Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: N Miguel Oliveira

BIM é uma maravilha.
    Mas uma vez mais, depende do caso.

pessoal que desenhava em estirador dizia o mesmo, na minha area (design do produto) se andasse com esse pensamento, já não tinha trabalha ha muito.
  2.  # 42

Colocado por: Sasapopessoal que desenhava em estirador dizia o mesmo, na minha area (design do produto) se andasse com esse pensamento, já não tinha trabalha ha muito.

E há quem já diga o mesmo da imagem 3D veja lá.
    Para certas coisas já começa a ficar ultrapassada também. Depende.
  3.  # 43

Cada um trabalha como quer e com as ferramentas que quer... o importante é prestar um bom serviço que vá de encontro às necessidades do cliente. Se o projecto é feito no estirador, no cad, no revit, com bim ou sem bim é indeferente. Não é isso que vai definir a sua qualidade. Just my 2 cents!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, diouf_matos
  4.  # 44

Colocado por: olapInclui projeto de execução, acha o valor baixo?
    a rapar o fundo da panela.. para um projecto de execução bem feito (que nem é coisa simples nem rápida de se fazer) isso nao chega
  5.  # 45

Colocado por: antonylemosa rapar o fundo da panela.. para um projecto de execução bem feito (que nem é coisa simples nem rápida de se fazer) isso nao chega

Ainda tenho algumas perguntas para colocar aos gabinetes relativamente aos orçamentos que pedi.
    Mas em todo o caso, apesar do valor do projeto de execução variar ligeiramente entre os orçamentos, o valor total (execução + arquitetura) anda parecido em todos, à volta de €6000 a €6500 + IVA.
  6.  # 46

Colocado por: snob

Na minha modesta opinião deve pedir a cada arquiteto igualmente a cotação para os projetos das especialidades, também vai precisar deles para executar a obra.
    Isto para não ser surpreendido com custos finais mais elevados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:olap

Em princípio o projeto de especialidades será feito por outra entidade que me é conhecida, e por isso não o pedi nos orçamentos. Apenas perguntei se o Arquiteto depois faria a coordenação/alinhamento do projeto de especialidades com o de arquitetura.
  7.  # 47

Colocado por: olapo valor total (execução + arquitetura) anda parecido em todos, à volta de €6000 a €6500 + IVA.
    isso não está muito barato?
  8.  # 48

Colocado por: DR1982isso não está muito barato?

Eu pedi vários orçamentos para ter noção de como seria o valor. Como estão todos a dar valores "parecidos", não sei se hei-de duvidar.
    Tenho um conhecido que também anda a pedir orçamentos e também está a ter valores semelhantes.
  9.  # 49

a meu ver o projeto de arquitetura ( proj. licenciamento + proj. execução) devia ter um minimo de custo de 10K e com a devida compatibilização com as especialidades que lá terão o seu respetivo custo.
    Fora isso parece-me que é mais do mesmo, palha para encher chouriços e problemas na execução da obra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, zedasilva
  10.  # 50

Para licenciamento, projeto de execução e compatibilização de projetos é um valor demasiado baixo.
    O que vai acontecer é que o projecto de execução será um conjunto de desenhos que na realidade irão servir para muito pouco.
    A compatibilidade de projetos será pouco mais que assinar o termo de responsabilidade
  11.  # 51

Colocado por: N Miguel Oliveira

E há quem já diga o mesmo da imagem 3D veja lá.
    Para certas coisas já começa a ficar ultrapassada também. Depende.

já passeio para impressao 3D, parar é morrer.
  12.  # 52

Colocado por: Sasapojá passeio para impressao 3D, parar é morrer.

Passar só por passar sem acrescentar nada também de pouco adianta. Impressão 3D começamos há 5/6 anos e já iamos tarde. Idem para a realidade virtual... para complementar as imagens 3D. Há pessoas que não percebem bem os 3D ou perdem a orientação, precisam de algo dinámico.

Desde disso às maquetas interativas com tablets, hologramas, há de tudo... agora não basta que isso se traduza dum serviço mais rápido, convém que o produto seja bom.

