Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

No meu apartamento tenho um sistema de aquecimento solar termossifão.
    Mandei fazer a manutenção e o técnico colocou o glicol pelo orifício da valvula de segurança na parte superior do acumulador. A minha questão é se é por aí que se coloca o glicol?

Pois o técnico depois encheu o acumulador com água sem a valvula colocada e saiu água e disse me logo que tenho o acumulador com rutura e que o glicol se esta a misturar com a água quente e que tinha de substituir o acumulador devido a isso.
    Agradeço desde já a vossa atenção.
  2.  # 2

Colocado por: ManuMandei fazer a manutenção e o técnico colocou o glicol pelo orifício da valvula de segurança na parte superior do acumulador. A minha questão é se é por aí que se coloca o glicol?

Sim é possivel uma vez que faz parte do circuito primário relativo ao permutador.

Colocado por: ManuPois o técnico depois encheu o acumulador com água sem a valvula colocada e saiu água e disse me logo que tenho o acumulador com rutura e que o glicol se esta a misturar com a água quente e que tinha de substituir o acumulador devido a isso.

É um facto sendo o circuito secundário não pode existir mistura de água com glicol.

Que marca é o sistema e coloque fotos se possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manu
    • Manu
    • 6 junho 2023 editado

# 3

Colocado por: Costa53

Sim é possivel uma vez que faz parte do circuito primário relativo ao permutador.

É um facto sendo o circuito secundário não pode existir mistura de água com glicol.

Que marca é o sistema e coloque fotos se possivel.

Não me lembro da marca mas não era nenhuma assim conhecida. Fotos não tenho no momento. O telhado é de difícil acesso mas vou tentar ir lá e obter essa informação e colocar aqui.

Confirma se então a rutura do acumulador?
    Vou ter que substituir conforme o técnico disse não é?
    Há algum problema com o glicol circular pela água? Segundo o técnico disse aquilo não é tóxico e não nos faz mal, correto?
  3.  # 4

Colocado por: Manunão é tóxico e não nos faz mal
    se for o "glicol" certo não tem problema mas deve ser evitado o contacto prolongado pois pode degradar-se com as altas temperaturas de verão e deixar de ser "inócuo".
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesse for o "glicol" certo não tem problema mas deve ser evitado o contacto prolongado pois pode degradar-se com as altas temperaturas de verão e deixar de ser "inócuo".

Sim o glicol o técnico meteu o correto, ele mostrou me a embalagem nova selada e abriu a minha frente. Eu estive a acompanhar o técnico durante a manutenção e o mesmo foi me explicando tudo.

Então que me aconselham a fazer enquanto não faço a substituição do acumulador? Dá para purgar o glicol e usar agua? Devo fazer o bypass ao sistema por completo? (Tenho um termo-acumulador de 80L dentro de casa que dava apoio ao painel).
    Não sei o que fazer e já ando a matutar nisto há já alguns dias e noites mal dormidas a pensar no que devo fazer...

0.0122 seg. NEW