Iniciar sessão ou registar-se
    • olap
    • 4 junho 2023 editado

     # 1

    Olá!

    Estou a dar os primeiros passos para a construção de uma moradia na zona do Minho.
    Fui lendo alguns tópicos existentes no fórum, e já tenho neste momento alguns orçamentos para o projecto de arquitectura.

    https://forumdacasa.com/discussion/146/1/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/
    https://forumdacasa.com/discussion/24872/1/como-escolher-o-arquitecto-para-a-minha-casa/


    O objetivo é contratar o projecto de arquitectura, projecto de execução e ter assistência técnica à obra. Estou no entanto com algumas dúvidas relativamente aos orçamentos que me foram apresentados e como optar por um deles:
    - Todos os orçamentos detalham os mapas que vão entregar (vãos, acabamentos, medições, quantidades, plantas, cortes e alçados, etc) e alguns detalham as escalas das plantas. Tenho escalas de 1/100, 1/20 e 1/10, devo estar atento a alguma escala em especial ou isto são valores normais?
    - Relativamente ao mapa de quantidades e à possível "mobília" que pode incluir, devia preocupar-me em especificar que deve ter por exemplo armários embutidos, cozinha, etc.? Ou isso é meio que indiferente?
    - Em termos de calendarização, tenho exemplos de 1 mês ou 4 meses para o estudo prévio. Não querendo menosprezar o trabalho do arquitecto, parece-me que 3/4 meses para um estudo prévio é bastante tempo. Alguém tem indicações/exemplos de quanto demorou o estudo prévio? Tenho algum receio que seja um caso em que o arquitecto está a dar um prazo com bastante folga pois pode não ter disponibilidade para começar imediatamente o meu projecto.
    - Nos vários orçamentos vejo ressalvas como: "não estão incluídas mudanças significativas ao projecto" ou "não está incluída documentação extra que possa ser solicitada pela câmara". Imaginemos que alguma regra do PDM muda durante a preparação do projeto, como sei se o arquitecto incluíra os ajustes necessários ao mesmo ou considerará isso um extra? Há/deveria de alguma forma tentar proteger-me destas situações?
    - Nunca tinha ouvido falar num ensaio geotécnico e apenas 1 dos orçamentos indica claramente que não está incluído. É normal fazer-se este estudo?

    Alguns conselhos ou outros aspectos a que devo estar atento ao comparar os orçamentos?

    Obrigado
  1.  # 2

    Tudo isso é normal
    o estudo previo por vezes é meio projeto
    quanto mais detalhe e sua quantificação melhor
    estudo geotécnico em regra só se o terreno ( subsolo) for uma incógnita, ai deve ser opcional e apos analise apriori do eng. de estrutura
    é claro que se apos uma fase avançada quiser alterações significativas ao trabalho já executado isso tem um custo.
    já agora as diferenças em custo são muito diferentes?
  2.  # 3

    Colocado por: olapdevo estar atento a alguma escala em especial ou isto são valores normais?


    É preciso é que façam detalhes bem feitos... Que sirvam para alguma coisa. Que não seja um rol de pormenores tipo, muitos deles redundantes, ou mal feitos... Ou seja tem de ter sorte nos profissionais que contratar.

    Normalmente, se a edificação não for muito fora de normal... Não há necessidade de grandes detalhes de pormenor, ou porque não os há, ou havendo são decorrentes de utilização de soluções standard.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olap
    • olap
    • 5 junho 2023 editado

     # 4

    Colocado por: marco1já agora as diferenças em custo são muito diferentes?


    Ainda existe alguma diferença nos custos, digamos que o mais barato anda à volta de €5000 e o mais caro €6500 (valores sem IVA e sem projecto de especialidades).
    Todos apresentam um plano de pagamentos faseado, a efectuar ao fim de cada entrega: estudo prévio, licenciamento, execução, etc.
    Mas ainda estou a tentar perceber mais algumas diferenças. Uns incluem imagens 3D, outros nem mencionam isso.
  3.  # 5

