Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Como leigo, e alguém que nunca irá exercer arquitectura na vida, e sem interesse nisso, estaria interessado em algum curso ou formação que me ajudasse a perceber os processos de um projecto de arquitectura, coisas básicas e essenciais que me ajudassem a ter uma comunicação melhor com o arquitecto, pois tenho interesse em fazer algumas construções no futuro (como dono de obra).

Gostava de saber o que envolve um projeto, quais os profissionais envolvidos, exemplos de projectos feitos, como são feitos os desenhos, tipos de leis que devemos ter em atenção.

Eu sei que um arquiteto não faz apenas uns desenhinhos e pronto, há muito trabalho envolvido, muito pensamento, há soluções que não fazem sentido e outras que sim, e nós clientes muitas vezes estamos totalmente à toa deste processo, achando que qualquer coisa do Pinterest vai resultar.

Queria saber por exemplo quais as tintas que se usam em Portugal, métodos de construção que resultam quase sempre bem, um pouco de arquitectura paisagista também, quais árvores e plantas funcionam bem no contexto português. Diferenças entre construir no litoral ou interior, e quais as atenções a ter. Perceber as vantagens de optar por métodos mais tradicionais que valorizam o património.

Exemplos de honorários e custos de projecto. Não apenas o custo do projecto, mas como se dividem os custos e impostos e certificados, e taxas, e isto ou aquilo. Quais as fases de um projeto e como elas são cobradas? As responsabilidades tanto do dono de obra como do arquitecto ou dos outros profissionais como engenheiros e técnicos.

Como navegar nos documentos e sites das câmaras municipais, que documentos se devem olhar sempre antes de iniciar um projeto.

Como pedir financiamentos e como nos preparar com antecedência para a costrução de uma casa no futuro (por exemplo, um jovem de 20 anos já saber como as coisas funcionam para que se possa preparar nos próximo 5-10 anos para poder comprar/construir uma casa).

Que livros poderiamos comprar para conhecer melhor a nossa paisagem e arquitectura. Exemplos de boas obras e arquitectos portugueses, não apenas em termos de design, mas também em termos de sustentabilidade e boa construção.

Quais os mitos comuns neste mundo da construção/arquitectura?

Como analisar uma casa reabilitada ou construída. Eu já lidei com muito agente imobiliário mentiroso que só diz os "benefícios" da casa e que vai valorizar muiito etc. Mas depois percebo que a casa foi mal construída ou reabilitada de forma muito pobre mas "shiny" com materiais brilhantes e limpos mas que depois ao fim de um ano tá tudo cheio de problemas.

E sei lá, deverá haver muito mais que possamos aprender também para além daquilo que disse!

A minha intuição diz que muita da arquitectura por aí em Portugal não se encaixa nada bem na paisagem, parece que cada dono de obra quer aquilo que vê no pinterest ou tiktok que está na moda. Eu gosto muito de boa arquitectura portuguesa, tanto tradicional como moderna. Por exemplo, ao ver casas no alentejo num site imobiliario, achei muitas delas horrorosas e mal caracterizadas, mas gostei muito desta: https://supercasa.pt/venda-quintas-e-casas-rusticas-t6-evora/i750963 (obviamente é muito caro e não vou comprar, mas gostei do ambiente simples e tradicional, no entanto moderno da arquitectura, tirando as palmeiras).

E acho que num curso desses se poderia aprender muito mais e ligar mais o dono de obra ao processo, pouparia muito trabalho a nós como aos arquitetos. Acho que tornaria os clientes mais exigentes por boa arquitectura e obrigava os agentes imobiliários a serem mais sérios. Acho assustador a quantidade de casas reabilitadas em Lisboa em sites imobiliários que são de se fugir, feias e sem carácter, tudo chapa 5 para vender rápido e inflacionado.

Se tal curso não existe, então acho que seria um ótimo investimento da parte da Ordem dos Arquitectos ou assim.
    Poderia haver várias categorias, como construção de moradias, reabilitações em contexto urbano ou rural, prédios e apartamentos.

Obrigado pela atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 2

... xiii.. hehehe. o que quer saber é muito mais que um simples curso de arquitectura... nao sei que idade é que você tem, mas se fosse um rapaz novo dizia-lhe para fazer um estagio num gabinete de arquitectura e talvez daqui a 10 anos teria as respostas para todas essas perguntas.

no entando, ao ler o que escreveu dá-me um enorme prazer em saber que existem por aí potyenciais donos de obra e clientes com esse nível de interesse e respeito pela nossa paisagem arquitetónica. e por isso dou-lhe os meus parabéns.
    Concordam com este comentário: ECCandy, N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Serio
  3.  # 3

