Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: gil.alvesQue raio se passou com o fogão? e os blocos de sanitários??!?

E as viaturas, tantas e cada uma de sua nação..com comprimentos a variar entre os 2.00m e os 4.50m!?
    Tantos circulos de acessibilidades que de nada servem.. Project muito estranho... de facto.
    Não gosto, dos quartos do piso 0, ali no meio da zona social, completamente devassados...
  2.  # 2

Colocado por: pauloagsantosé daquelas casas feitas para aquele tamanho, em que cortar é sempre complicado.

Isso já não era casa para 350k à 2 anos... quanto mais agora.

Só se fossem os 350k+IVA. Adivinha-se que os projetistas disseram que construia isso por 250k+IVA... e com PRH:)
  3.  # 3

Colocado por: gil.alvesJá agora, porque diz que não pode ser rés-do-chão?

Segundo os projetistas a casa tinha de encostar a moradia de 2 pisos adjacente.

Quanto às criticas e valores, acredito que assim seja, daí o meu pedido de ajuda. Por minha ignorância e pelos vistos maus conselhos é que cheguei a este ponto.

Sei que há detalhes que iria corrigir na fase de construção, mas só recentemente fui informado do desvio que poderia acontecer. Muita ingenuidade minha, já percebi!
  4.  # 4

Boas,

Aproveitando o tópico, qual o valor aproximado de construção desta moradia no Alentejo?
  5.  # 5

Colocado por: aRibeiroSegundo os projetistas a casa tinha de encostar a moradia de 2 pisos adjacente.
    um telhado plano, acessível com um mural encostado talvez resolvesse… digo eu lá está sem contexto.

Quanto a correcções em obra são sempre caras e isso mesmo correcções.
    Para construir moderadamente dentro desse valor de referência precisa de um novo projecto. Com pés e cabeça.
    Com proj. de execução ou não poderá depender do quão simplificada for a arquitectura e/ou pormenores.

Calma.
    Reflita e vá partilhando preocupações. Ajuda-se no que for possível.
    Tem por aqui arq. que o podem inclusivé ajudar com provas dadas que o manteriam na realidade e com os pés no chão.

Abr.

Colocado por: MoleiroSLBBoas,

Aproveitando o tópico, qual o valor aproximado de construção desta moradia no Alentejo?

Discutir valores é sempre algo mt subjectivo e é um bocado de mau tom fazê-lo noutro tópico… ;)
    No offense.
    Crie um tópico e partilhe as suas preocupações.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MoleiroSLB
  6.  # 6

Colocado por: diouf_matosCasa com esse tamanho, suponho que pretende acabamentos em condicões.

As casas pequenas não merecem acabamentos "em condições"? :)
    Não é válido que um DO até possa abdicar de alguns acabamentos mais top, justamente para conseguir ter mais área?

Colocado por: gil.alvescom IVA incluído?

Esta pergunta é ingrata. Sendo um particular, que não pode deduzir IVA, depreende-se que o limite orçamental seja o que o banco empresta + as poupanças pessoais :)

Colocado por: aRibeiroDevo contratar alguém para um projecto de execução ou não resultará e acabarei por gastar ainda mais dinheiro em projetos?

Tem mapa de medições e estimativa orçamental?
    Na estabilidade pode poupar-se muito, se afinado em projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aRibeiro
  7.  # 7

Muita atenção ao que vai ouvindo aqui por este fórum, muitos comentários aparecem com preços inflacionados, ninguém lhes tira isso da cabeça.

Tenha um bom projeto de execução, um mapa de quantidades bem detalhado e depois deixe o mercado falar.
    Concordam com este comentário: Miguel JR
  8.  # 8

Colocado por: pguilhermeNão é válido que um DO até possa abdicar de alguns acabamentos mais top
    concerteza que sim! Acabamentos(!) mas onde verdadeiramente poupa é numa optimização da estrutura. Atalhando aí está a burra nas couves.
    Poupar significativamente em acabamentos é prever PRH e não o pôr. É prever soalho da Fino e pôr flutuante ou plástico.
    Mas… todas as opções custam(!) poupa 15 000€ no PRH e outros 15 000€ aqui e ali. Numa obra de 400 000€ (valor fictício) os 30% de custo da estrutura optimizada descem rapidamente dos 120 000€ para 90 000€(!)…

Colocado por: pguilhermeSendo um particular, que não pode deduzir IVA
    sabe tão bem como eu que na construção ainda há muito pequeno empreiteiro que não factura a totalidade dos serviços e fiquemos por aqui…
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: rpmmsantosTenha um bom projeto de execução, um mapa de quantidades bem detalhado e depois deixe o mercado falar.

