Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá malta do fórum.

    Tenho consultado aqui muita coisa interessante e tenho aprendido com o forúm, pelo que desde já agradeço as vossas contribuições.

    Como diz o ditado "Em casa de Ferreiro, espeto de pau" apesar de ser Eng. Civil (estruturas) não sou especilista em reabilitação de madeiras, muito menos em coberturas e parece-me haver aqui pessoas que têm uma experiência com a qual poderei aprender.

    Encontro-me agora a preparar a intervenção/projecto na casa dos meus pais, da qual faz parte uma cobertura com cerca de 100 anos que pelo menos nos ultimos 40 anos não terá sido intervencionada. Como 90% das obras em Portugal o orçamento é curto pelo que terá que haverá muito critério na decisão de intervir, pelo que inicei o trabalho com algumas inspecções, e após ter feito uma inspecção, levantamento dimensional (+- feito à fita métrica) e levantamento fotográfico fiquei com algumas dúvidas que gostava de partilhar e ouvir de quem terá mais experiência. O telhado é de 4 águas, composto por 2 asnas principais que por sua vez se suportam nas paredes da fachada.

    Questão 1) Em termos gerais, não se assistindo a deformações/alterações/fissuras que denotem a estrutura estar a ceder parece que a estrutura em geral das asnas + cummeira está em estado aceitável de preservação, concordam? Parece que apenas as varas (elementos sobre as quais assentam as ripas) necessitarão de substituição total;

    Questão 2) Em termos pontuais assiste-se a alguns elementos pontualmente afectados por patologias distintas: ataque biologico e/ou fraturas pontuais (as quais não me parecem ser de cargas/forças aplicadas mas causadas por uma degradadação fisico/quimica/bicharada). Quais são as soluções mais comuns para estas situações? Justifica-se a substiuição pontual destes elementos (quando a telha do telhado for mudada claro) ou bastará a aplicação de um agente protetor?

    Questão 3) Quais os protetores que aconselham a colocar na estrutura das asnas de madeira assim como na estrutura do tecto? Eu pretendo colocar isolamento térmico lado a lado com os barrotes responsáveis pelo suporte do teto. Contudo tenho medo de que com isso diminuir o arejamento da madeira do teto e levar ao apodrecimento da mesma.

    Deixo aqui as fotos:
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-20
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-6
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-5
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-4
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-3
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-2
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-19-1
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-18
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-18-3
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-18-2
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-18-1
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-17
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-17-3
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-17-1
    Whats-App-Image-2023-06-05-at-23-37-17-2
  2.  # 2

    Boas,

    Tendo já subsituido várias coberturas de madeira ao longo dos anos, posso dizer que tens ai vários elementos com presença de xilófagos, considero que deverias proceder à substituição da cobertura toda, pedir que venha tratada com cuprinol em autoclave, e que procedas à aplicação de isolamento térmico entre barrotes, coloques subtelha e telhas novas.... sei que o investimento é mais robusto, mas é sem dúvida a parte mais importante, depois as obras por dentro vais fazendo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  3.  # 3

    se o orçamento der era de substituir toda a estrutura principal com madeira lamelada.. se nao esticar é substituit apenas o mais danificado. muitas dessas madeiras parecem estar ainda boas, era mais uma questão de nao ter depois umas velhas e umas novas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  4.  # 4

    Eu vou dar uma opinião para o outro lado: tendo também já substituido/feito manutenção numa série de coberturas centenárias, tocava o mínimo possível nessa estrutura. Substituir aqui, irmanar ali, siga. Pelas fotografias está perfeitamente boa. Não há mal nenhum nuns vestígios de insectos que provavelmente já se rasparam daí há décadas. Também não mudava as telhas, é uma operação que acrescenta muito pouco que não custo.

    Quanto ao seu ponto 3, se o isolamento forem umas meras mantas de lã de rocha (que devem chegar perfeitamente) não me preocupava com as humidades. A pouca água que entrar vai ter ventilação que chegue para evaporar sem dilemas. Eventualmente, se estiver mesmo decidido em destelhar completamente, poderá isolar com XPS por baixo das ripas?

    Algum plano para eventualmente aproveitar esse espaço?
    Concordam com este comentário: SPatinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  5.  # 5

    Dum engenheiro de estruturas que já reabilitou um telhado desses para um familiar o meu conselho que dou é um carpinteiro de mais de 60 anos e que não tenha os dedos todos.

    É tocar menos possível e reforçar/duplicar o vigamento. Nas zonas críticas mandar colocar umas chapas de aço quinadas e colocar cavilhas

    O existente é tratar com cuprinol com força e colocar subtelha para proteger da humidade.
    Concordam com este comentário: SPatinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoDum engenheiro de estruturas que já reabilitou um telhado desses para um familiar o meu conselho que dou é um carpinteiro de mais de 60 anos e que não tenha os dedos todos.

    É tocar menos possível e reforçar/duplicar o vigamento. Nas zonas críticas mandar colocar umas chapas de aço quinadas e colocar cavilhas

    O existente é tratar com cuprinol com força e colocar subtelha para proteger da humidade.


