Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a construir uma moradia e estive a ler alguns posts sobre a temática dos caixilhos e fiquei com a ideia que a opção Cortizo Cor Vision não é uma boa opção (no projeto original tenho SAP Slimslide e BZI).

    Ainda assim gostaria de esclarecer as seguintes questões:
    1) Qual das duas gamas é melhor: SAPA Slimslide EVO ST vs Cortizo Cor Vision
    2) Porquê (quais as grandes diferenças) - tenho diferenças de preço na ordem de 75% mais caro na SAPA
    3) Qual a melhor em termos de segurança (a minha casa não vai ter estores)
    4) No projeto tenho também vão BZI e BZI-Oculta. Qual a serie equiparada da Cortizo (COR60AB e COR70H)?


    Por último, vidros... a casa está virada a sul, mas com algumas janelas a poente e não tenho estores (sendo que tenho uns "avançados" que protegem de alguma forma muita luz direta ao longo do dia). O que tenho proposto é o seguinte:

    SAPA
    - Vidro Duplo Cool-Lite Extreme 70/33 II Temperado c/HST 8mmx18mmx8mm (nas janelas Slimslide)
    - Vidro Duplo Cool-Lite Extreme 70/33 II Temperado c/HST 8mmx16mmx55.2 (nas janelas BZI)

    CORTIZO:
    - Vidro laminado 4+4x16x6 guardian sun warm edge preto da série COR VISION, COR70H e COR60AB

    Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

    Série OS da Sosoares, já equacionou?

    Comparativamente à Sapa não sei, mas tenho ideia de ser superior à Cortizo.

    Para que ordem de valores vai a Cor Vision com o vidro qu especificou ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  3.  # 3

    Antes quero fazer uma correção ao post anterior, pois a diferença de preço referida estava errada, sendo de aproximadamente +30% entre SAPA e Cortizo.

    No caso da Cortizo não tenho o valor individual dos vãos, mas no total e tenho muitas janelas/vãos os totais são 46k na Cortizo e 60k na SAPA.

    Obrigado
  4.  # 4

    Para esses valores tem uma área considerável de caixilharia..

    Uma vez mais, pondere a OS. Parece-me um nível intermédio entre essas 2 ( no preço e na qualidade).

    Uma coisa que justifica essa diferença de preço é o vidro... O vidro preconizado pela SAPA é muito superior. Se justifica, não lhe sei dizer.. Haverá aqui mais entendidos que eu mas teriam que ver o Projeto. Mas HST para o sector das Moradias acho um exagero, e caixa de 18mm face a uma caixa de 16 pouco acrescenta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  5.  # 5

    Colocado por: RikmoraisPor último, vidros... a casa está virada a sul, mas com algumas janelas a poente e não tenho estores (sendo que tenho uns "avançados" que protegem de alguma forma muita luz direta ao longo do dia). O que tenho proposto é o seguinte:

    Dependendo da zona do país, eu preocupava-me com isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  6.  # 6

    Colocado por: AMVP
    Dependendo da zona do país, eu preocupava-me com isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rikmorais


    O que quer dizer com isto? Recomenda ir para algumas das opções e quais os motivos?

    Obrigado
  7.  # 7

    dizer-lhe quais as melhores sem saber as protecções nem orientações dos vãos é posta de pescada...

    Então os seus projectistas não dizem o que preconizaram? Ou foi só escolher a cor?!?
    E a térmica não conta?
    Parece-me que tem uma grande área de vãos. Potencialmente com exposições solares críticas e escolhe assim levianamente o material que mais lhe pode afectar o conforto da casa?...
    ...

    Os vidros da SAPA são sem dúvida de outro calibre. Estão a roçar o estrutural. 8mm, 55.2... Lá está pode ser overshoot ou não.
    Nota: Esses vidros são azulados. Têm tendência a ir mudando de cor com os anos e exposição solar.
    Acho que devia sentar-se com os projectistas e ver as especificações e implicações de cada solução.


    Abr. caro morais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  8.  # 8

    Colocado por: gil.alvesdizer-lhe quais as melhores sem saber as protecções nem orientações dos vãos é posta de pescada...