    Nao deve escolher o mais barato. Deve sim, escolher o que ouve melhor.
  4.  # 6

    o de 6500 sem especialidades não deve ter seguramente projeto de execução ou então é algo que não será digno desse nome.
  5.  # 7

    olap
    A escolha do arquiteto e da restante equipa que irá ser responsável pelo seu projeto é das decisões mais importantes que irá tomar neste processo.
    Em primeiro lugar deve procurar perceber qual o estilo “traço” que caracteriza esse arquiteto. Identifica-se com esse estilo? É esse o tipo de casa que pretende para si?
    Será um erro se o olap pretende uma casa com telhado tradicional, janelas com vidrinhos e molduras e procura um arquiteto cujo traço são os ditos caixotes com janelões de 3m.
    Que tipo de casa o olap pretende? Uma coisa simples com um orçamento limitado e que qualquer empreiteiro de vão de escada seja capaz de construir?
    Ou pretende algo mais elaborado estética e tecnicamente que requeira já alguma experiência por parte do empreiteiro.
    Se pretende uma coisa simples e contida, será que justifica ter um projeto de execução?
    Pretende assistência técnica à obra. O que quer dizer com isso? Trata-se da fiscalização ou apenas do apoio do arquiteto durante a execução da obra.
    Os mapas de quantidades que lhe propõem são verdadeiros mapas de quantidades de todas as espacialidade ou é apenas da arquitetura e daquelas coisas chapa 7 que não servem para rigorosamente nada?
    Estudo geotécnico deveria ser a primeira coisa a ser feita antes de arquiteto fazer qualquer risco. Este estudo é dos elementos mais importantes para um projeto que tenham limitações orçamentais.
    Se conhece o tópico do DR já deve ter percebido que se ele tivesse feito um estudo geotécnico que ronda os 500€, neste momento não estaria na dúvida sobre a melhor forma de minimizar os 25.000€ ou 30.000€ que terá que gastar a mais por o projeto não ter sido idealizado com base nesse estudo.
    Algo que deve igualmente ter em conta. Como vão ser coordenadas as especialidades?
    Qual a equipa que as vai fazer e de que forma o arquiteto vai coordenar essa equipa?
    São projeto apenas para cumprir a legislação com a desculpa de que depois em obra pode melhorar, ou são projetos discutidos com o Dono de obra e adaptados às suas necessidades?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olap
  6.  # 8

    Colocado por: olapEstou a dar os primeiros passos para a construção de uma moradia na zona do Minho.
    se quiser mais um posso lhe enviar cotação. sou do minho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olap
  7.  # 9

    Colocado por: zedasilvaSe conhece o tópico do DR já deve ter percebido que se ele tivesse feito um estudo geotécnico que ronda os 500€, neste momento não estaria na dúvida sobre a melhor forma de minimizar os 25.000€ ou 30.000€ que terá que gastar a mais por o projeto não ter sido idealizado com base nesse estudo.


    Olá, pois mas fique sabendo que mesmo sem esse estudo, os Arquitectos souberam acertar direitinho como era o terreno, e as cotas a que estaria o firme... numa extensão de 1500m² com multiplos aterros, basta estar no sitio 10-20 minutos para se perceber isso, a natureza tende a ser previsivel e que não é rocket-science... As previsões dos "artistas" sobre a cota do firme tiveram um desvio de 15cm em altura no pior dos casos, por execesso de zelo até... visto que depois de escavado, a surpresa até foi boa. Não era de todo necessário naquele caso, bastava seguir as marcas da água por exemplo. Agora é óbvio que é uma mais valia mas isso tem um custo também. É como fazer os exames todos antes de ir ao médico.
    Quanto aos custos da obra, aquele é um caso em que a construção está 2,10m acima do que deveria estar. Não é um estudo geotécnico que lhe resolve isso. Àquela cota, a casa deveria ter dois pisos ou ser doutro modo, ser mais pequena, abicar de certas coisas, respeitar o terreno e a inclinação que tem. Não é o acontece e nada disso se prende com o estudo geotécnico. Naquele caso seriam 500€ queimados sem nenhum interesse.
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraNaquele caso seriam 500€ queimados sem nenhum interesse.

    No caso especifico do DR, aceito que sim, pois ele sempre exigiu um tipo de projeto que não é para aquele terreno nem para o orçamento que ele está disposto a gastar.
  9.  # 11

    Colocado por: olapAinda existe alguma diferença nos custos, digamos que o mais barato anda à volta de €5000 e o mais caro €6500 (valores sem IVA e sem projecto de especialidades).
    Todos apresentam um plano de pagamentos faseado, a efectuar ao fim de cada entrega: estudo prévio, licenciamento, execução, etc.
    Mas ainda estou a tentar perceber mais algumas diferenças. Uns incluem imagens 3D, outros nem mencionam isso.


