Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: spvale
    Quando vai ao médico se correr mal a culpa é sua tmb.
    Supostamente pagamos por um profissional e se ultrapassa o valor total a culpa deve ser de quem projectou mal.
    Agora se é um bom projecto é outra história mas se pediu para não ultrapassar x e tem que pagar x + 200k a culpa é do arquitecto
    Concordam com este comentário:aRibeiro
    se se recusar a tomar os medicamentos ou recomendações médicas se calhar até é mesmo culpa sua, ou até pode encontrar um mau médico, também.
    Ha de tudo, não me parece correto é assumir que a culpa é sempre de um lado ou de outro, depende.
  2.  # 42

Colocado por: aRibeiroAinda não tenho. Devo pedir? Imagino que seja um adicional. Valerá a pena se o projeto estiver muito acima do solicitado?

Concretamente, só aRibeiro poderá aferir o que é "muito acima do solicitado".
    Mas para isso precisa de ter um valor, certo?

Este valor pode ser uma estimativa (que permitirá quantificar alterações que queira incorporar no projecto e trabalhar com essa base até chegar a um valor satisfatório) ou de propostas reais de construtores, sendo que estas são menos detalhadas e menos maleáveis, especialmente quando as afinações são para reduzir valores.

Nestes dois anos houveram aumentos mas também houveram descidas de preços.
    Face à quebra significativa do nº de créditos habitação, é provável que se avizinhe um abrandamento do mercado.

De forma geral, parece-me razoável que com afinações ao projecto se consiga compensar uma boa parte os aumentos efectivos dos últimos dois anos.
    Mas isto também depende muito do projecto que tem agora nas mãos.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 43

Não querendo defender os arquitetos ou desenhadores mas, como é que eles podem garantir que determinado projeto irá custar determinado valor a construir se obtemos orçamentos de empreiteiros tão dispares?

Quando fui à procura de orçamentos em 2009/2010, com o mesmo projeto, obtive orçamentos completamente diferentes sendo o mais caro praticamente o dobro do mais barato.
    Quando pedi ao desenhador/técnico para me criar um projeto também disse o valor que pretendia gastar e obviamente que os orçamentos obtidos foram todos superiores!
    Mas fui logo alertado por ele de que o valor indicado da construção é apenas um indicativo e nada mais.

Já para não falar que, desde que se adjudica a um arquiteto o projeto até começar efeitvamente a construir, passam meses ou anos e os valores de construção podem variar imenso (veja-se o que se está a passar nos últimos 3 anos).
  4.  # 44

Colocado por: mafgodNão querendo defender os arquitetos ou desenhadores mas, como é que eles podem garantir que determinado projeto irá custar determinado valor a construir se obtemos orçamentos de empreiteiros tão dispares?

Não podem!
    O problema é que a grande maioria dos técnicos escuda-se com isso e nem sequer faz um esforço para alertar os DO de que aquilo que pretendem irá ficar muito acima dos valores que tem disponíveis.
    A grande maioria dos técnico preocupa-se apenas em alimentar os sonhos do DO e dessa forma receber por mais um projeto que não irá sair do papel.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 45

Colocado por: zedasilvaA grande maioria dos técnico preocupa-se apenas em alimentar os sonhos do DO e dessa forma receber por mais um projeto que não irá sair do papel.

Zé olha que muitas vezes e não são poucas... Apesar dos avisos constantes.. O DO é o principal culpado: Oh arquitecto, é mais isto é mais aquilo, mais uns m2 ali mais uma feature aqui...
  6.  # 46

Colocado por: Pedro BarradasZé olha que muitas vezes e não são poucas... Apesar dos avisos constantes.. O DO é o principal culpado:

Claro que sim, ter alguém a tentar demover-nos dos nossos sonhos nem sempre é fácil.
  7.  # 47

Colocado por: aRibeiroO final história será revelado, mas sem mencionar nomes ou culpados. No limite fui eu por confiar, ser preguiçoso e não estar informado. Mas teria de estar?

na teoria sim, na prática diria que não. afinal pagamos a pessoal especializado exatamente porque não sabemos tudo. poder ser um verdadeiro murro no estomago termos expectativas para uma determinada casa e depois termos alguém, que até estamos a pagar a alertar que se calhar só temos capacidade para uma casa bastante mais modesta.

mas são muito poucos os técnicos que o fazem, porque acabam sempre por pagar os justos pelos pecadores. Porque hei-de perder um cliente ao dizer-lhe que não consegue construir a casa dos sonhos dele, quando ao lado existe outro tecnico que diz que sim, que é possível.

caímos numa verdadeira selva em que muitos DO ou desistem antes de começar ou desistem com a casa a meio.

vê-se nos ultimos anos um aumento na procura na net de casas pré-feitas. As pessoas querem construir uma casa, como quem compra um carro, por catalogo. Uma casa assim custa X, a outra casa custa Y, etc. Dai a aceitação do mercado a empresas que trabalham dessa forma.
  8.  # 48

270m² AB
    sala com 48m²
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, aRibeiro
      230606-proj-02.jpg
  9.  # 49

garagem para 2 carros.
  10.  # 50

Colocado por: nunogouveia270m² AB
    sala com 48m²

a implantação até parece parecida com a do aRibeiro.

apesar de ter áreas mais contidas ainda assim é um casarão.
  11.  # 51

mas passou de 404m² para 270m², sendo na mesma um T5...
  12.  # 52

Colocado por: DR1982se se recusar a tomar os medicamentos ou recomendações médicas se calhar até é mesmo culpa sua, ou até pode encontrar um mau médico, também.
    Ha de tudo, não me parece correto é assumir que a culpa é sempre de um lado ou de outro, depende.

