Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    No sentido de reparar infiltrações de água no telhado da minha habitação, o empreiteiro sugeriu que para evitar as infiltrações de agua deveria colocar subtelha onduline, uma vez que a estrutura é de madeira com pouca inclinação e tenha apenas telha logica marselha da covert.
    Neste sentido, alguém com experiencia podia informa-me que tipo de onduline subtelha deveria instalar. Tratei com o empreiteiro de comprar e ele instalar. Quando comecei a consultar o mercado deparei-me com vários artigos para o efeito. Desde subtelha onduline ST 50, que pelo que parece deixaram de fabricar, subtelha ST150, placa subtelha ST50Lusa/marselha da imperplaca, e outras da concorrência. Falei com o empreiteiro sobre a minha dúvida mas ele não conseguiu dizer qual deveria comprar porque parece que chamam todos os artigos de onduline. Se houver alguém que entende sobre este tema, agradeço a opinião. Obrigado e boas construções
  2.  # 2

    o mais importante é ter um bom caderno de encargos e definir os remates com chaminés, rufos, encosto a vizinhos, etc, etc.
    A marca é o menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leal235
  3.  # 3

    Bom dia,

    Penso que o carpinteiro e empreiteiro não têm caderno de encargos, não me falaram nisso. Os remates junto a vizinha será uma construção de muro de alvernaria em cima do muro existente para a vedação do telhado com tijolo furado triplo de 30x20x15 assente com argamassa de cimento. Colocação em chapa metálica a ser instalada em cima do muro. Os remates das chaminés será em chapa metálica. A subtelha em principio será da marca onduline ST150. Dizem que é o melhor que está no mercado a nivel de isolamento.
    Com a subtelha instalada, será o suficiente para isolar o telhado, como forma de evitar infiltrações e condensação de vapor de água?
    Obrigado
  4.  # 4

    Boa tarde,
    vai colocar a sub-telha em cima dos barrotes diretamente ?Ou entre os barrotes e a sub telha poe forro ou osb?
  5.  # 5

    Colocado por: N.PiresBoa tarde,
    vai colocar a sub-telha em cima dos barrotes diretamente ?Ou entre os barrotes e a sub telha poe forro ou osb?
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Vou colocar subtelha por cima dos barrotes, ou seja vou levantar as telhas todas e o ripado, coloco a subtelha, faço novo ripado por cima da subtelha e coloco as telhas de barro novamente.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 7

    O carpinteiro não falou em colocar forro
  8.  # 8

    Colocado por: leal235Boa tarde,

    Vou colocar subtelha por cima dos barrotes, ou seja vou levantar as telhas todas e o ripado, coloco a subtelha, faço novo ripado por cima da subtelha e coloco as telhas de barro novamente.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    sendo assim fica a ver pelo interior a sub-telha,certo?
    Obrigado desde ja pelo esclarecimento.
  9.  # 9

    Sim, fica a ver a subtelha. Eu sou novo nisto, não tenho experiencia. Só estou a seguir as orientações do carpinteiro que faz o trabalho. As minhas dúvidas andam a volta da subtelha, mas pelo que parece o efeito é igual independentemente da marca.
    Obrigado.
    No entanto se alguém tiver experiencia e que queira partilhar relativo aos materiais aplicados, e da qual ficaram bem servidos, agradeço a abordagem.
  10.  # 10

    se calhar tem de meter uma placa de osb para assentar o onduline
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leal235
  11.  # 11

    A subtelha pode assentar diretamente em cima das vigas principais e depois levar um ripado cruzado por cima.
    Em todo o caso, considerando que do interior ficará visível a subtelha, eu preferia placar a parte de cima toda com OSB e depois aplicar a subtelha asfáltica diretamente ou sobre uma camada de XPS para isolamento térmico esta ultima também sobre o OSB..
    Concordam com este comentário: N.Pires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires, leal235
  12.  # 12

    Aparentemente continua a não estar totalmente especificado a solução para remates, uso de bandas de ligação, sistemas (telhas) de ventilação, etc, etc, ...

    E isso de lhe dizerem que o Onduline tem melhor isolamento...é em relação a quê? infiltração de água, calor, ruído...??
  13.  # 13

    O sótão é acessível, vai servir para quê?
    Não está interessado em colocar isolamento térmico?
  14.  # 14

    telha, ripado, onduline, osb, barrotes, la de rocha, gesso cartonado é uma boa solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leal235
  15.  # 15

    Ainda não percebi como é que aplicam subtelha sobre barrotes aplicados na mesma direção das ondas da subtelha.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leal235
  16.  # 16

    por isso é que tem o osb
  17.  # 17

    Colocado por: marco1por isso é que tem o osb

    Na sua solução tem, mas lá para trás deram a solução sem OSB, e podia-me estar a escapar alguma coisa.
  18.  # 18

    Colocado por: Pickaxe
    Na sua solução tem, mas lá para trás deram a solução sem OSB, e podia-me estar a escapar alguma coisa.

    E tem toda a razão, escapou esse pormenor.
    A aplicação é possível, mas não é uma situação com brio obviamente até porque faltando suporte no tardoz a subtelha iria abaular consideravelmente.
  19.  # 19

    Colocado por: nunogouveiaAparentemente continua a não estar totalmente especificado a solução para remates, uso de bandas de ligação, sistemas (telhas) de ventilação, etc, etc, ...

    E isso de lhe dizerem que o Onduline tem melhor isolamento...é em relação a quê? infiltração de água, calor, ruído...??
  20.  # 20

    Bom dia,

    Alguns fornecedores, consideram que a marca onduline era melhor no sentido da resistência, porque tem dupla camada em resina e melhor impermeabilidade as infiltrações. Dai a minha dúvida colocar a onduline ST150 ou outra marca ST50 da imperplaca. O preço é quase igual optar por um ou outro. No entanto, não me tinham falado do OBS, pelo que parece deve ser o mais importante para o suporte.
    Obrigado
 
0.0211 seg. NEW