Boas, tentar resumir tudo. A minha família está a passar um mau bocado financeiramente (muito mau), e finalmente concordaram em vender vários terrenos urbanos e rústicos e 1 casa, pois estamos precisando desesperadamente, mas, viemos a descobrir que faltava meter alguns papeis em dia, e mais algumas coisas, que no total é imenso dinheiro(não sei valores mas sei que era uma quantia considerável, para a nossa situação financeira). A questão é, dá para vender algo de maneira mais econômica? basicamente só temos os documentos em que os terrenos/casa nos pertence e pouco mais. Sei que poderíamos poupar para futuramente organizar os papeis em falta, mas a situação de momento está um pouco má.. e náo usufruímos da casa nem dos terrenos (ficam muito longe de onde vivemos) agradeço qualquer resposta.
Tente perceber o quanto lhe custa tratar das burocacias e inclua isso no valor da venda, como desconto, onerando o comprador, no contrato promessa, a adiantar o valor necessário a esses custos. Mas é só uma ideia ...sentado ao café, não é a minha área. Fale com um advogado.
Organiza para o terreno mais fácil de vender,depois para o restante já fica com dinheiro para gerir. Vender rápido pode ser sinal de perder dinheiro...
Colocado por: terrenososbasicamente só temos os documentos em que os terrenos/casa nos pertence e pouco mais.
se tiverem a certidão predial e a caderneta predial em vosso nome não será preciso mais nada para os terrenos, mas para a casa será preciso ainda um certificado energético.
agora se isso ainda está registado no nome dos vossos pais/avos/bisavos e chegou até aos dias de hoje a vocês e não atualizaram a papelada, então sim, isso é coisa para dar algumas dores de cabeça.