Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

este topico é completamente off topic do que daqui se discute , mas quero dar conta de uma injustiça .
    Tenho 46 anos de descontos ( com 3 de tropa incluidos) sempre com salarios acima da media (privado e declarado).
    Tenho feito simulações na segurança social direta e o resultado da mesma dá me um resultado de 630 euros.
    O meu irmão tem mais 3 anos de idade que eu (mas com menos anos de descontos...( 40 anos)sempre foi funcionário publico mas com um salario sempre inferior ao meu.
    Reformou se hoje com uma reforma de 850 euros.
    A minha questão é ;como é possível haver tal discrepância entre o publico e o privado ?
    Não teno inveja ...pelo contrario....mas acho uma grande injustiça.
    A nossa esquerda e os partidos que a compõem só defendem os FP..
    Havia tanto por dizer...mas chega por agora
  2.  # 2

Só pondo aqui a sua carreira contributiva e a do seu irmao, poderemos comparar.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bonec
  3.  # 3

Colocado por: SirruperSó pondo aqui a sua carreira contributiva e a do seu irmao, poderemos comparar.

mas um reforma-se pela segurança social e outro pela caixa geral de aposentações. não sei se as regras são as mesmas.
  4.  # 4

Carreira contributiva e profissão de cada um
  5.  # 5

Colocado por: 4por1O meu irmão tem mais 3 anos de idade que eu (mas com menos anos de descontos...( 40 anos)

A idade tem um peso mt relevante nas penalizações, se não estou em erro agora até ao mês conta e tem mesmo mt peso.
  6.  # 6

Que idade têm?
    Se for menos que 65 anos leva cortes automaticamente...
  7.  # 7

Veja este artigo

https://www.montepio.org/ei/pessoal/reforma/saiba-em-que-condicoes-pode-pedir-a-reforma/

e repare neste pormaior
    "Flexibilização da idade
    Pessoas que aos 60 anos de idade tenham pelo menos 40 anos de contribuições."
    Não sei se é claro, mas é necessário mesmo ter os 60 anos, não 61.

Não sendo o caso, tem estas opções:
    "Carreiras muito longas
    Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pelo menos 48 anos de contribuições.
    Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e 46 anos de contribuições. Isto, desde que tenham começado a descontar antes dos 17 anos."

Por último, ainda há esta:
    "Motivo da natureza da atividade profissional
    Pessoas que exercem atividades profissionais que a lei considera de desgaste rápido.", daí ter referido que era necessário saber a profissão do seu irmão.

Isto para não ter penalizações, com penalizações tb está no artigo
  8.  # 8

Por último, pelo que sei por um primo que se reformou o ano transato, Centro Nacional de Pensões, pode haver diferenças dependendo do ano de início dos descontas, mas isso só o CNP o poderá informar.
  9.  # 9

Colocado por: spvaleQue idade têm?
    Se for menos que 65 anos leva cortes automaticamente...

Desconta 0,5% por cada mês antes dos 66 anos e 4 meses.
  10.  # 10

Sem dizer qual é a remuneração de referencia que resulta da sua carreira contributiva ninguém o vai poder ajudar.
    Com que idade é que se pretende reformar?
    Se for antes da idade pessoal da reforma ou da idade regulamentar (66 anos e 4 meses), o mais provável é que esteja a ser alvo de penalizações que são muito acentuadas. Três anos de antecipação podem corresponder a um corte superior a 30%.
    Mas a simulação da SS tem lá indicado quais as penalizações que estão a ser deduzidas.
    As reformas da função publica são calculadas com regras diferentes da Segurança Social, mas o resultado face a remuneração de referência de cada caso tende a não ser muito significativo para maioria das situações.
    Se puder publique aqui a simulação da segurança social que assim ja se consegue perceber.
  11.  # 11

Salário maior não quer dizer que tenha descontos maiores é necessário analisar a contribuição total, teve algum ano desempregado?
    Por último ir presencialmente e ver se tem todos os descontos certos mesmo os da tropa que devem dobrar...
  12.  # 12

O tempo de tropa é contabilizado como tempo de serviço, mas não tem descontos.
  13.  # 13

Colocado por: rjmsilvaO tempo de tropa é contabilizado como tempo de serviço, mas não tem descontos.