    Então os seus projectistas não dizem o que preconizaram? Ou foi só escolher a cor?!?
    E a térmica não conta?
    Parece-me que tem uma grande área de vãos. Potencialmente com exposições solares críticas e escolhe assim levianamente o material que mais lhe pode afectar o conforto da casa?...
    ...

    Os vidros da SAPA são sem dúvida de outro calibre. Estão a roçar o estrutural. 8mm, 55.2... Lá está pode ser overshoot ou não.
    Nota: Esses vidros são azulados. Têm tendência a ir mudando de cor com os anos e exposição solar.
    Acho que devia sentar-se com os projectistas e ver as especificações e implicações de cada solução.


    Abr. caro morais.

    Pena nao teres minimalistas, senão quem sabe ainda ajudavas aqui o homem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982Pena nao teres minimalistas, senão quem sabe ainda ajudavas aqui o homem.

    Ajudo no que puder...
    Não consigo é fazer milagres nem dou uma solução avulso sem englobar a totalidade de projecto (normas da casa). Tem de fazer sentido.

    mas...
    Colocado por: Rikmorais46k na Cortizo

    se com a série básica e vidro medíocre há um orçamento deste calibre devemos estar a falar de mais vãos que a tua casa(!).
    Concordam com este comentário: Miguel JR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  10.  # 10

    Colocado por: gil.alvesse com a série básica e vidro medíocre há um orçamento deste calibre devemos estar a falar de mais vãos que a tua casa(!).
    tenho orçamento de metade desse valor praticamente para cor vision, mas com vidro (5 + 16 WARMEDGE + 6 GUARDIAN SUN) e
    (6 + 16 WARMEDGE + 6 GUARDIAN SUN
    Pode ser essa a diferença
    Concordam com este comentário: Miguel JR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  11.  # 11

    Algum de vocês sabe a diferença de preço €/m2 entre o vidro específicado pela SAPA e pela Cortizo ? Provavelmente pode estar aí a diferença dos 30%.

    E sim, deve ter uma área superior a 120m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  12.  # 12

    SIm confirmo que a área de vidro deverá rondar os 140m2 (incluindo 2 claraboias).

    O que etsá no projeto é o vidro especificado pela SAPA que referi e que foi utilizado como base do projeto da térmica. O tema é que o empreiteiro está a propor-me uma solução da COrtizo com o vidro referido também e queria perceber se há de fato grandes diferenças ou não.

    Pelo que vejo dos feedback recebido, sim pelo que vou pedir para manter o vidro do projeto (embora não me agrade muito ser "azulados"). Mas pelo que vi nas especificações, depreendi que tinham uma elevada percentagem de transparência e por isso deixam entrar bastante luz (mas posso estar errado, sou completamente leigo no tema e tenho de confiar no projetista que fez o estudo).


    Em relação aos vãos envio as imagens em anexo (zona é Carnaxide).
  13.  # 13

    Colocado por: RikmoraisEm relação aos vãos envio as imagens em anexo
    wow… madness.

    Caro morais.
    Esqueça a cortizo. Não vá com vidros menos densos que os da proposta da sapa.
    Essa caixilharia/vidro havia de ser metida logo aquando a estrutura(!) não sei até se não deviam levar reforço (os vidros).


    Quanto à casa em si fico entre os parabéns e pêsames. :) desculpe.
    Além da confusão, podia pelo menos cumprir as acessibilidades. :)
    Cozinha está disfuncional…
    Está complexa no geral.
    Sendo o que pretende e gostando, siga. Haja orçamento para que isso não fique achanado.

    Boa Sorte Morais.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  14.  # 14

    Colocado por: gil.alveswow… madness.

    Caro morais.
    Esqueça a cortizo. Não vá com vidros menos densos que os da proposta da sapa.
    Essa caixilharia/vidro havia de ser metida logo aquando a estrutura(!) não sei até se não deviam levar reforço (os vidros).


    Quanto à casa em si fico entre os parabéns e pêsames. :) desculpe.
    Além da confusão, podia pelo menos cumprir as acessibilidades. :)
    Cozinha está disfuncional…
    Está complexa no geral.
    Sendo o que pretende e gostando, siga. Haja orçamento para que isso não fique achanado.

    Boa Sorte Morais.
    Abr.



    Caro Gil, pode desenvolver porque é que os vidros deveriam ser colocados aquando da estrutura e a questão dos reforços?