    Desconfie de algo que inclua execução por menos de 9 ou 10 mil. Por 5k com execução, ou é cópia doutro projecto ou então pouco tempo dá para estar de volta de algo novo.

    Quanto aos 3D, uma licença para renderizar custa facilmente 3000€/ano, fora os programas para modelar isso que podem custar outro tanto até. Nem sempre se justifica pois há outras ferramentas também, como maquetes por exemplo. Também há gabinetes que usam o 3D como ferramenta de trabalho, pelo que o render é apenas mais um passo, que ajuda à comunicação com o cliente.

    Depois depende do terreno, do projecto e da capacidade do cliente perceber desenhos em 2D ou não. Não costuma ser obrigatório nas câmaras, pelo que está um pouco nas suas mãos saber se necessita ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olap
  10.  # 12

    Colocado por: zedasilvaNo caso especifico do DR,


    Aquele terreno era tão simples de ler e tinhamos tanta confiança em como seria o subsolo que até instruímos na câmara os cortes e alçados com o layer "perfil terreno firme estimado" ligado, veja lá... além do obrigatório "perfil terreno natural". Para que se percebessem as escavações e aterros futuros. Claro que nada impediria que houvesse um mega rochedo enterrado por exemplo, mas nada na envolvente indica algo do genero.

    A envolvente é muito importante para saber ler os terrenos também. Agora, um estudo geotécnico prévio não faz mal nenhum, tirando o custo, claro.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 13

    Colocado por: zedasilvaSe conhece o tópico do DR já deve ter percebido que se ele tivesse feito um estudo geotécnico que ronda os 500€, neste momento não estaria na dúvida sobre a melhor forma de minimizar os 25.000€ ou 30.000€ que terá que gastar a mais por o projeto não ter sido idealizado com base nesse estudo.
    isso não é verdade, desde início que se soube que a cota firme andava por cerca dos 519, aliás os primeiros desenhos dos arquitetos foram por essa cota, eu é que sempre me recusei a baixar a cota de implantação dos 521. Por isso não dava para fazer de outra forma tendo em conta os meus requisitos.
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982Por isso não dava para fazer de outra forma tendo em conta os meus requisitos.

    Os seus projetistas são uns santos.
    Só por o aturarem já ganharam o paraiso.
  13.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Os seus projetistas são uns santos.
    Só por o aturarem já ganharam o paraiso.
    tenho perfeita noção que têm uma paciência fora do normal para me aturar.
    Por isso mesmo só os posso recomendar, é o mínimo.
    E mais uma vez lhe digo, com as condicionantes que eu dei eles nao podiam fazer melhor, aliás achei que tinha ficado precisamente convencido disso após o qie se tem passado no meu tópico nos últimos dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 16

    Colocado por: olap(valores sem IVA e sem projecto de especialidades).


    Na minha modesta opinião deve pedir a cada arquiteto igualmente a cotação para os projetos das especialidades, também vai precisar deles para executar a obra.
    Isto para não ser surpreendido com custos finais mais elevados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olap
  15.  # 17

    Colocado por: zedasilvaou é apenas da arquitetura e daquelas coisas chapa 7


    Então? Não era chapa 5?
  16.  # 18

    Colocado por: snob

    Na minha modesta opinião deve pedir a cada arquiteto igualmente a cotação para os projetos das especialidades, também vai precisar deles para executar a obra.
    Isto para não ser surpreendido com custos finais mais elevados.

    E para perceber qual a qualidade que pode esperar não só dos projetos mas acima de tudo da coordenação dos mesmos
    Concordam com este comentário: snob
  17.  # 19

    Basicamente, precisa de encontrar alguém com muita experiência de obra, para o apoiar na escolha do arquiteto.

    Leve esse acessor, e peça para ver exemplos de outros projetos e outras peças, mapas, etc. para ter uma ideia do que será o resultado do trabalho proposto. Se são desenhos com aplicabilidade em obra, ou apenas verbo de encher para a câmara municipal.
  18.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos 3D, uma licença para renderizar custa facilmente 3000€/ano, fora os programas para modelar isso que podem custar outro tanto até

    um arquitecto que não trabalhe com volumes ficou parado no tempo. Qualquer software hoje em dia traz motor de render suficiente para mostrar umas imagens ao clinte.
 
0.0230 seg. NEW