Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Estou com algumas dificuldades em calcular a quantidade de cimento, brita e areia para o lintel.
    Consegui calcular o tamanho dos varões, incluindo os 0.50 cm para as unioes nas esquinas.
    Consegui calcular o tamanho e distancia dos estribos.
    Consegui calcular a quantidade de tijolo com 11 cm.

    Mas o betão para por no lintel esta me a dar dor de cabeça...

    Sera que alguem me pode ajudar nisto?

    Grosura parede: 45 cm
    comprimento lintel: 64 metros
    quantidade paredes mestres: 6 (duas compridas, 23 e 25 m, 4 entre os 5 metros e 3 e 4 metros


    tamanho brita vai ser o nr 1.

    O meu problema e que ao refazer as contas para verificar vejo nr's differentes...

    Lintel vou fazer eu, montagem não vou fazer.

    Não estou a pedir para fazerem os calculos (embora ajudava imenso :D :P) mas sim,
    qual e a forma correcta de calcular a quantidade de sacos de cimento, brita e areia?

    muinto obrigado!!
  2.  # 2

    primeiro determina a cubicagem do volume total dos linteis. Ou seja do betão armado.
    Depois é seguir esta tabela. Use B25.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francc
      Captura de ecrã 2023-05-30 083251.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: franccSera que alguem me pode ajudar nisto?

    Grosura parede: 45 cm
    comprimento lintel: 64 metros
    quantidade paredes mestres: 6 (duas compridas, 23 e 25 m, 4 entre os 5 metros e 3 e 4 metros


    os 45cm, é a largura efectiva do lintel?
    Os 64m, são o comprimento total de lintel?
    qual é a altura que está a prever de lintel?

    PS: para saber um volume, necessita de 3 dimensões (comprimento, altura, largua). Para fazer as contas, tem de meter/ converter todas as dimensões na mesma unidade.
  4.  # 4

    @Pedro:

    os 45cm, é a largura efectiva do lintel? sim
    Os 64m, são o comprimento total de lintel? sim

    altura prevista vai se de um tijolo, portanto 30 cm. vai levar tijolo de 11 cm.

    tudo na mesma unidade:

    largura: 0.45 m
    Comprimento: 64 m
    Altura: 0.30 m
  5.  # 5

    Colocado por: francctudo na mesma unidade:

    largura: 0.45 m
    Comprimento: 64 m
    Altura: 0.30 m

    Agora é fazer as contas!!
    CxLxA= ....m3
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 6

    ok
    o CxLxA= 8.64 m3.

    entao necessito de 8.64m3 em cimento/brita/areia



    então segundo a informação recolida neste forum (a qual que agradeco os utelizadores):

    330 kg
    0.592 m3 areia
    0.623 m3 brita
    110 litros de agua para 1 m3

    *

    8.64 m3

    ufa,.,.... muinto material...
  7.  # 7

    Colocado por: franccentao necessito de 8.64m3 em cimento/brita/areia

    Não!!! esse volume é o do Betão!
    Agora consulte a tabela do B25, tem lá as quantidades de agua, inertes e cimento para 1m3.
    Portanto será cada uma das parcelas, x8,64.
  8.  # 8

    entertanto tive tempo para fazer as contas seguindo a tabela B25:

    330 kg * 8.64 m3 = 2,970 kg de cimento / 25 kg o saco de cimento = 118.8 sacos de cimento
    0.592 m3 areia * 8.64 m3 = 5.31 m3 de areia (arredondar fica 6 m3)
    0.623 m3 brita * 8.64 m3 = 5.60 m3 de brita (arredondar fica 6 m3)

    ps nao meto a agua porque ha no local.
  9.  # 9

    Colocado por: franccps nao meto a agua porque ha no local.

    Mas tem de a contabilizar, certo !? são 950.4 litros.

    Não se esqueça que como o ferro vai ocupar espaço, não vai ser necessário essa quantidade teórica.

    Uma nota: O lintel deveria ser "chumbado" à taipa, com espigões executados com ferro de 16, com 50cm de profundidade, a cada x metros. Antes de betonar, para promover a ligação/ aderência do betão à taipa deve ter a taipa bem húmida na zona de contacto e haver alguma rugosidade. A cofragem de tijolo que está a prever deve ser assente com uma argamassa de cal, ou pelo menos bastarda, mais uma vez, é importante humedecer bem a taipa antes de assentar ou aplicar qq tipo de argamassa.

    Não se deve utilizar argamassas de cimento, em paredes de taipa.
    Concordam com este comentário: francc
  10.  # 10

    obrigado pelas extras dicas!
    sim sobe de chumbar o lintel a taipa. tambem das ligacoes nas esquinas com 50 cm.
    e sim, nao calculei o que o ferro vai ocupar.
    As informacoes que tenho e para usar um ferro de 1 cm e para os estribos de 6 mm.

    nao sobe da argamassa, o pedreido que vou contractar e de confianca, alem disso e amigo.
    vou falar com ele sobre uma possivel mistura de bastarda (cal/cimento para assentar os tijolos).


    ps esta quantidade teórica e mais para comprar o material.
    E nao me preocupo se sobra uns sacos de cimento. Pois tenho um armazem de tijolo para rebocar.
    a casa em taipa vai ser rebocada com uma mistura de call/barro.

    sim, sei perfeitamente que nao se deve usar agramassas de cimento em taipa.
    pois, nao "cola" bem. e se cola, ha o problema de respiracao. mais tarde tem a tendecia de cair, se nao for misturada com cal.

    muinto obrigado pelas dicas. agora sei que calculei bem os m3, mas nao calculei bem a quantidade que necessito.
  11.  # 11

    Colocado por: francca casa em taipa vai ser rebocada com uma mistura de call/barro.

    Tem de humedecer bem o suporte... Atenção a isso do reboco com cal e barro... normalmente fissura... depois a pintar, tem utilizar ou tinta de cal, ou de silicatos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francc
  12.  # 12

    sim estou a informar me e ja sei bastante. inclusievo essa informação.
 
0.0156 seg. NEW