E no fim venha cá dizer quanto custou, isso é que é serviço público.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spvale
  10.  # 10

Grande mal o pessoal depois não conta o final da história...
    Infelizmente mais um caso em que o DO não teve culpa nenhuma, já agora serviço público era mencionar o arquitecto isso sim.
  11.  # 11

Colocado por: gil.alvesconcerteza que sim! Acabamentos(!) mas onde verdadeiramente poupa é numa optimização da estrutura. Atalhando aí está a burra nas couves.
    Poupar significativamente em acabamentos é prever PRH e não o pôr. É prever soalho da Fino e pôr flutuante ou plástico.
    Mas… todas as opções custam(!) poupa 15 000€ no PRH e outros 15 000€ aqui e ali. Numa obra de 400 000€ (valor fictício) os 30% de custo da estrutura optimizada descem rapidamente dos 120 000€ para 90 000€(!)…

Claro. Totalmente de acordo.
    Estava apenas a comentar a noção, a meu ver errada, de "se tem mais área, então tem que ter tudo do bom e do melhor".
    A meu ver deverá haver um equilíbrio. Nem crescer muito em área e para isso ter de sacrificar demasiado os acabamentos, nem ter um casa minúscula só para ter PRH e soalho da Fino.

Colocado por: gil.alvessabe tão bem como eu que na construção ainda há muito pequeno empreiteiro que não factura a totalidade dos serviços e fiquemos por aqui…

Claro que sim.
    Mas para o efeito, nenhum particular vai dizer que tem orçamento de x€ mas que afinal arranja mais 23%. O salário é o que é, o financiamento é o que é.
    O orçamento que tem disponível será para pagar tudo o que for necessário :)
    Concordam com este comentário: aRibeiro
  12.  # 12

Colocado por: spvaleGrande mal o pessoal depois não conta o final da história...
    Infelizmente mais um caso em que o DO não teve culpa nenhuma, já agora serviço público era mencionar o arquitecto isso sim.

A culpa é do DO.
  13.  # 13

Colocado por: spvaleInfelizmente mais um caso em que o DO não teve culpa nenhuma

Isso é quase sempre assim. O DO é frequentemente ignorante quanto a quase tudo o que tem a ver com projetos e construção, e começa logo por poupar nos projetos (também, dificilmente, saberia reconhecer qualidade particular nos projectos).
    Concordam com este comentário: diouf_matos, aRibeiro
  14.  # 14

Colocado por: rjmsilva

A culpa é do DO.

Quando vai ao médico se correr mal a culpa é sua tmb.
    Supostamente pagamos por um profissional e se ultrapassa o valor total a culpa deve ser de quem projectou mal.
    Agora se é um bom projecto é outra história mas se pediu para não ultrapassar x e tem que pagar x + 200k a culpa é do arquitecto
    Concordam com este comentário: aRibeiro
  15.  # 15

Colocado por: ricardo.rodrigues

Isso é quase sempre assim. O DO é frequentemente ignorante quanto a quase tudo o que tem a ver com projetos e construção, e começa logo por poupar nos projetos (também, dificilmente, saberia reconhecer qualidade particular nos projectos).
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Já se viu por aqui casos em que pagou bem e não estavam á altura...
  16.  # 16

Colocado por: gil.alvesCalma.
    Reflita e vá partilhando preocupações. Ajuda-se no que for possível.
    Tem por aqui arq. que o podem inclusivé ajudar com provas dadas que o manteriam na realidade e com os pés no chão.

Algum positivismo. Obrigado. Sempre acredito em soluções para tudo e nem sempre é a mais fácil ou radical. Estou a aprender mesmo que tardiamente.
  17.  # 17

https://eco.sapo.pt/2023/06/02/investimento-em-construcao-nao-caia-tanto-desde-2014/

“O mercado pode estar a antecipar uma quebra na compra de casas por parte das famílias, porque a subida das taxas de juro faz com que uma família com 900 euros de rendimento disponível pudesse suportar um empréstimo a 30 anos de 300 mil euros. Agora essa mesma família só poderá ficar pelos 160 mil euros”, explica ao ECO Pedro Brinca.

“Nos 94 a 95 contratos já adjudicados para a construção de casa unifamiliares, houve uma desistência de mais de 50% por incapacidade de financiamento”, corroborou ao ECO, Alberto Cravo. O presidente do grupo Patrilar garante que as desistências se fizeram sentir de igual forma de norte a sul do país, fruto do aumento das taxas de juro.
    Concordam com este comentário: aRibeiro, rguerreiro79
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  18.  # 18

Colocado por: spvaleGrande mal o pessoal depois não conta o final da história...

O final história será revelado, mas sem mencionar nomes ou culpados. No limite fui eu por confiar, ser preguiçoso e não estar informado. Mas teria de estar?
  19.  # 19

Colocado por: rjmsilvaA culpa é do DO.

Concordo. Ao contratar/delegar e confiar, somos sempre responsáveis, corra bem ou mal. Alguém tomou uma decisão. Assumo.
  20.  # 20

Colocado por: pguilhermeTem mapa de medições e estimativa orçamental?
    Na estabilidade pode poupar-se muito, se afinado em projecto

Ainda não tenho. Devo pedir? Imagino que seja um adicional. Valerá a pena se o projeto estiver muito acima do solicitado?

0.0231 seg. NEW