    Bom dia malta
    Tenho um telhado na mesma situação por isso vou aproveitar o tópico. Colocar subtelha como? Podes explicar?
  7.  # 7

    Tiras as telhas, tiras as ripas, fixas a subtelha aos barrotes (e talvez isolamento tambem), fixas novas ripas à subtelha, metes as telhas de volta.
    Concordam com este comentário: SPatinha
  8.  # 8

    Colocado por: zemvpferreiraevaporar sem dilemas. Eventualmente, se estiver mesmo decidido em destelhar completamente, poderá isolar com XPS por baixo das ripas?



    Olá obrigado pelo contributo de todos.


    Não tenho objetivo de aproveitar o sotão, aliás tenho uma casa com area a mais (e dinheiro a menos).

    Do que percebo penso que o meu objetivo passará substituir a telha porque me parece que jão está em mais condições, as ripas e as varas. Depois isolar bem a laje de esteira eventualmente quando tirar a telha existente irei "picar" os elementos mais atacados e fazer um empalme.

    Não estou a contar colocar subtelha, parece-me que reduzirá o arejo da cobertura o que penso será de evitar.

    Alguem faz ideia do custo de substituição da telha marselha, ripas e varas? São cerca de 65m2 em projecção horizontal e na zona de Aveiro.
  9.  # 9

    Meta subtelha!!

    Conte entre 5 a 10.000
    Concordam com este comentário: marco1, SPatinha
  10.  # 10

    Telhas com 100, 200 anos não faltam por aí. Tem infiltrações sérias?

    Se o dinheiro não é muito e não tiver nenhuma patologia grave, deixe o telhado em paz. Gaste 200 euros a meter lã de rocha por cima do tecto e tem 80% do benificio por 2% do custo. Daqui a 10-20 anos avalia novamente. Mera sugestão.
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 11

    realmente ir substituir a telha ( €€€) e não aproveitar para meter subtelha acho mal. a subtelha é precisamente para garantir a impermeabilização do espaço e deixar respirar na mesma a parte de baixo das telhas. Depois só tem de isolar a laje de esteira e mais nada.
  12.  # 12

    O pior que pode acontecer à madeira é a humidade, e pelas fotos isso não está a acontecer pelo que eu pouco tocava nessa estrutura.

    Quanto ao isolamento térmico, para mim o ideal seria colocar lá de rocha no chão do telhado. Assim garante que não interfere na circulação de ar na estrutura de madeira permitindo que ela se mantenha seca. Se colocar 2 linhas de lá de rocha de 5cm, uma num sentido e outra noutro, nem precisa de se preocupar muito com as emendas.
    Concordam com este comentário: SPatinha, paulovalente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  13.  # 13

    Colocado por: Na_mouchO pior que pode acontecer à madeira é a humidade, e pelas fotos isso não está a acontecer pelo que eu pouco tocava nessa estrutura.

    Quanto ao isolamento térmico, para mim o ideal seria colocar lá de rocha no chão do telhado. Assim garante que não interfere na circulação de ar na estrutura de madeira permitindo que ela se mantenha seca. Se colocar 2 linhas de lá de rocha de 5cm, uma num sentido e outra noutro, nem precisa de se preocupar muito com as emendas.


    Exacto, A minha ideia de trocar a telha é precisar evitar entrada de humidades, porque o tecto em madeira está cheio de bolor.. Não sei se é por existem condensações de inverno, e se colocando a la de rocha no tecto (e não permitido o respirar na zona superior da madeira, porque a inferior está pintada) pioro o problema.

    Eu já vou colocar fotos do exterior do telhado para ver o estado da telha.
  14.  # 14

    Eu também teria cuidado na intervenção, especialmente em manter as mesmas condições de ventilação (que pelas entradas de luz deve ser mais que muita). Fechar o telhado, pode evitar entradas de água, mas vai deixar aquilo estanque sem ventilação.

    Eu colocaria a lã de rocha como antes se falou no pavimento, com a BPV, e tentava encaixa-lo mesmo na métrica de vigas, tudo devidamente selado com a BPV.
    Na estrutura, não sendo eu mais que um leigo na matéria, substituía só as madeiras deterioradas, e procurava um tratamento adequado para a madeira toda.
    Para alguma telha rachada ou por aí, era borracha liquida nela. Não lhes mexia (que acredito que algumas quando o fizer fica com elas aos bocados)

    Fazer uma intervenção a fundo nisso, destelhar e voltar a fazer deve custar uma pipa de massa.
    Concordam com este comentário: SPatinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
  15.  # 15

    Eu tentava arranjar várias opiniões e conseguir filtrar bem quem percebe da poda, pois acredito que alguns construtores das chamadas "novas tecnologias" ainda lhe vão propor que retire a telha e coloque painel sandwich que aquilo é que é bom.
    Concordam com este comentário: SPatinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPatinha
 
0.0212 seg. NEW