Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

A situação é a seguinte. A chaminé do meu prédio tem 24 saídas/tubos. Como são 12 frações, isto quer dizer que cada cozinha tem duas saídas. Presumo que uma para o exaustor e outra para o esquentador, que são ventilados.

Como temos água a entrar pela chaminé, o empreiteiro sugeriu a colocação de 6 girândolas. Eu achei estranho, porque sempre pensei que é colocada uma girândola por cada tubo. Mas ele diz que não há problema porque a extração é sempre bem feita se as girândolas forem grandes.
    Ele também diz que as vai colocar por cima do chapéu da chaminé. Ou seja, vai tapar a chaminé de lado, vai deixar tudo oco por dentro (que é como está atualmente) e ficam apenas as 6 saídas das girândolas.

Podem-me ajudar nesta questão? Uma vez que são 24 tubos, é possível colocar só 6 girândolas? Não deveria ser feito individualmente? E faz sentido deixar uma "caixa de ar" por baixo das girândolas? Os gases não vão entrar nas outras chaminés, ou haver problema na extração?

Obrigado!
  2.  # 2

Eu num prédio já com 30 anos, estou a pensar é fazer apenas para o meu "canudo" visto que na cozinha estou a ter aparecimento de água no exaustor - acredito que seja por ser um RC e estar a gerar condensação no caminho até ao telhado :/
  3.  # 3

Colocado por: polomotionEu num prédio já com 30 anos, estou a pensar é fazer apenas para o meu "canudo" visto que na cozinha estou a ter aparecimento de água no exaustor - acredito que seja por ser um RC e estar a gerar condensação no caminho até ao telhado :/

É possível, mas teria que haver uma grande diferença de temperatura. No meu caso é mesmo água da chuva.
    Relativamente às minhas questões, consegue-me ajudar?
  4.  # 4

Se tiver uma tiragem grande vai atrofiar o esquentador.
  5.  # 5

Colocado por: paulosSe tiver uma tiragem grande vai atrofiar o esquentador.

Se percebi bem, se a girândola for demasiado forte, tal vai afetar o esquentador? A existir qualquer problema, este seria a extração demasiado forte e não o retorno dos gases é isso?
  6.  # 6

Colocado por: Squire

Se percebi bem, se a girândola for demasiado forte, tal vai afetar o esquentador? A existir qualquer problema, este seria a extração demasiado forte é isso?

Sim, se o esquentador é ventilado o ar na conduta vai circular a uma X velocidade, se tiver uma girândola a puxar ainda mais, vai afetar a queima e provavelmente entrará em modo segurança. Além disso um dia que ela pare de girar (não dura para sempre) vai ter uma exaustão deficiente, pois não estando a rodar, fica com uma estrangulação da conduta
  7.  # 7

O efeito das girandolas não é linear pois dependem de muitos factores para garantir o que quer que seja, não se devem usar em sistemas comuns pois não garantem a devida e obrigatória extração.

0.0130 seg. NEW