Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Por baixo dos armários superiores da cozinha tenho actualmente duas lâmpadas tubulares fluorescentes (Osram HE 21 W/865). Gostaria de mudar para LED mas tenho algumas dúvidas sobre como prosseguir e espero que com o vosso conhecimento me possam elucidar e ajudar na escolha.

    A base das Osram que actualmente tenho instaladas é G5 e o seu comprimento é 849 mm.
    Na net encontrei alguns, não muitos, tubos LED com base G5. O facto de não encontrar muita oferta leva-me a questionar se é algo que valha a pena ou se devo avançar para fitas LED.

    Dúvida #1: tubo LED com base G5 ou fita LED?

    Em relação à fita LED, confesso que não tenho qualquer experiência na matéria, fui lendo algumas coisas, tenho algumas ideias em relação ao que quero (caso opte por fita LED) mas ainda há alguns pormenores em que estou hesitante.
    O primeiro é a tensão, existem as seguintes opções: 12V, 24V e a 220V.
    Dado que a zona da instalação é por baixo dos armários superiores da cozinha, ou seja, está ao alcance e é por cima do lava-loiças, por uma questão de segurança creio que deveria optar por uma tensão mais baixa (12V ou 24V).
    Porém as lâmpadas que lá se encontram actualmente são de 220V. Será que estou a ser muito paranóico em relação à questão da tensão?
    As fitas LED de 220V que estou a considerar têm protecção IP65.

    Dúvida #2: Por questão de segurança devo descartar a colocação de fitas LED de 220V debaixo do armário superior da cozinha (zona ao alcance e um pouco acima da água corrente do lava-loiças)?

    A dada altura li sobre LEDs COB e pelo que percebi são mais eficientes e mais flexíveis mas também mais caros (se bem que encontrei uma fita a um preço acessível, talvez a qualidade não seja a melhor...). Mas pelo que li parece que têm problemas em manter a consistência na tonalidade ao longo de toda a fita.
    Quando aqui refiro consistência não me estou a referir à intermitência da luz derivado do espaçamento dos LEDs, mas sim de tonalidades de cor diferentes ao longo da fita.

    Dúvida #3: Alguém tem experiência com fitas LED COB que possa dar um input sobre a consistência da tonalidade ao longo de toda a fita?

    Ao ler sobre LEDs COB vi diversas referências à temperatura e à dissipação de calor. Creio que estariam a falar de outras aplicações da fita LED mas de qualquer forma não fiquei totalmente esclarecido e preocupa-me ter uma fita LED ao alcance que possa atingir temperaturas elevadas.

    Dúvida #4: Uma fita LED COB com potência de 8W/metro atingirá temperaturas elevadas?

    Dado que não vi nada sobre temperaturas sobre as tradicionais fita LED (SMD), fica também a dúvida

    Dúvida #5: Uma fita LED SMD 2835 com potência de 12W/metro atingirá temperaturas elevadas?

    Dúvida #6: Em ambos os casos (LED COB e LED SMD) recomendariam um dissipador de calor de alumínio?

    Nas fitas LED SMD dada a distância entre os LEDs é recomendada a colocação de difusor opalino para que a luz seja homogénea. Isto deve servir também para proteger toques directos na fita LED que poderá (?) eventualmente estar quente.
    Um difusor opalino não será necessário para uma fita LED COB mas poderá ser útil um difusor transparente para evitar contactos directos na fita LED eventualmente quente (?).

    Dúvida #7: Recomendam a instalação de um difusor transparente numa fita LED COB para proteger de contactos directos na fita LED eventualmente quente (?) ?


    Acho que já me alonguei nas minhas dúvidas, acredito que algumas delas sejam falta de esclarecimento da minha parte e outras confusões que se foram gerando na minha cabeça.

    Agradeço desde já a vossa ajuda no esclarecimento,
    Obrigado!
  2.  # 2

    Olhe. Deixe se estar com essas fluorescentes T5.enquanto durarem.
    Não irá ter benefícios práticos ao substituir para fita LED.

    De qualquer das formas quando substituir,por led. Era melhor rever a temperatura de cor, do actual branco frio(6500k), para um tom mais natural/quente. Por exemplo 4000k.

