Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

E como fez em relação á baixada da luz?
  2.  # 22

Colocado por: primaverao fez em relação á baixada da luz?

Já tenho certificação da instalação e bastou para o contrato definitivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  3.  # 23

Colocado por: zedasilvaNem vai receber.
    É uma responsabilidade do DO ter sempre as licenças em dia.
    Neste momento, tudo o que fizer na obra é da sua inteira responsabilidade.
    Pode correr bem mas tb pode correr muito mal.

Hoje falei com um "entendido" que me disse que a licença continua uma vez que não foi comunicada a caducidade, contudo não deixo de incorrer na contra-ordenação por não ter concluído a operação urbanística no prazo fixado, como prevê a alínea c) do n.º1 do artigo 98.º do RJUE. Não sei se é ou não, mas a coisa é a mesma, vão lá posso levar um cheque prenda!!

Colocado por: zedasilvaBasta que este ex empreiteiro faça uma queixa para que tenha a fiscalização camarária e a ACT à perna.

Ele não vai fazer... tem € a receber, não lhe interessa nada... até pk é através dele que vão colocar o que falta. Claro que me preocupada o act e a Camara, por isso queria fazer as coisas como manda a Lei.

Hoije liguei para a Camara e disseram me que a licença especial para acabar as obras que podia pedir mas tinha apresentar alvará do empreiteiro (ou seja, fico na mesma)
  4.  # 24

Colocado por: AndreFilJá tenho certificação da instalação e bastou para o contrato definitivo.

Só falta mesmo aplicar pedra nas fachadas?
    Se assim for, fale com a sua fiscalização e peçam já a licença de utilização.
  5.  # 25

Colocado por: zedasilvaalta mesmo aplicar pedra nas fachadas?
    Se assim for, fale com a sua fiscalização e peçam já a licença de utilização

Sim, só falta mesma a aplicação da pedra e dar umas pinceladas nos muros mas até estou adiar porque não há necessidade de pintar já mas é coisa rápida. Hum...posso falar com ele mas o responsável pelas telas finais (arquiteto) não me assina o termo em como está tudo... ele é muito muito minucioso... o diretor técnico acho que sim, o que ele quer é ver se livre da obra, mas julgo precisar de ambos não é?
  6.  # 26

Colocado por: AndreFilmas o responsável pelas telas finais (arquiteto) não me assina o termo em como está tudo...

O responsável pelas telas finais é o Diretor técnico e não o autor do projeto de arquitetura.
    Não necessita de termo nenhum do autor do projeto de arquitetura.
  7.  # 27

Colocado por: zedasilvaecessita de termo nenhum do autor do projeto de arquitetur

Ok... pensei que seria ele o responsável pela projeto. Mas como falta a pedra eu não pedi 2 certificados ainda...e que precisa para pedir a LAU...
  8.  # 28

Colocado por: AndreFilOk... pensei que seria ele o responsável pela projeto.

Ele é responsável pelo projeto mas os responsáveis pela obra são o Diretor técnico e o diretor de fiscalização.
    É um deles que terá que no final emitir um termo a atestar que a obra cumpre o projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreFil
    • RCF
    • 1 junho 2023

# 29

Colocado por: zedasilva
    Ele é responsável pelo projeto mas os responsáveis pela obra são o Diretor técnico e o diretor de fiscalização.
    É um deles que terá que no final emitir um termo a atestar que a obra cumpre o projeto

Será assim, desde que não existam alterações ao projeto.
    Caso existam alterações ao projeto, já necessita do arquiteto.
  9.  # 30

mas não necessáriamente do mesmo arquiteto.
  10.  # 31

Colocado por: RCF
    Será assim, desde que não existam alterações ao projeto.
    Caso existam alterações ao projeto, já necessita do arquiteto.

Houve alteração nas loiças do wc apenas. troquei a sanita com bidé lol.
    Mas bato sempre na falta do certificado acústico e energético.
    • RCF
    • 1 junho 2023

# 32

Colocado por: marco1mas não necessáriamente do mesmo arquiteto.

sim... mas aí já podem começar as dificuldades (não impossibilidades, mas dificuldades)...
    • RCF
    • 1 junho 2023

# 33

Colocado por: AndreFilHouve alteração nas loiças do wc apenas. troquei a sanita com bidé lol.

Isso não é crítico, desde que o Diretor Técnico assuma que não houveram alterações ao projeto (será o caminho mais fácil)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 34

Colocado por: RCF
    Isso não é crítico, desde que o Diretor Técnico assuma que não houveram alterações ao projeto (será o caminho mais fácil)
    Concordam com este comentário:zedasilva

Mas sem a pedra achas que poderia pedir os certificados que faltam? A casa tem capoto, a pedra é para aplicar por cima.
  12.  # 35

Colocado por: AndreFilMas sem a pedra achas que poderia pedir os certificados que faltam?

Pode pedir os certificados, o perito da térmica pode levantar problemas, mas nesse caso ele faz o trabalho todo e quando a pedra estiver no sitio envia-lhe umas fotos para ele concluir o certificado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 36

Colocado por: Pickaxe
    Pode pedir os certificados, o perito da térmica pode levantar problemas, mas nesse caso ele faz o trabalho todo e quando a pedra estiver no sitio envia-lhe umas fotos para ele concluir o certificado.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndreFil

OK... Vou fazer isso! Vou adiantar essa parte, e dp falar com o DT.

obrigado!!! 🙏
  14.  # 37

Colocado por: AndreFilFoi chave na mão... com imensos problemas mistura e inda falta essa parte exterior...

Advogado nisso. Se há contratos e prazos estabelecidos só tinha que cumprir. Falhando, os encargos com esta trapalhada toda deveriam ficar do lado dele.

Se você não participou da gestão da obra, porque haveria agora de andar a fazer o trabalho do empreiteiro por ele?
  15.  # 38

Colocado por: N Miguel Oliveira

Advogado nisso. Se há contratos e prazos estabelecidos só tinha que cumprir. Falhando, os encargos com esta trapalhada toda deveriam ficar do lado dele.

Se você não participou da gestão da obra, porque haveria agora de andar a fazer o trabalho do empreiteiro por ele?

É simples, porque preciso da casa... e sei que um eventual "processo" irá atrasar ainda mais. É o moralmente correto? Não... mas é o que me vai ajudar a ir para lá mais rapidamente 😔
    Isto é muito complicado e só agora que passei por isto andei a ver outras pessoas e todas elas infelizmente tiveram aventuras e alguns deles viram se com obras paradas imenso tempo...
    Concordam com este comentário: RCF

0.0205 seg. NEW