O que é certo é que até o Partenon da acropole de Atenas se mantém uma referencia actual para certas coisas. Não basta ter os gadgets por ter. Sem unhas é mau tanto com as melhores ferramentas como sem elas.
  13.  # 53

Como utilizador, das experiências que mais gostei foi esta do Campus da Apple, super maquete referenciada com software, com tablet, muito interativo... além de ver as coisas em movimento, podia "levantar o teto", os pisos, decompor os edificios, e ter informações/notas... ajustar a luz em função da hora, época do ano e mais um par de botas...

Se isto ajudou na hora de projectar, tenho sérias dúvidas. Se ajuda a comunicar, decididamente que sim.

Porque projectar e modelar não são a mesma coisa que renderizar, animar ou comunicar ao cliente.
      Screenshot_20230608_124234_Gallery.jpg
  14.  # 54

Colocado por: olap(execução + arquitetura) anda parecido em todos, à volta de €6000 a €6500 + IVA.

Colocado por: olap, não sei se hei-de duvidar.
    eu tenho duvidas se algum desses técnicos alguma vez fez um projecto de execução

pelo preço quanto muito terá alguns elementos de um projecto de execução. em caso de dúvidas peça para elaborarem no que consiste o tal projecto de execução e compare.

e até faço outra pergunta.. você para a casa que pretende construir necessita mesmo de um projecto de execução?
  15.  # 55

Colocado por: antonylemoseu tenho duvidas algum desses técnicos alguma vez fez um projecto de execução

Por exemplo, para que serve o desenho dos móveis das casas de quando o DO só tem orçamento para um móvel de 500€ já com lavatório e torneiras comprado no leroy?
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes
  16.  # 56

Colocado por: antonylemose até faço outra pergunta.. você para a casa que pretende construir necessita mesmo de um projecto de execução?

Esta deveria ser a pergunta que todos os técnicos deveriam fazer aos DO antes de lhe dar orçamento para o projeto.
    Hoje criou-se o mito que um projeto sem projeto de execução e mapa de quantidades tem tudo para dar asneira.
    Não é verdade!
    Eu até diria que os projetos de execução e mapas de quantidades que na grande maioria das vezes os DO pagam é que são o motivo das maiores asneiras nas nossas obras.
  17.  # 57

Colocado por: zedasilvaPor exemplo, para que serve o desenho dos móveis das casas de quando o DO só tem orçamento para um móvel de 500€ já com lavatório e torneiras comprado no leroy?
    precisamente.. e tenho dúvidas que muitos dos técnicos que oferecem esse serviço não têm qq experiência real com um PE.. nao sabem o trabalho que isso dá, nunca passaram semnas inteiras a desenhar móveis ou remates de materiais ou a estudar soluções para chegar um determinado resultado...

Um projecto de execução faz muito sentido quando se está a construir uma coisa fora do comum. serve para resolver problemas antes deles surgirem em obra

para uma casa normal só mesmo em casos pontuais fará falta algumas notas extra
  18.  # 58

Colocado por: zedasilvaHoje criou-se o mito que um projeto sem projeto de execução e mapa de quantidades tem tudo para dar asneira.
    mesmo assim acho um MQ fundamental ... mas a sua verdadeira utilidade encontra-se antes de submeter os projectos à CM...
  19.  # 59

Eu ainda acrescentaria que a cotação dos honorarios para um PE só deveria ser feita depois do estudo prévio ou licenciamento...

Antes disso, deveria ser uma mera indicação ou rango de valores. Tanto pode dar muito trabalho como pouco, em função do projecto em si e das empresas que farão os trabalhos.

O grande problema é verem-se os projectos como sendo estanques, definitivos, quando na verdade são um processo. Claro que essa incerteza é tramada para quem paga...
    Concordam com este comentário: marco1
  20.  # 60

Miguel por experiencia propria não poderia estar mais de acordo consigo.
    efetivamente depois no desenvolvimento do projeto de execução são tomadas n opções que implicam várias pesquisas de mercado e sistemas que por sua vez geram n afinações do desenho. enfim pode até ser o projeto de execução algo que se prolonga pela obra fora.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0247 seg. NEW