    De resto está a complicar muito. Isso é do mais simples que pode haver.

    Led COB!? Para fita sob bancada não tem qq interesse.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 3

    Boa noite.

    Para os casos:

    1. Fitas de LED para iluminar a bancada da cozinha, sendo para instalar por baixo dos armários superiores com perfil de alumínio de encastrar de baixo perfil com difusor opalino. Temperatura de cor seria 4000 K.

    Qual a potência por metro de fita ou, até melhor, qual a luminância por metro de fita adequada para esta instalação? Pelo que pesquisei, considera-se normalmente 500-600 lm por metro quadrado para estes casos.

    2. Fitas de LED para iluminação em sancas de cortinados (sala e quartos), sendo para instalar sobre projecção da sanca (2 cm/3 cm, utilizando perfis de alumínio salientes de baixo perfil com difusor opalino, virados para cima. Temperatura de cor seria 2700 K ou 3000 K.

    Qual a potência por metro de fita ou qual a luminância por metro de fita adequada para esta instalação?


    Se souberem de fitas de LED de boa qualidade para o que pretendo, agradeço que partilhem.


    Muito obrigado.
  4.  # 4

    Boa noite.


    Precisava mesmo de ajuda neste assunto. Se me puderem ajudar...

    Acham que se ajusta tanto para a bancada como para as sancas a fita LED COB 7 W/m (100 lm/W e 700 lm/m), 5 mm de espessura, CRI > 90, tipo esta?

    Ou fita LED SMD 10,8 W/m (1050 lm/m, para 4000 K), 8 mm de espessura, CRI > 90, tipo esta?

    Obrigado.
  5.  # 5

    A primeira chega perfeitamente. Para mim até já é luz a mais.
  6.  # 6

    Colocado por: ClioIIA primeira chega perfeitamente. Para mim até já é luz a mais.


    Também tem esta (5 W/m), mas não será pouco para a bancada da cozinha (4 m de comprimento) e mesmo para uma sanca (também 4 m de comprimento) de uma sala com 35 metros quadrados?
  7.  # 7

    Na sanca não colocava fita cob, escolhia uma fita normal com pelo menos 60led/m, tenha em atenção também que na sanca se invertida tem percas, aconselho a usar sempre perfil led também.
    Só na cozinha é que precisa mesmo de um CRI > 90 nas sancas não deve ter essa necessidade.
    Não se esqueça de na cozinha ter em atenção ao IP da fita devido as humidades.
    Não colocava 4000K a não ser que seja uma cor já existente, não deve misturar cores no mesmo ambiente, a minha recomendação é sempre 2700/3000K.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  8.  # 8

    Espetacular o estudo e a dedicaçao que tem neste seu projeto, acho que a Ponte Vasco da Gama não foi tão bem preparada
    Concordam com este comentário: Masterful
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  9.  # 9

    Colocado por: tiagodiafNa sanca não colocava fita cob, escolhia uma fita normal com pelo menos 60led/m, tenha em atenção também que na sanca se invertida tem percas, aconselho a usar sempre perfil led também.
    Só na cozinha é que precisa mesmo de um CRI > 90 nas sancas não deve ter essa necessidade.
    Não se esqueça de na cozinha ter em atenção ao IP da fita devido as humidades.
    Não colocava 4000K a não ser que seja uma cor já existente, não deve misturar cores no mesmo ambiente, a minha recomendação é sempre 2700/3000K.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful


    Boa noite. Antes de mais, obrigado pelo comentário.

    Todas as fitas irão em perfil de alumínio com difusor, isto está certo.

    A temperatura de cor da cozinha, da lavandaria e das casas de banho será de 4000 K, em todos pontos de luz. O resto dos compartimentos serão com 3000 K. Aqui é preferência pessoal.

    A minha dúvida maior prende-se com a iluminância "ideal" no dois casos: bancada da cozinha e sancas. Ou seja, o que pretendia era ter uma boa iluminação, mas sem exageros e, consequentemente, gastos energéticos desnecessários.

    Por exemplo, uma fita de LED com uma potência de 14,4 W/m parece-me exagerado, tanto para um caso de uso como outro. Estarei errado?

