Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa casa com VMC de duplo fluxo, optariam for exaustor convencional, ou exaustor de filtro.
  2.  # 2

    De recirculação. Tipo BORA
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    • SrR
    • 8 junho 2023 editado

     # 3

    Convencional tipo bora
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  3.  # 4

    Qual o inconveniente em usar um exaustor normal, com saída vertical?
  4.  # 5

    Colocado por: rpmmsantosQual o inconveniente em usar um exaustor normal, com saída vertical?


    A VMC extrai e insufla ar, e faz trocas de calor entre os dois fluxos.
    Se o exaustor de cozinha extrai ar "extra", a temperatura desse ar não será aproveitada.

    Gostaria de saber a vossa opinião.
  5.  # 6

    Colocado por: SrRConvencional tipo bora


    Não querendo aprovaitar o post, podia dar um exemplo?
  6.  # 7

    Colocado por: Ferrinho

    Não querendo aprovaitar o post, podia dar um exemplo?

    É só procurar por placas com exaustor embutido ou por exaustores de bancada, há várias marcas.. bosch, aeg, whirlpool, siemens, smeg. Etc e tal
    • SrR
    • 8 junho 2023

     # 8

    Colocado por: Ferrinho

    Não querendo aprovaitar o post, podia dar um exemplo?
    um exaustor mas com saida directa pra fora
  7.  # 9

    Colocado por: JoaquimCorreia

    A VMC extrai e insufla ar, e faz trocas de calor entre os dois fluxos.
    Se o exaustor de cozinha extrai ar "extra", a temperatura desse ar não será aproveitada.

    Gostaria de saber a vossa opinião.

    Aproveitar o calor do ar expelido pelo exaustor não deve ser grande ideia.
    Ou filtra e recircula, ou envia diretamente para o exterior sem aproveitamento (pessoalmente preferia a segunda opção)
    • SrR
    • 8 junho 2023

     # 10

    Colocado por: rjmpires
    Aproveitar o calor do ar expelido pelo exaustor não deve ser grande ideia.
    Ou filtra e recircula, ou envia diretamente para o exterior sem aproveitamento (pessoalmente preferia a segunda opção)
    existe ou existia equipamentos desse genero, pra mim o ideal é mandar pra fora com uma admissão exterior ali na zona para varrer aquela area da cozinha, essa admissão pode ser controlada sempre que se ligue o exaustor.
    Concordam com este comentário: SMBS, gil.alves
  8.  # 11

    No meu projecto da VMC tenho duas extracções na zona da cozinha. Não me indicaram nada sobre que tipo de exaustor deveria colocar. Um sistema bem dimensionado (e não feito por habilidosos) deve ser capaz de responder mesmo com uma extracção convencional.
  9.  # 12

    Colocado por: NielsBohrNo meu projecto da VMC tenho duas extracções na zona da cozinha. Não me indicaram nada sobre que tipo de exaustor deveria colocar. Um sistema bem dimensionado (e não feito por habilidosos) deve ser capaz de responder mesmo com uma extracção convencional.

    Bem dimensionado vai haver sempre desiquilíbrio quando ligar o exaustor com sistema convencional. A VMC vai estar a tirar a mesma quantidade de ar que está a repor. Se alguma coisa vai retirar ar do mesmo espaço vai criar desiquilíbrio com certeza
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 13

    Numa situação com VMC ligada, quando queremos ter janelas ou portas abertas como se comporta a VMC? Será preferível estar desligada ou vai andar descompensada?
  11.  # 14

    Colocado por: rjmpires
    Aproveitar o calor do ar expelido pelo exaustor não deve ser grande ideia.
    Ou filtra e recircula, ou envia diretamente para o exterior sem aproveitamento (pessoalmente preferia a segunda opção)


    Eu não pretendo aproveitar o calor desse ar.
    A questão é... com VMC de duplo fluxo, não será melhor simplesmente não ter exaustão?