Eu não disse que é sempre culpa mas se o DO disse o valor é temos este monstro de casa alguma coisa falhou e não foi pouco.
    Atenção que estamos a falar da valores de superiores a 40% final.
    Imagine que precisa de colocar uma prótese total da anca e a coisa corre mal? A culpa é sua? Posso dizer que normalmente as próteses no público são do material mais fraco.
    A abordagem utilizada também deixa muito a desejar. Depois dizem que aconteceu mas culpa principal é do médico por exmplo.
    Boa sorte ao DO é o que desejo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aRibeiro
  13.  # 53

Colocado por: nunogouveiamas passou de 404m² para 270m², sendo na mesma um T5...
    Concordam com este comentário:mafgod
    Diria que será possivel neste caso sem grande esforço
    Colocado por: aRibeiroA ideia original seria que o custo total (construção) não excedesse os 350K
  14.  # 54

Colocado por: spvale

Eu não disse que é sempre culpa mas se o DO disse o valor é temos este monstro de casa alguma coisa falhou e não foi pouco.
    Atenção que estamos a falar da valores de superiores a 40% final.
    Imagine que precisa de colocar uma prótese total da anca e a coisa corre mal? A culpa é sua? Posso dizer que normalmente as próteses no público são do material mais fraco.
    A abordagem utilizada também deixa muito a desejar. Depois dizem que aconteceu mas culpa principal é do médico por exmplo.
    Boa sorte ao DO é o que desejo
    mesmo este projeto por 350k nao será impossível, depende do qie se queira.
    É isso que parece que o pessoal nao compreende e depois compara alhos com bugalhos, e uns dizem que se constroi barato e outros dizem ser impossível assim como alguns dizem que é abuso o preço que se pede…
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    • VCG
    • 6 junho 2023

# 55

Colocado por: nunogouveia270m² AB
    sala com 48m²
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod
      230606-proj-02.jpg

Bom dia Nuno!
    Boa optimização, quais as medidadas do escritorio e da sala?
  15.  # 56

Nuno parece mais arrumado, mas fico com a sensação que a casa na sua solução esticou no sentido da piscina, esta mudava de lugar?
    pois assim perdia-se o contato da sala com a mesma
    Concordam com este comentário: aRibeiro
  16.  # 57

Colocado por: DR1982mesmo este projeto por 350k nao será impossível, depende do qie se queira.

Este ou qualquer outro, basta que se abdique de uma série de coisas.
    Não existem contudo morcelas sem sangue.
    Para construir este projeto por 350k tenho que abdicar de muita coisa. Por norma abdica-se daquilo que não se vê ou não se percebe o porquê. Por norma abdica-se da qualidade construtiva.
    Não interessam as patologias que vão começar a surgir nem os custos de manutenção e utilização da casa.
    Concentramo-nos em gastar o dinheiro na melhor estética que for possível e os DO ficam todos contentes.
  17.  # 58

Colocado por: DR1982mesmo este projeto por 350k nao será impossível, depende do qie se queira.
    É isso que parece que o pessoal nao compreende e depois compara alhos com bugalhos, e uns dizem que se constroi barato e outros dizem ser impossível assim como alguns dizem que é abuso o preço que se pede…
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Daqui a pouco construir sem telhado passa a ser normal, e o DR tem o seu exmplo que mesmo sendo da área ainda não conseguiu sequer definir como quer a casa quanto mais se coloca PRH ou não.
    Com esse valor e o mínimo de qualidade é impossível, ia ter que cortar em itens e aspectos essenciais da obra.
    Finalizo que não é uma ciência exacta mas certos aspectos devia existir o mínimo e exister guidlines construção para não existir patos bravos e estes erros que considero graves.
  18.  # 59

Colocado por: spvaledevia existir o mínimo e exister guidlines construção para não existir patos bravos

E existem, chamam-se projetos.
    O problema é que a começar nos DO e projetistas, muita gente acha que os projetos são apenas um mão cheia de papeis para o licenciamento.
  19.  # 60

(...)fico com a sensação que a casa na sua solução esticou no sentido da piscina, esta mudava de lugar?(...)

Como resslava, eu não tinha as dimensões corretas, tive de as estimar.
    O corpo cresceu cerca de 1,2m metros na direção da piscina. Claro que se altera a relação com a sala...
    Mas, com a maioria dos quartos a sul e o devido sombreamento, quase não vai precisar de aquecimento no Inverno
      sobrepos.jpg

0.0274 seg. NEW