Muitas pessoas contam os anos de tropa erradamente, muito provável estar a ser enduzido em erro por isso o user.
  14.  # 14

Colocado por: rjmsilvaO tempo de tropa é contabilizado como tempo de serviço, mas não tem descontos.

Creio que não é exactamente assim para as pessoas que estavam a descontar quando foram incorporadas. Nesses caso a SSocial considera a contribuição existente.
  15.  # 15

Possivelmente a situação é, ou foi:
    O irmão ganhou menos mas descontava por completo enquanto você recebia mais mas descontava pelo mínimo e o restante de ordenado eram premios e subsidios que não entrava nos descontos.
    Isso acontece muito com os motoristas nos camiões.
  16.  # 16

Bom dia e obrigado pelas respostas.
    Em termos de idades são as seguintes: eu tenho 62 , o meu irmão 65
    Eu tive vários empregos , comecei como ajudante de motorista em 1982 ganhava na altura 42 contos mais ajudas de custo ( bom ordenado na altura) a seguir fui vendedor de carros , comecei na toyota , vw , honda e depois outra vez vw isto durante 30 anos depois fiquei desempregado (pouco tempo) a seguir fui para caixeiro de loja ...agora estou desempregado á um ano e 4 meses e se me quiser reformar agora levo com penalização de 13,85% que me atira para os tais 630 euros.
    O meu irmão tambem começou como eu ( ajudante de motorista ) na mesma empresa e durante o mesmo tempo a seguir foi para continúo numa escola até á reforma sempre com largos períodos de baixa (infelizmente)
  17.  # 17

Mas se ele foi reformado sem penalização, está à espera de quê?
    Se se reformar sem penalizacao vai ver que a diferenca já nao será tao grande.
  18.  # 18

Colocado por: 4por1Bom dia e obrigado pelas respostas.
    Em termos de idades são as seguintes: eu tenho 62 , o meu irmão 65
    Eu tive vários empregos , comecei como ajudante de motorista em 1982 ganhava na altura 42 contos mais ajudas de custo ( bom ordenado na altura) a seguir fui vendedor de carros , comecei na toyota , vw , honda e depois outra vez vw isto durante 30 anos depois fiquei desempregado (pouco tempo) a seguir fui para caixeiro de loja ...agora estou desempregado á um ano e 4 meses e se me quiser reformar agora levo com penalização de 13,85% que me atira para os tais 630 euros.
    O meu irmão tambem começou como eu ( ajudante de motorista ) na mesma empresa e durante o mesmo tempo a seguir foi para continúo numa escola até á reforma sempre com largos períodos de baixa (infelizmente)

Ajudas de custos não entram nos descontos, basicamente podia ter um ordenado bom mas descontada para o salário mínimo, o seu irmão descontada tudo.
    De baixa desconta na mesma, faça as contas com a penalização a diferença não é assim tão grande.
    Pode ficar no máximo 3 anos no desemprego aproveite para a penalização não ser tão elevada, depois arrepende-se
  19.  # 19

A minha reforma sem penalização seria de 746 euros... mesmo assim 100 euros abaixo do meu irmão.
    Bem sei que ajudas de custo não entram para os descontos , mas essas ajudas de custo existiram no principio da minha carreira renumeratoria durante 3 anos periodo igual ao meu irmão-

Pode ficar no máximo 3 anos no desemprego aproveite para a penalização não ser tão elevada, depois arrepende-se.

Não sei como me consigo aguentar a ganhar 500 euros de subsidio de desemprego , soube ontem que o meu subsidio de desemprego é de 730 euros ...230 para descontos ...não está facil arranjar emprego ...agora com 62 anos ...ninguém quer empregar sexagenarios :).
    Atenção , não me estou a queixar só queria dar conta de uma situação que considero injusta.
  20.  # 20

Colocado por: 4por1Atenção , não me estou a queixar só queria dar conta de uma situação que considero injusta.

Só não se entende é a injustiça que aponta.

0.0209 seg. NEW