    Fazemos um investimento razoável para ter VMC de duplo fluxo, para ter o ar que entra e sai a fazerem trocas de calor.
    Mas depois colocamos um exaustor que faz desperdiçar uma enorme quantidade de calor?

    Pode pensar que está a desperdiçar o calor do ar que sai, ou pensar que terá de aquecer o ar frio que entra para compensar o ar que saiu. Mesma ideia.
  12.  # 15

    Colocado por: JoaquimCorreiaMas depois colocamos um exaustor que faz desperdiçar uma enorme quantidade de calor?

    Poupa de um lado, gasta do outro.
    Se poupa no ar frio que não entra, gasta nos filtros de recirculação novos.
    Muito provavelmente até poupa colocando um exaustor com exaustão direta ao exterior.
    Pessoalmente havendo a possibilidade de enviar para o exterior eu nunca ponderava a opção da recirculação, além do mais o exaustor trabalha por períodos relativamente curtos.

    Mas lá está, cada um sabe da sua carteira e do conceito que quer para a casa.
  13.  # 16

    Bom...
    Vou deixar isto aqui.

    é em Inglês.
    mede as partículas dispersas com vários cenários.
    https://aaqr.org/articles/aaqr-20-07-oa-0421

    Uma VMC vai equilibrar os volumes de entrada e saída. Se está a sair mais a VMC vai compensar com entrada. Existe redução de temperatura ambiente mas será uma percentagem global baixa.
    Ainda assim.
    Com VMC idealmente deveria-se usar um intake suplementar que actua-se quando o exaustor liga num caudal idêntico ao da extracção. Pode até ser mecânico dependendo da localização diria.

    Assim a VMC não teria de fazer a compensação.
    @jorgealves se quiseres podes dar-me na cabeça e aplicar as correcções necessárias! :P


    Havendo possibilidade ou vontade, optar por um sistema de recirculação simplifica todo o processo concordando com o rjmpires:
    Colocado por: rjmpiresMas lá está, cada um sabe da sua carteira e do conceito que quer para a casa.
    • SrR
    • 9 junho 2023

     # 17

    Colocado por: gil.alvesBom...
    Vou deixar isto aqui.

    é em Inglês.
    mede as partículas dispersas com vários cenários.
    https://aaqr.org/articles/aaqr-20-07-oa-0421

    Uma VMC vai equilibrar os volumes de entrada e saída. Se está a sair mais a VMC vai compensar com entrada. Existe redução de temperatura ambiente mas será uma percentagem global baixa.
    Ainda assim.
    Com VMC idealmente deveria-se usar umintakesuplementar que actua-se quando o exaustor liga num caudal idêntico ao da extracção. Pode até ser mecânico dependendo da localização diria.

    Assim a VMC não teria de fazer a compensação.
    @jorgealves se quiseres podes dar-me na cabeça e aplicar as correcções necessárias! :P


    Havendo possibilidade ou vontade, optar por um sistema de recirculação simplifica todo o processo concordando com o rjmpires:


    Colocado por: SrRexiste ou existia equipamentos desse genero, pra mim o ideal é mandar pra fora com uma admissão exterior ali na zona para varrer aquela area da cozinha, essa admissão pode ser controlada sempre que se ligue o exaustor.
    Concordam com este comentário:SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  14.  # 18

    Colocado por: gil.alvesdeveria-se
    *dever-se-ia
  15.  # 19

    Colocado por: gil.alvesUma VMC vai equilibrar os volumes de entrada e saída. Se está a sair mais a VMC vai compensar com entrada
    se parametrizada para equilíbrio pois pode ser parametrizada para caudal constante ou diferenciado.

    Óbvio que nas gamas lowcost isto nem sequer existe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  16.  # 20

    Resta perceber se os diferentes conceitos existem para poupar dinheiro, manter a temperatura ou a qualidade do ar.
 
0.0223 seg. NEW