Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: 4por1730 euros ...230 para

Tb não estou a ver como é que faz 230 de descontos no subsídio de 730
  2.  # 22

eu tambem não , mas é o que consta no site da ss direta
  3.  # 23

Colocado por: 4por1eu tambem não , mas é o que consta no site da ss direta

Então estaremos a falar de coisas diferentes, o site terá o valor do subsidio a que tem direito, assim os 230 a menos decorrerá do cálculo do subsídio a que tem direito.
    Já foi à SS pedir explicações, sim eu sei que terá de ficar na fila.
  4.  # 24

Colocado por: 4por1, soube ontem que o meu subsidio de desemprego é de 730 euros ...230 para descontos

mas o subsidio de desemprego é limpo. não faz descontos sobre o subsidio de desemprego
  5.  # 25

Pelo que descreve a sua carreira deve ser altamente irregular e provavelmente com contribuições nao muito altas. Depois estaria a reformar-se mais de 4 anos anos da data em que teria direito a pensão, o que em condições normais implicaria uma penalização muito maior.
    Você não publica a simulação da SS, mas eu suspeito que a sua pensão pode acabar por ser, em termos relativos, mais generosa do que a do seu irmão, isto porque estará a ser largamente beneficiado pela situação de desemprego, nao lhe sendo aplicadas as penalizações previstas fora desse quadro.
    Depois, meu caro, se a sua pensão for de 650€ ainda assim está 100€ acima da pensao média da segurança social, que sao cerca de 550€.
  6.  # 26

mas o subsidio de desemprego é limpo. não faz descontos sobre o subsidio de desemprego.

Faz , lhe garanto que sim.
    Já estou farto de ir á SS da minha zona ....por vezes até me dão informaçoes erradas.
    Ja me disseram ...(acreditem se quiserem) que se fosse reformado por desemprego de longa duração não teria penalização nenhuma ( o que é falso) nem mesmo o fator de sustentabilidade , o que é falso.
    E não tenho de ficar na fila , posso fazer marcação no site SIGA
  7.  # 27

Colocado por: 4por1E não tenho de ficar na fila , posso fazer marcação no site SIGA

Pronto, melhor assim.

Então é só esclarecer a situação, certamente que acabará por perceber, concordar e aceitar já é outra coisa.
  8.  # 28

Foi vendedor de carros durante 30 anos?

Diga lá, isso não é pago com ordenado mínimo e compensado "por fora" com comissões das vendas? E depois, quando ficou desempregado, o subsídio desemprego não era também alinhado ao ordenado mínimo?

Pode ser que o seu irmão seja beneficiado por ter descontado pelo sistema público em relação ao privado, mas a sua carreira profissional também não me faria prever grande reforma, tipicamente vendedores que ganham à comissão têm um salário base mínimo.
  9.  # 29

Tenho uma amiga de 44 anos que se assustou com o simulador da SS. É funcionária pública e para não ter penalização tem de reformar-se com 68 anos.
    Não sei se a FP é assim tão beneficiada em relação ao privado.
  10.  # 30

Diga lá, isso não é pago com ordenado mínimo e compensado "por fora" com comissões das vendas? E depois, quando ficou desempregado, o subsídio desemprego não era também alinhado ao ordenado mínimo?

Quando estava nos automoveis ganhava o ordenado minimo mais comissões ...claro que devidamente taxadas.
  11.  # 31

Colocado por: palmstrokeTenho uma amiga de 44 anos que se assustou com o simulador da SS. É funcionária pública e para não ter penalização tem de reformar-se com 68 anos.

Aos 48? só se a carreira contributiva é mt curta, independentemente da idade. Nota: nada tem haver se é funcionária pública ou não
  12.  # 32

Colocado por: 4por1claro que devidamente taxadas.

Taxas em quê? IRS?
  13.  # 33

Colocado por: 4por1mas o subsidio de desemprego é limpo. não faz descontos sobre o subsidio de desemprego.

