Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, agradeço desde já a este excelente fórum de ajuda, tenho seguido bastante agora que iniciei esta aventura apesar de não ter sido participativo.

    Estou a construir uma moradia térrea com cerca de 140m2 em LSF, este tipo de construção sempre me suscitou interesse apesar de nunca pensar que chegaria a ser opção, mas claro depois de muito pesquisar e saber testemunhos de casas em construção, feitas e algumas com quase 20 anos a ser habitadas foi mesmo opção o LSF, claro que entre isto tudo também ajudou e muito encontrar "O Construtor" que foi e é peça fulcral nesta aventura que começou numa altura que todos sabemos atribulada do Covid. onde todos colocavam entraves e orçamentos para se salvaguardarem de alguma surpresa dos tempos que se avizinhavam, este apesar de nunca me esconder que os tempos podiam ser incertos sempre arranjou soluções em vez de problemas para a obra avançar apesar de como disse não fazia ver que seria "um mar de rosas" a aventura que estava a começar e sempre explicou as coisas como elas eram.

    A casa neste momento já tem toda a estrutura metálica montada, fechada e coberta com painel sandwich. Estou neste momento á espera que das pedras das soleiras das portas e janelas para os alumínios fecharem a casa, a correr bem este mês de Junho.

    Após isso tenho de começar a tratar da eletricidade, canalização e aquecimento, neste ultimo o aquecimento é onde suscitam as maiores dúvidas.

    O empreiteiro disse que o que se utiliza na maioria das obras que faz é o Ar condicionado (AC), o isolamento da casa é muito bom e que sabendo aproveitar ou evitar o sol na janelas com estores quase que nem precisamos de aquecimento o ano todo. Não poupei também no alumínio e nos estores para controlo solar.

    - 1ª opção; seria então colocar AC na casa toda e como salvaguarda caso o AC não fosse do nosso agrado para aquecer no Inverno deixar a pré instalação nas paredes para futuramente colocar radiadores. As AQS seriam com bomba de calor.
    - Problema: Só quero utilizar bomba de calor mas os radiadores trabalham com água em alta temperatura, não será tão económico nem tão confortável como um piso radiante hidráulico (PRH) que trabalha com baixas temperaturas.

    - 2ª opção; colocar a pré instalação do AC e bomba de calor para AQS e PRH, não sei aqui é se tenho de colocar duas bombas de calor cada uma com a sua função ou uma consegue fazer as duas coisas?
    - Problema: Para além do preço inicial ser maior devido ao preço das bombas de calor não tenho o AC no verão caso seja preciso.

    Queria encontrar aqui um meio termo que não exigisse um investimento inicial tão grande e que me deixasse servido mas que futuramente tivesse oportunidade de upgrade, pois para mim o ideal era colocar AC na casa toda e PRH também com BC mas neste momento financeiramente é impossível.
    Têm mais alguma sugestão que me consigam propor?

    Estou também aberto a criticas e sugestões dos mais entendidos neste tipo de construção e que cuidados devo tomar agora.
  2.  # 2

    Boa tarde, também vou começar a construção de uma moradia e estou em dúvida se optar por piso radiante baixa temperatura (tanto para aquecer a casa como refrescar a casa (pelo que li é possível).

    No entanto acho que vou deixar sempre a pré-instalação de AC em sítios específicos (quartos e sala).

    Uma pergunta que tenho, eu pensava que o piso radiante e AC teriam que ser definidos durante o projecto de especialidades e não durante a construção da obra? Pode-me ajudar a esclarecer a situação ?

    Obrigado
  3.  # 3

    Boa noite.
    A minha é em lsf,e tem prh para aquecimento e ar condicionado para arrefecer, mas admito que não foi a melhor escolha por ter 2 sistemas quando um só podia fazer tudo, mas por falta de quem instalou mostrar quais as soluções disponíveis e no meu caso sei que quem fez tinha a experiência necessária.
    Isto tudo para dizer que se calhar tinha optado por os termoconvectores com bomba de calor.
    O prh sem duvida que é muito bom mas o meu não foi feito para trabalhar nas duas estações, não foram instaladas as tais sondas de condensação
  4.  # 4

    Colocado por: Mendes dinisnão foram instaladas as tais sondas de condensação
    que tendo as demais opções certas não faziam qualquer falta
  5.  # 5

    Colocado por: micaelmaxiSó quero utilizar bomba de calor mas os radiadores trabalham com água em alta temperatura, não será tão económico nem tão confortável como um piso radiante hidráulico (PRH) que trabalha com baixas temperaturas.
    é somente calcular para media temperatura
  6.  # 6

