Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No caso de construção de uma casa para habitação permanente, que despesas contam na contabilização das mais valias?
    Por exemplo, as despesas com as licenças e taxas da camara contam? E os equipamentos como alarmes também?
    Obrigado
    Concordam com este comentário: RFPE
  2.  # 2

Tudo depende da interpretação de quem apanhar pela frente. No entanto, o código do IRS é claro:

...seja reinvestido na aquisição da propriedade de outro imóvel, de terreno para construção de imóvel e ou respetiva construção, ou na ampliação ou melhoramento de outro imóvel exclusivamente com o mesmo destino..."

Logo, em minha opinião, só contará a construção, apesar das taxas e licenças serem indispensáveis à construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
  3.  # 3

Estou de novo a ser auditada e sim são despesas que entram. Já o pré certificado energético não é incluído nem despesas que tenha com crédito á habitação.
    Pela lógica o valor dos alarmes não entra.
  4.  # 4

ainda a dias o meu contabilista disse que um auditor descartou a cozinha...um pais a deriva fica ao criterio de cada um
  5.  # 5

Um contrato de empreitada com a fatura no fim é uma boa solução para ser tudo aceite. O problema é que tem de dar tudo ao empreiteiro.
  6.  # 6

Colocado por: SupporterUm contrato de empreitada com a fatura no fim é uma boa solução para ser tudo aceite. O problema é que tem de dar tudo ao empreiteiro.

isso é que era bom apanhar um que passa-se a fatura apenas no fim. o meu passava uma fatura sempre que recebia uma tranche.
  7.  # 7

Com os custos que essa solução acarreta, de colocar IVA em cima de IVA
  8.  # 8

Colocado por: carlota74Estou de novo a ser auditada e sim são despesas que entram. Já o pré certificado energético não é incluído nem despesas que tenha com crédito á habitação.
    Pela lógica o valor dos alarmes não entra.

Boas Carlota, não entendi muito bem a resposta. Considera que as despesas das licenças e taxas das camaras entram? Já alarmes não, é isso?
  9.  # 9

Estou mesmo na duvida do que apresentar em IRS. Despesas do empreiteiro creio que é claro, mas outros serviços complementares fico na duvida. Ou seja, licenças/taxas da camara, alarmes, PRH, painéis fotovoltaicos que foram complementares não sei se serão aceites.
    Quem passou por o mesmo, como fez?
  10.  # 10

Acho que a solução é colocar TODAS as despesas, e depois às finanças vão perguntar e consideram o que quiserem.
  11.  # 11

Colocado por: Bragas VAcho que a solução é colocar TODAS as despesas, e depois às finanças vão perguntar e consideram o que quiserem.

Não pretendia "esticar", a ideia seria juntar as mais garantidas até cobrir as mais valias.
  12.  # 12

Sim , isso mesmo. Projetos, licenças e taxas camarárias. Fiscalização e seguro de obra também entram.
  13.  # 13

Boa tarde,
    Estou numa situação idêntica a esta, estou a construir moradia para HPP e tenho mais valias da venda da anterior casa para aplicar na construção.
    Alguém que tenha passado pelo mesmo processo e saiba se as despesas com bombas de calor, cozinhas, roupeiros e portas, equipamentos ar condicionado ou paines fotovoltaicos são aceites nas finanças?
    Como estou a fazer a obra por subempreitadas, tenho faturas das várias especialidades.
    Obrigado
  14.  # 14

Colocado por: ammvBoa tarde,
    Estou numa situação idêntica a esta, estou a construir moradia para HPP e tenho mais valias da venda da anterior casa para aplicar na construção.
    Alguém que tenha passado pelo mesmo processo e saiba se as despesas com bombas de calor, cozinhas, roupeiros e portas, equipamentos ar condicionado ou paines fotovoltaicos são aceites nas finanças?
    Como estou a fazer a obra por subempreitadas, tenho faturas das várias especialidades.
    Obrigado

Ninguém que tenha passado por este processo?

0.0171 seg. NEW