A minha intuição diz que muita da arquitectura por aí em Portugal não se encaixa nada bem na paisagem, parece que cada dono de obra quer aquilo que vê no pinterest ou tiktok que está na moda. Eu gosto muito de boa arquitectura portuguesa, tanto tradicional como moderna. Por exemplo, ao ver casas no alentejo num site imobiliario, achei muitas delas horrorosas e mal caracterizadas,

concordo consigo a 100%
  4.  # 4

Colocado por: antonylemos... xiii.. hehehe. o que quer saber é muito mais que um simples curso de arquitectura... nao sei que idade é que você tem, mas se fosse um rapaz novo dizia-lhe para fazer um estagio num gabinete de arquitectura e talvez daqui a 10 anos teria as respostas para todas essas perguntas.

no entando, ao ler o que escreveu dá-me um enorme prazer em saber que existem por aí potyenciais donos de obra e clientes com esse nível de interesse e respeito pela nossa paisagem arquitetónica. e por isso dou-lhe os meus parabéns.

O que esperaria de uma formação seria todas estas coisas de forma resumida e simplificada. Não seria um curso de 1 dia, mas sim talvez vários dias, ou módulos pagos à parte. Detalhes e tecnicidades já são da competência do arquitectos ou profissionais, e são contratados para isso. Eu teria muito interesse em frequentar. Quase como um mini mini curso de arquitectura/construção mais adaptado à realidade. Até poderia ser online, ou até um canal de youtube com videos bem feitos que possam ser partilhados e vistos por toda a gente, e com legendas em inglês para os estrangeiros imigrantes aprenderem como se constroi e funciona a lei cá em portugal.

Já não sou jovem mas não sou assim tão velho também, mas preocupo-me com o assunto não apenas por mim, mas pelo bem de todos, dar-me ia jeito ter feito um curso destes quando era jovem, teria me poupado muitas chatices e dúvidas que tive na vida, talvez pudesse ter investido melhor no passado e em coisas de melhor qualidade, e também investido mais cedo.

Eu conheço um arquitecto que quando estive com ele disse-me montes de coisas interessantes, sabem imenso de coisas que não faziamos ideia. Por exemplo eu comentei que na área onde vivo, onde havia maioritariamente casas brancas ou amarelas, com bons rebocos, começaram a surgir umas casas modernas naquela cor antracite cinza escuro, que eu acho muito estéril e feio no contexto de frescura e branqueza juntamente com as buganvilias rosa do lugar. Esse arquitecto concordou logo, o antracite tomou moda mas tinha uma serie de problemas que já nem me lembro o que ele disse, mas lembro-me de fazer muito sentido, isto e a moda dos telhados pretos ou revestimentos pontuais com pedras esquisitas ou falsas. São este tipo de coisas que gostava de saber melhor, e que acho que os donos de obra deviam ter mais consciência.

Não basta a minha casa ficar bem desenhada, a do vizinho também tem de ser, é o conjunto que torna a vila ou urbanização bonita. Tive uma vizinha que queria substituir um telhado de ceramica tradicional por um de plástico painel sanduíche, seria uma ferida paisagística naquele lugar, felizmente conveci-a a optar pela telha tradicional. Mas a maioria das casas naquela área já mudou para painel sanduíche, e parece que ninguém se importa.

É uma tristeza ver casas em sites imobiliários que foram "reabilitados" com estas soluções baratas, tantas opções de casas que gostaria de ter comprado para investir mas não avancei porque já estavam tão mal reabilitadas que custaria muito refazer tudo. A ganância dá nisto, como estes investidores não vão viver nestas casa ou vilas, estão-se a **** para a qualidade, é por o mínimo, e apostar na especulação financeira. E depois há clientes que compram porque não sabem melhor, e daí um curso ou formação promovido pela OA ou outra entidade poderia ser benéfico para a paisagem do país, e qualidade das casas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosno entando, ao ler o que escreveu dá-me um enorme prazer em saber que existem por aí potyenciais donos de obra e clientes com esse nível de interesse e respeito pela nossa paisagem arquitetónica. e por isso dou-lhe os meus parabéns.

concordo em absoluto
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 6

Olá. Cursos desses não sei. Mas se este fórum tivesse organizado doutro modo, provavelmente conseguiria ver rapidamente as respostas ao que perguntou aqui mesmo. Essa informação está aqui mas é muito dispersa.

De resto concordo, acho que só fazendo um estágio ou pedir consultadoria a algum gabinete (como se faz muito lá fora).

De facto, a Ordem deveria ponderar algo como o que o Manuel pede. Sinto que há um desfasamento brutal entre a classe/profissão e a população em geral. E em boa parte por culpa dos próprios profissionais.

Por outro lado, há que compreender que há demasiada subjectividade e ambiguidade, próprias do sector. E isso não tem porque ser necessariamente mau. Sobretudo no caso da Arquitectura residencial, onde há muita emoção à mistura. Não é bem a mesma coisa ser-se promotor ou utilizador final da obra.
    Concordam com este comentário: imo

0.0111 seg. NEW