Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    sou novo no fórum, e tenho algumas dúvidas acerca do valor de IMT (já pago) em negócio de permuta.



    Portanto foi efetuada permuta de habitação própria permanente em Portugal Continental efetuada em outubro de 2022, com 3 intervenientes:
    A - Proprietário do imóvel 1 de valor 430 000€ e permuta com B.
    B - Proprietária do imóvel 2 de valor 224 000€ que comprou solteira e permuta com A. B é casada com C.
    C - Casado com B e parte compradora 1/2 do diferencial da permuta.
    Portanto B ficaria com +- 78% e C com +- 22% do imóvel 1.

    Qual será o valor de IMT a pagar por B + C?
    (já foi pago, mas pareceu-me excessivo ao que tenho simulado, podendo haver possibilidade de reclamação na autoridade tributária e aduaneira)
    Que campos deverão ser preenchidos na declaração de IRS e com que valores?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Não confunda a esfera das mais valias (IRS) com o valor do IMT a pagar numa permuta.

    Paga IMT quem dá o valor mais alto, sobre a diferença de valores permutados. Ou seja, 430K - 224K = 206K. Supondo que é HPP dá um total de imposto de: 4.874,82 € ao qual acresce Imposto de Selo no montante de 1.648,00 €.

    Estas despesas são despesas de aquisição da atual habitação que em nada têm a ver com a declaração de IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Heineken
  3.  # 3

    Algum tipo de auxilio nessa matéria deixe o seu e-mail.
  4.  # 4

    Olá Supporter,
    desde já obrigado pelo esclarecimento em relação ao IMT.

    Percebo bem que o IMT e a declaração de IRS são coisas distintas.
    Aproveitei o tópico para fazer a pergunta em relação à declaração do IRS (mais valias), que também terei que tratar e talvez tenha ficado a ideia que estão ligadas. Erro meu, pois faltam dados, nomeadamente o valor de aquisição do imóvel 2 pelo indivíduo B.

    Voltando ao IMT, de facto as suas contas parecem-me as corretas. Mas efetivamente o IMT cobrado rondou os 9000€. Será que pelo facto da proprietária B ter comprado o imóvel solteira, e agora estão B e C a comprar / permutar interfere nestes cálculos?

    O mais certo é avançar com reclamação, mas queria ter uma base sólida para argumentar.

    Caso haja necessidade poderemos trocar contactos por mensagem privada?

    Obrigado.
  5.  # 5

    As mensagens privadas estao bloqueadas para a maioria dos utilizadores. Deixe o seu e-mail.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Heineken
  6.  # 6

    Olá novamente,
    só reparei agora que não se podem enviar mensagens privadas.

    O email é fácil e para evitar spam vai em código. É a cerveja do meu nickname seguido do arroba oniduo.pt


    Obrigado.
 
0.0095 seg. NEW