Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Por baixo dos armários superiores da cozinha tenho actualmente duas lâmpadas tubulares fluorescentes (Osram HE 21 W/865). Gostaria de mudar para LED mas tenho algumas dúvidas sobre como prosseguir e espero que com o vosso conhecimento me possam elucidar e ajudar na escolha.

    A base das Osram que actualmente tenho instaladas é G5 e o seu comprimento é 849 mm.
    Na net encontrei alguns, não muitos, tubos LED com base G5. O facto de não encontrar muita oferta leva-me a questionar se é algo que valha a pena ou se devo avançar para fitas LED.

    Dúvida #1: tubo LED com base G5 ou fita LED?

    Em relação à fita LED, confesso que não tenho qualquer experiência na matéria, fui lendo algumas coisas, tenho algumas ideias em relação ao que quero (caso opte por fita LED) mas ainda há alguns pormenores em que estou hesitante.
    O primeiro é a tensão, existem as seguintes opções: 12V, 24V e a 220V.
    Dado que a zona da instalação é por baixo dos armários superiores da cozinha, ou seja, está ao alcance e é por cima do lava-loiças, por uma questão de segurança creio que deveria optar por uma tensão mais baixa (12V ou 24V).
    Porém as lâmpadas que lá se encontram actualmente são de 220V. Será que estou a ser muito paranóico em relação à questão da tensão?
    As fitas LED de 220V que estou a considerar têm protecção IP65.

    Dúvida #2: Por questão de segurança devo descartar a colocação de fitas LED de 220V debaixo do armário superior da cozinha (zona ao alcance e um pouco acima da água corrente do lava-loiças)?

    A dada altura li sobre LEDs COB e pelo que percebi são mais eficientes e mais flexíveis mas também mais caros (se bem que encontrei uma fita a um preço acessível, talvez a qualidade não seja a melhor...). Mas pelo que li parece que têm problemas em manter a consistência na tonalidade ao longo de toda a fita.