Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Encontro-me atualmente a pedir orçamentos para colocação de AC num open space que a nível de áreas tem no seu total cerca de 77 m2 (35m2 na zona da sala de estar, virada a sul e 45 m2 na sala de jantar e cozinha).

A ideia seria instalar duas máquinas, uma na sala de estar e outra na sala de jantar, conforme imagem que anexo.

Tenho uma meia dúzia de orçamentos e não houve dois que me indicassem as mesmas potências para as máquinas.

Já vi também meia dúzia de simuladores para determinar os BTUs necessários e também não cheguei a uma conclusão precisa.

Como determinar afinal a potência necessária para cada uma das máquinas?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
      IMG_7390.png
  2.  # 2

As boas empresas sabem fazer isso, mas quando se pede preço a tudo o que aparece nas páginas amarelas o resultado só pode ser esse.
  3.  # 3

Obrigada pelo contributo.
  4.  # 4

Colocado por: Marta MarquesJá vi também meia dúzia de simuladores para determinar os BTUs necessários e também não cheguei a uma conclusão precisa.

Como determinar afinal a potência necessária para cada uma das máquinas?

Normalmente é requerido muito menos do que estipulam os simuladores....

Se lhe disser que instalei recentemente um AC com 12000btus, para uma sala com 45m2 ( 2.80m de pé-direito)... num apartamento de 1973.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Normalmente é requerido muito menos do que estipulam os simuladores....

Se lhe disser que instalei recentemente um AC com 12000btus, para uma sala com 45m2 ( 2.80m de pé-direito)... num apartamento de 1973.

Pela minha experiência pessoal, é suficiente sim, dependendo do ac instalado e, penso, da zona do país e se for para arrefecer da exposicaosolar e área ocupada dos envidraçados.
  6.  # 6

Colocado por: AMVPpenso, da zona do país

Claro. Aqui foi em Lisboa. Essencialmente para usar em modo aquecimento. pois em modo arrefecimento, não há tão grande necessidade.
  7.  # 7

Para uma casa bem isolada. Para quarto com 13m2, o AC de 7000btus, chegará? Pretendo colocar 2 de 7000, 1 de 9000 e 1 de 18000. Uma só máquina exterior que tem potencia de 36000 btu/h, chegará?
  8.  # 8

Colocado por: Marta Marquese também não cheguei a uma conclusão precisa.

por norma é feito um cálculo aproximado, e mete-se alguma margem.
    é preferivel dimensionar por cima, para que a máquina trabalhe com folga

para cálculos precisos, é necessário saber as caracteristicas da envolvente: paredes / pisos / tectos / janelas / orientação da casa / localização / etc... normalmente em moradias não se faz esse cálculo tão preciso.
    mas se quiser eu faço. mas tem custos.
  9.  # 9

Há também outros fatores a ter em conta quando já se estão a analisar modelos específicos.

Por vezes a diferença de preço da maquina interior é muito pouco ou quase nenhuma, mas há diferenças a nivel de caudal e ruído que podem ser importantes num quarto por exemplo.

No meu caso, com 3 quartos entre os 15 e os 17m2, concluiu-se que 7000BTU (2kW) seriam suficientes, mas optei por maquinas MSZ-AP25 (9000BTU) em vez das MSZ-AP20, porque a diferença a preço de tabela eram menos de 30Eur e a AP25, por ser ligeiramente maior faz menos 1dB de ruído e com mais caudal. 1dB de diferença num quarto à noite faz alguma diferença (19 vs 20dB).

0.0116 seg. NEW