    Concretizando, acha que a fita SMD que apresentei acima (a de 10,8 W/m) seria a indicada, na sua opinião, para as sancas de cortinado, tendo em conta as perdas com o difusor e ser luz indirecta, etc.?

    Relativamente ao índice de protecção no caso da cozinha. O electricista indicou uma fita de IP20 (já agora, de 14,4 W/m, SMD, em calha encastrada). Acha que é mesmo essencial, por exemplo, uma fita IP54 (com silicone)?

    Mais uma vez obrigado.
  10.  # 10

    Quantos lumens/m é que essas fitas debitam?
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasQuantos lumens/m é que essas fitas debitam?


    Bom dia, Pedro.

    A fita de LED COB de 7 W/m e de 4000 K (5 mm, IP20, CRI > 90) debita supostamente 700 lm/m.

    A fita de LED SMD de 10,8 W/m e de 4000 K (8 mm, IP20, CRI > 90) debita supostamente 1050 lm/m.

    E, já agora, fita de LED SMD de 5 W/m e 4000 K (4,5 mm, IP20, CRI > 80) debita supostamente 440 lm/m.

    Fita proposta pelo electricista para tudo: LED SMD de 14,4 W/m e 4000 K (10 mm, IP20, CRI > 80) debita supostamente 1650 lm/m. Isto parece-me um total exagero, mas posso estar completamente enganado.
  12.  # 12

    Colocado por: MasterfulFita proposta pelo electricista para tudo: LED SMD de 14,4 W/m e 4000 K (10 mm, IP20, CRI > 80) debita supostamente 1650 lm/m. Isto parece-me um total exagero, mas posso estar completamente enganado.

    Se meter essa fita, tem de apicar um dimmer.

    Por exemplo a de 440lm/m, é suficiente sob os móveis de cozinha, para iluminar bancada/ backsplash. Mas será insuficiente se a aplicar no tecto da cozinha. e ainda menos se aplicar numa sanca de luz que funcione por reflexão indirecta.

    Tem de ver isso... com ponderação.

    Normalmente os electricias não tem qq tipo de sensibilidade para isto, é sempre mais fácil, recomendar a maior potencia luminosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  13.  # 13

    Obrigado, Pedro.

    Não é de meu interesse meter dimmers neste tipo de iluminação, mas as fitas são "dimáveis", parece-me.

    No início, estava virado para a COB de 7 W/m para tudo, mais por ser uma potência intermédia (claro sabendo que uma fita COB dá uma luz uniforme, particularmente interessante em aplicações de calha/perfil baixo directas). Mas, pelo que me está a dizer, irei passar para SMD de 10,8 W/m com 3000 K para sancas de sala e quartos e COB de 7 W/m com 4000 K para a bancada da cozinha.
  14.  # 14

    Colocado por: MasterfulNão é de meu interesse meter dimmers neste tipo de iluminação,

    Porquê!?
    Na iluminação geral deveria ponderar isso.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Porquê!?
    Na iluminação geral deveria ponderar isso.


    Eu refiro-me principalmente à bancada. Mas mesmo nas sancas, que no meu caso serão iluminação complementar, também preferiria sem dimmers, pelo menos físicos.

    Já agora, relativamente à índice de protecção da fita da bancada, será mesmo essencial meter fita siliconada (IP54)? Lógico que mal não faria, pelo contrário, tendo em conta que é um local em que há sempre vapores...

    É que fita daquele fornecedor com IP54 melhorzita só uma com 10,8 W/m, esta.
  16.  # 16

    Se não meter dentro de calhas, meta siliconada. Senão, não vejo para que necesite, o difusor das calha irá proteger de algum salpico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasSe não meter dentro de calhas, meta siliconada. Senão, não vejo para que necesite, o difusor das calha irá proteger de algum salpico.


    Tudo em calhas de alumínio com difusor opalino. Neste caso, será esta, básica, mas que, penso, servirá perfeitamente.

    Pedro, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
  18.  # 18

    Que tipo de dimmers recomendam?
  19.  # 19

    Boa noite
    Para colocar 1 fita led para luz indireta nas sancas de quartos com 10m2, devo comprar uma fita com quantos lúmens? Para uma iluminação razoavelmente boa.
    A sanca tem 3 metros
 
0.0225 seg. NEW