Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Vamos fazer uma pequena moradia de granito de dois andares.
    Gostaria de saber qual a norma para a espessura das paredes, da parte em granito?
    Ja nos falaram em 32 centimetros, uma norma europeia recente, mas nao encontramos referencia online.
    32 centimetros de espessura em granito parece-nos excessivo.
    Obrigada a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: Lmr8Gostaria de saber qual a norma para a espessura das paredes, da parte em granito?
    o que quiseres desde 2cm a 2m

    mas isso nao seria melhor discutir com os arquitecto para avaliarem a melhor opção?
  3.  # 3

    Colocado por: Lmr8Ja nos falaram em 32 centimetros, uma norma europeia recente,

    O que é isso?

    O granito concerteza será um revestimento, Terá sempre de ter uma estrutura resistente, em betão armado, por exemplo.
    Até porque não pode simplesmente ter uns blocos em granito de 32cm de espessura e pronto.
    Tem de arranjar um arquiteto e com ele vêr o que se pode e como fazer.
  4.  # 4

    O arquiteto falou com um engenheiro civil que lhe disse que agora teria de ser 32 so da parte de bloco de granito.
    Vai falar novamente, mas podia ser que alguem aqui soubesse desta "novo regulamento"...
  5.  # 5

    Colocado por: Lmr8Vai falar novamente, mas podia ser que alguem aqui soubesse desta "novo regulamento"...
    estou curioso para saber o que isso é e como é composta essa parede
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: Lmr8O arquiteto falou com um engenheiro civil que lhe disse que agora teria de ser 32 so da parte de bloco de granito.
    Vai falar novamente, mas podia ser que alguem aqui soubesse desta "novo regulamento"...


    Isso parece-me invenção, desconhecimento ou então houve mal interpretação sua.
  7.  # 7

    Colocado por: Lmr8O arquiteto falou com um engenheiro civil que lhe disse que agora teria de ser 32 so da parte de bloco de granito.

    e alem do granito com 320mm qual é a constituição do resto da parede? isolamento termico tipo e espessura, revestimetno interior ( tem parede de tijolo por dentro e reboco ou estuque,ou leva forra interior em gesso cartonado?
    E tem ainda a estrutura...
  8.  # 8

    Dá-me a ideia que seria usar granito como estrutura.
    Deve dar para construir, só não sei qual é o engenheiro que queira assumir a responsabilidade de calcular isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: paulovalenteDeve dar para construir, só não sei qual é o engenheiro que queira assumir a responsabilidade de calcular isso.

    com dois pisos... alvenaria resistente. Mesmo em zona sismica baixa... hummm.... não poupa nada...
    Tem de ser realizado o projecto de estruturas de acordo com o eurocodigo 6 e o 8.
  10.  # 10

    Colocado por: paulovalenteDeve dar para construir
    NORMAS EUROPEIAS À PARTE Q
  11.  # 11

    Qual é o empreiteiro que vai aceitar assentar esses blocos faraónicos de granito?

    Cada bloco de 32x30x20 cm, tem no mínimo 50Kg.

    Mesmo com uma grua, isso leva milhares de blocos e imenso tempo. Tem uma produtividade blocos/hora absurdamente baixa, logo custos de construção muito elevados.

    Faça parede dupla com o pano exterior em granito 60-100 mm de espessura, por exemplo.
  12.  # 12

    Colocado por: Nostradamusblocos faraónicos de granito
    granito de 32 cm não é faraónico.

    a casa ao lado de minha casa está a ser feita revestida a pedra de 30, mas tem uma estrutura em betão.
  13.  # 13

    Faraónico no sentido do peso que tem. As casas ontem até tinham blocos bem maiores e mais espessos, o problema é que, hoje, alguém tem de os colocar.. Se para assentar um bloco normal já é um problema na mão de obra, pior vai ser encontrar alguém para manusear pedras de 50, 60 ,70 ou mesmo 100 Kg.

    Tirando os judeus no antigo Egipto, não estou a ver ninguém com coragem para envergar nestas obras bíblicas.

    Apenas quero chamar a atenção ao Lmr8 que é um ponto que pode afastar muitos empreiteiros, e reduzir substancialmente a disponibilidade de mão de obra.
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosgranito de 32 cm não é faraónico.

    a casa ao lado de minha casa está a ser feita revestida a pedra de 30, mas tem uma estrutura em betão.


    acho que anda ai uma confusão entre mm e cm...
    Concordam com este comentário: eu
    • RCF
    • 5 junho 2023

     # 15

    Há zonas do país onde se constrói dessa forma. Especialmente em zonas de exploração de granito, com a zona de Cela, Castro Daire, em que o granito é acessível e há quem o sabe trabalhar, ainda se constroem casas com paredes estruturais em granito.
    E sim, a espessura das pedras deve andar à volta dos tais 32cm e com cerca de 80/100cm de comprimento
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Colocado por: RCFHá zonas do país onde se constrói dessa forma. Especialmente em zonas de exploração de granito, com a zona de Cela, Castro Daire, em que o granito é acessível e há quem o sabe trabalhar, ainda se constroem casas com paredes estruturais em granito.
    E sim, a espessura das pedras deve andar à volta dos tais 32cm e com cerca de 80/100cm de comprimento
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas

    E acrescento a zona aqui ao lado de Alpendurada, Penafiel e Marco de Canavezes. Obras que vi a serem edificadas com grua, com "manitou" e com retroescavadora.
    É quase um desafio encontrar uma casa na zona que não tenha alvenaria de granito na sua composição.

    https://www.google.com/maps/@41.0829804,-8.2510895,3a,53.8y,61.14h,89.68t/data=!3m6!1e1!3m4!1sdnDRkCHKzNQ4QZ_Di57XkQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor Magalhães
    E acrescento a zona aqui ao lado de Alpendurada, Penafiel e Marco de Canavezes. Obras que vi a serem edificadas com grua, com "manitou" e com retroescavadora.
    É quase um desafio encontrar uma casa na zona que não tenha alvenaria de granito na sua composição.

    https://www.google.com/maps/@41.0829804,-8.2510895,3a,53.8y,61.14h,89.68t/data=!3m6!1e1!3m4!1sdnDRkCHKzNQ4QZ_Di57XkQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu
    mas levam pilares na mesma Vitor, é parede dupla
  17.  # 18

    Colocado por: NostradamusFaraónico no sentido do peso que tem. As casas ontem até tinham blocos bem maiores e mais espessos, o problema é que, hoje, alguém tem de os colocar.. Se para assentar um bloco normal já é um problema na mão de obra, pior vai ser encontrar alguém para manusear pedras de 50, 60 ,70 ou mesmo 100 Kg.

    Tirando os judeus no antigo Egipto, não estou a ver ninguém com coragem para envergar nestas obras bíblicas.

    Apenas quero chamar a atenção ao Lmr8 que é um ponto que pode afastar muitos empreiteiros, e reduzir substancialmente a disponibilidade de mão de obra.


    Se for o que nós por aqui chamamos de perpianho de granito, que são blocos com altura e espessura constante, de certeza que terá o auxílio de grua ou similar. Já apliquei muitas paredes de granito, no máximo com 25cm de espessura e algumas pedras com peso superior a 1500kg, mas mesmo assim não são faraónicas. :)
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982mas levam pilares na mesma Vitor, é parede dupla


    As que fiz têm sempre estrutura de betão armado pelo interior.
    • SrR
    • 5 junho 2023

     # 20

    Colocado por: DR1982mas levam pilares na mesma Vitor, é parede dupla
    veja lá se este leva https://fb.watch/kZNYIBspXh/
 
0.0190 seg. NEW