores que tem na sua declaração de IRS.


    ha mais coisas que nao batem certas, por isso é que quero indo tirando as duvidas uma a uma
    e isto era uma duvida se as despesas sao descontadas 1:1 ou se ha uma formula qualquer
  14.  # 14

    Na sua declaração de IRS tem lá os valores no anexo dos rendimentos prediais.
    Se os valores estão corretos está tudo ok.
    Se algum está incorreto tem de fazer uma nova declaração de IRS a corrigir essa.
    Está na declaração de IRS o valor total de rendas recebidas, condomínio, IMI... tudo isso tem lá campos próprios, é só ver se estão certos.
  15.  # 15

    Colocado por: Hausbauen

    ha mais coisas que nao batem certas, por isso é que quero indo tirando as duvidas uma a uma
    e isto era uma duvida se as despesas sao descontadas 1:1 ou se ha uma formula qualquer


    Quem lhe faz a declaração de IRS só tem de introduzir os valores, a fórmula depois é o fisco que aplica.
  16.  # 16

    Colocado por: LMigAlvesEstá na declaração de IRS o valor total de rendas recebidas, condomínio, IMI... tudo isso tem lá campos próprios, é só ver se estão certos.

    Não, na declaração de IRS pré-preenchida só aparece o IMI. Despesas de condomínio, seguro e obras são introduzidas manualmente.
  17.  # 17

    Colocado por: Carvai
    Não, na declaração de IRS pré-preenchida só aparece o IMI. Despesas de condomínio, seguro e obras são introduzidas manualmente.


    mas ainda estou na duvida se as despesas sao descontadas 1:1 no rendimento
  18.  # 18

    Se o imóvel é seu a 100% as despesas são descontadas nessa proporção. No entanto, se tiver o imóvel 50% 50%, por exemplo, e se tem faturas em seu nome, apenas consegue deduzir na sua linha de rendimento.

    Peça ajuda ao seu contabilista para lhe explicar os cálculos ou mude de contabilista!
  19.  # 19

    Colocado por: SupporterSe o imóvel é seu a 100% as despesas são descontadas nessa proporção. No entanto, se tiver o imóvel 50% 50%, por exemplo, e se tem faturas em seu nome, apenas consegue deduzir na sua linha de rendimento.

    Peça ajuda ao seu contabilista para lhe explicar os cálculos ou mude de contabilista!


    eu acho que vou ter mas é mesmo de mudar de contabilista
 
0.0210 seg. NEW