    Quanto a esquecer a Cortizo, concordo.

    Morais:

    1) Acho o Projeto engraçado, nomeadamente a abertura para "pátio" exterior.

    2) o 3D não está em sintonia com as plantas enviadas. Pelas plantas os vãos envidraçados são bem menores.

    3) Pelas Plantas não consigo perceber como estão aí 140m2 de alumínios. Pode enviar os Alçados e a cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  15.  # 15

    Colocado por: Miguel JRporque é que os vidros deveriam ser colocados aquando da estrutura e a questão dos reforços
    Porque grande parte da estrutura do 1° piso vai estar avançada. Não sei como serão as fundações nem a ligação entre Cave/Piso. Não me surpreenderia de haver movimentos (mínimos) mas qb para partirem vãos de piso a piso em série minimalista. Serem montados aquando a estrutura facilita e ajuda a manter alguma estabilidade. Isto também porque sendo todas aparentemente de correr pode ser complicado de alinhar tudo em fase mais adiantada.

    Colocado por: Miguel JR2) o 3D não está em sintonia com as plantas enviadas. Pelas plantas os vãos envidraçados são bem menores.
    A que 3D se refere??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  16.  # 16

    Colocado por: gil.alvesPorque grande parte da estrutura do 1° piso vai estar avançada. Não sei como serão as fundações nem a ligação entre Cave/Piso. Não me surpreenderia de haver movimentos (mínimos) mas qb para partirem vãos de piso a piso em série minimalista. Serem montados aquando a estrutura facilita e ajuda a manter alguma estabilidade. Isto também porque sendo todas aparentemente de correr pode ser complicado de alinhar tudo em fase mais adiantada.

    A que 3D se refere??
    mas sendo vãos de correr se a estrutura mexer nao empena tudo independentemente do vidro em causa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  17.  # 17

    Colocado por: gil.alvesPorque grande parte da estrutura do 1° piso vai estar avançada. Não sei como serão as fundações nem a ligação entre Cave/Piso. Não me surpreenderia de haver movimentos (mínimos) mas qb para partirem vãos de piso a piso em série minimalista. Serem montados aquando a estrutura facilita e ajuda a manter alguma estabilidade. Isto também porque sendo todas aparentemente de correr pode ser complicado de alinhar tudo em fase mais adiantada.

    A que 3D se refere??


    No PDF anexado aparece logo na primeira página uma imagem 3D com janelas de correr em toda a sala de estar/jantar. Em planta o mesmo não se verifica. Pelas plantas não consigo perceber onde estão os 140m2 de vidro. Ou então estou a ver muito mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  18.  # 18

    Colocado por: Miguel JRNo PDF anexado

    este PDF...

    Tem apenas 1 pagina... sem 3D's...

    Colocado por: DR1982mas sendo vãos de correr se a estrutura mexer nao empena tudo independentemente do vidro em causa?

    Sendo vidro endurecido ele pode mexer na perpendiular da força, fazer (alguma) torção. Mas não vai partir. Ajuda a caixilharia a não torcer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  19.  # 19

    Esqueça, peço desculpa. Tinha outro projeto com esse nome no TLM. Estava a achar estranho:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rikmorais
  20.  # 20

    Bom dia,

    De fato a seleção dos vidros foi feito em conjunto com o projeto de estruturas (temos o projecto de arquitectura e especialidades aprovados) e, talvez daí haja um reforço dos vidros para uma casa que tem vãos largos sem estrutura de betão no piso 0 (o projeto de estrutura foi complexo e a casa está a ser suportada pela estrutura do piso 1).

    @gil.alves - Relativamente às acessibilidades, acho estranho o projeto não cumprir pois foi um dos temas discutidos com o arquitecto e que influenciou inclusive algumas decisões do Piso 0. A cozinha basicamente o que se pretende é uma boa área de arrumação, uma bancada para pequenios almoços de 3 filhos e poder abrir totalmente para ligar ao páteo exterior (sobretudo no verão).

    Por último, os 140m2 de vidro, foram cálculos "em Excel" com base nas larguras e alturas dos vãos o que daria cerca de 60m2 em cada piso e mais uns "pozinhos" com o piso 0 e claraboias

    Obrigado
 
0.0219 seg. NEW