Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Tenho um familiar que há 20 anos contruiu uma moradia num terreno rustico com cerca de 4000m2.

    Na altura, para permitirem contruir, obrigaram a passar a totalidade do terreno para urbano nas finanças.

    Até hoje paga o IMI de todo o terreno como urbano quando na realidade planta lá batatas.

    Será possivel alterar o terreno que não está construído novamente para rustico?

    Se sim, como se faz? Avaliação das finanças?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: RtomasSerá possivel alterar o terreno que não está construído novamente para rustico?

    Olá,
    Não faça isso, desvalorizará o terreno.
    Com essa área talvez fosse interessante imaginar aí um pequeno loteamento e para isso precisa de ser urbano... vale mais o potencial de construir que o potencial de plantar aí batatas... mesmo que pague mais IMI na actualidade, acho má ideia passá-lo a rústico.
    Concordam com este comentário: imo, marco1, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rtomas
  3.  # 3

    e o pdm o que diz?

    as finanças dizem pouco.

    segundo o pdm pode construir nos 4.000 m2?

    se sim, então faça como diz o Miguel, faça um pequeno loteamento, ou se quiser gastar pouco dinheiro, faça um destaque e venda. 2000m2 para plantar batatas chega e sobra e um terreno de 2000m2 para construir uma moradia ainda vale alguma coisa.

    no entanto existem muitos terrenos mistos, em que nas finanças tem uma parte urbano e uma parte rustica. no entanto os casos que conheço são terrenos eue são atravessados pela linha do PDM, em que ficam urbanos na parte que dá para construir e rústicos na parte que não dá para construir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rtomas
  4.  # 4

    Obrigado pela respostas.

    No PDM, neste momento, o terreno está como loteamentos de alta densidade. No entanto esta em curso uma alteração do PDM para a alteração destes terrenos de alta densidade para construção dispersa, com indices significativamente mais baixos.

    Ou seja, desvalorização do terreno já está em curso. Nunca foi feito investimento, nem será.

    Daí a minha questão, é possivel ou não, e caso seja, como se faz.

    Obrigado
 
0.0100 seg. NEW