Faz , lhe garanto que sim.

garante? ou estão a dar-lhe a informação errada ou está a perceber mal.

e muitas vezes eles não sabem dar a reposta certa. Olhe o meu sogro quando se reformou foi à segurança social para se reformar. disseram-lhe que não era possível. veio para casa todo triste. imprimi a legislação, sublinhei o artigo ao abrigo do qual ele se podia reformar, e voltou à segurança social no dia seguinte. Quando vieram com a mesma conversa ele mostrou a legislação. Eles engoliram em seco, foram falar com o chefe e o homem veio de lá com a reforma.

Colocado por: pauloagsantossoube ontem que o meu subsidio de desemprego é de 730 euros ...230 para descontos

será que o seu ordenado não tinha um ordenado base e uma parcela de extras? é que só o ordenado base é que conta para o calculo do subsidio de desemprego e para o calculo da reforma. será que esses 230€ de descontos que fala, não seria uma parcela de extras que recebia no seu ordenado?
  14.  # 34

Colocado por: 4por1Quando estava nos automoveis ganhava o ordenado minimo mais comissões ...claro que devidamente taxadas.

Olhe, seja o que for, já se entendeu, pelo menos, que a sua penalização é mt elevada por via da sua idade.
    Tudo o resto não se pode entender porque não temos informação para tal.
  15.  # 35

Colocado por: palmstrokeTenho uma amiga de 44 anos que se assustou com o simulador da SS. É funcionária pública e para não ter penalização tem de reformar-se com 68 anos.

Na idade e nas penalizações é igual, mas no cálculo da remuneração de referencia, a partir da qual se infere o valor da pensão, as regras sao um ligeiramente mais generosas do que para os pensionistas da segurança social. A diferença resulta da formula de valorização da carreira que na segurança social tem dois momentos distintos, um melhor que outro, enquanto que na FP a regra é outra.
  16.  # 36

Quando digo devidamente taxadas ....quero dizer que não recebia comissões por fora entrava tudo no ordenado em bruto , alias como é normal.
  17.  # 37

Colocado por: AMG1

Na idade e nas penalizações é igual, mas no cálculo da remuneração de referencia, a partir da qual se infere o valor da pensão, as regras sao um ligeiramente mais generosas do que para os pensionistas da segurança social. A diferença resulta da formula de valorização da carreira que na segurança social tem dois momentos distintos, um melhor que outro, enquanto que na FP a regra é outra.

Não teria tanta certeza, as coisas estão cada vez mais próximas e na FP tal como no CNP existem diversas fórmulas de cálculo, depende do ano em que descontaram pela primeira vez, e claro os mais recentes estão mais prejudicados.

Por exemplo, houve alturas em que o que contava era o último vencimento, depois passou para os melhores 5 anos dos últimos 15 e agora é a carreira contributiva toda. Penso que é isto.
  18.  # 38

Por exemplo, neste artigo poderão ver as diferenças na fórmula de cálculo para quem foi inscrito na SS antes e depois de 2001

https://www.e-konomista.pt/calcular-a-reforma/

Na CGA tb há diferenças
  19.  # 39

A principal diferença da regra da SS para a CNA tem a ver o calculo da variavel P1 na fórmula da SS, que é diferente na CNA.
    Nunca existiu na SS nenhuma fórmula em que apenas contassem os 5 melhores anos. A formula que vigorou como genérica até 2007 e que depois dessa data se aplica apenas ao periodo anterior a 2001 (a variável P1) são os 10 melhores dos ultimos 15 anos.
    Isto ficou inscrito na lei de 2007, como salvaguarda de quem já tinha carreiras com alguma dimensão nessa data. Com o tempo o P1 deixará de ser relevante e daqui por uns 15 anos ja nao terá impacto significativo e só ja será aplicado a um numero muito pequeno de pessoas, aquelas que se reformem mais mais tarde do que a idade normal, ou pessoal, de reforma.
  20.  # 40

Colocado por: AMG1principal diferença da regra da SS para a CNA tem

Os descontos do setor privado para efeitos de reforma vão para o cnp, cna não existe, o que existe é a cga

0.0206 seg. NEW