    Pois, acredito Sr. Jorge no que diz, mas não sabendo se estaria minimamente preparado para arrefecimento tendo pré instalação preferi não arriscar.
    E na minha opinião prh para aquecimento a malta ainda se vai desenrrascando na generalidade, agora para arrefecimento a maior parte dos instaladores não acredito que que tenham conhecimento/ formação para fazerem e ficar a dar o rendimento necessário
  7.  # 7

    Colocado por: Mendes dinisBoa noite.
    A minha é em lsf,e tem prh para aquecimento e ar condicionado para arrefecer, mas admito que não foi a melhor escolha por ter 2 sistemas quando um só podia fazer tudo, mas por falta de quem instalou mostrar quais as soluções disponíveis e no meu caso sei que quem fez tinha a experiência necessária.
    Isto tudo para dizer que se calhar tinha optado por os termoconvectores com bomba de calor.
    O prh sem duvida que é muito bom mas o meu não foi feito para trabalhar nas duas estações, não foram instaladas as tais sondas de condensação


    Como é que funciona o piso radiante com bomba de calor reversível a meter água gelada no circuito antes de chegar aos termoconvectores? Já teve em alguma casa com essa instalação? Uma pessoa consegue andar sem descalça?
  8.  # 8

    Não me expliquei bem, o que queria dizer era instalar o termoconvectores de parede o de teto (não sei o nome técnico) que dava para as 2 estações e não instalar o prh
  9.  # 9

    Até porque deve atingir a temperatura mais rápido que o prh.
    Mas relembro que na minha opinião para aquecimento vs conforto não haverá melhor solução em termos de conforto do que o prh
  10.  # 10

    Colocado por: Mendes dinisNão me expliquei bem, o que queria dizer era instalar o termoconvectores de parede o de teto (não sei o nome técnico) que dava para as 2 estações e não instalar o prh

    Ah está a falar de Bomba de calor + Ventiloconvectores, acho que é isso o nome técnico que dá para aquecimento e arrefecimento

    Vi um video a explicar muito bem: https://youtu.be/OjNUNTcqysA
    Concordam com este comentário: jorgealves, MOC
  11.  # 11

    Colocado por: Mendes dinisdeve atingir a temperatura mais rápido que o prh
    sim, mas com um custo energético muitíssimo superior
  12.  # 12

    Acabei por colocar PRH só para aquecer e pré instalação de AC para arrefecer, o sistema de PRH hidráulico que utilizei nunca vi em Portugal, comprei na Roménia e por aquilo que vi é muito utilizado nos países do norte da europa porque tem uma eficiência superior cerca de 30% ao utilizado com placas de encaixe. Devo dizer que é mais difícil de aplicar e requer equipamento que nem consegui encontrar em Portugal á venda.
  13.  # 13

    Neste momento está a levar o piso a cobrir os tubos, uma duvida que tenho é se maior ou menor espessura de piso influência o rendimento do piso radiante. No meu caso vai levar cerca de 70mm de espessura já acabado com o piso final (cerâmica e flutuante) não é muito?
  14.  # 14

    Colocado por: micaelmaxiAcabei por colocar PRH só para aquecer e pré instalação de AC para arrefecer, o sistema de PRH hidráulico que utilizei nunca vi em Portugal, comprei na Roménia e por aquilo que vi é muito utilizado nos países do norte da europa porque tem uma eficiência superior cerca de 30% ao utilizado com placas de encaixe. Devo dizer que é mais difícil de aplicar e requer equipamento que nem consegui encontrar em Portugal á venda.
    fiquei curioso, qual a marca e sistema aplicado? Não tem fotos do mesmo?
  15.  # 15

    Colocado por: micaelmaxiNeste momento está a levar o piso a cobrir os tubos, uma duvida que tenho é se maior ou menor espessura de piso influência o rendimento do piso radiante. No meu caso vai levar cerca de 70mm de espessura já acabado com o piso final (cerâmica e flutuante) não é muito?
    depende de muita coisa não tendo uma resposta linear pois tanto pode ser bom menos com mais espessura dependendo fundamentalmente da produção, controle e passo da tubagem.
  16.  # 16

    O sistema em si não sei qual é, foi recomendado por um colega meu que trabalho no ramo na Bélgica. Os tubos são colocados por cima de umas placas de EPS de alta densidade lisas e entre os tubos e as placas leva uma folha de alumínio que reflete o calor para cima.
  17.  # 17

    Colocado por: micaelmaxiO sistema em si não sei qual é,

    uma ajuda

    Estas pessoas agradeceram este comentário: micaelmaxi
  18.  # 18

    Colocado por: gil.alves
    uma ajuda

    Estas pessoas agradeceram este comentário:micaelmaxi


    Obrigado. Ainda não sei como colocar fotos.
  19.  # 19

    Mais algumas fotos do PRH
      IMG_20240106_155939.jpg
      IMG_20240106_155852.jpg
 
0.0199 seg. NEW