Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, adquiri uma casa sem pré instalação de aquecimento central, uma vez que estou a alterar o pavimento resolvi fazer a instalação pelo chão para ocultar os tubos, a minha dúvida é se coloco tubo multicamada ou pex. É para radiadores na parede com caldeira a lenha chama invertida. Qual a vossa opinião?
  2.  # 2

Boa tarde
    Pré instalação para que climatização?
    AC, BC,Radiadores?
  3.  # 3

Pois peço desculpa, para radiadores.
  4.  # 4

Com caldeira a lenha talvez fosse mesmo mais seguro em cobre.
    No entanto se garantir que tem sistemas de segurança para garantir que a água nunca chega a 80º (com o acréscimo de pressão que tb representa), pode usar multicamada. Que eu conheça não há pex para ser usado assim com águas tão quentes. PPR ainda se encontra...
    Isso já é um sistema complexo que tem de ser estudado e implementado por quem saiba o que está a fazer
    • snob
    • 8 junho 2023 editado

# 5

Não sendo picheleiro, aquilo que tenho ouvido é que para esse sistema de aquecimento o melhor é tubagem em cobre, pois suporta melhor as flutuações de temperatura.
    Se optar por cobre, este deve levar isolamento térmico, evitando deixá-lo em contacto direto com cimento, dizem que "come" o cobre a longo prazo.
    Montei recentemente um circuito de radiadores na minha obra e digo-lhe que não ficou barato.
    • SrR
    • 8 junho 2023

# 6

Pode utilizar pex ou multicamada ou ppr ou cobre o que pode fazer é uma regulação da temperatura de impulsão que vai pros radiadores.
  5.  # 7

Colocado por: SrRPode utilizar pex ou multicamada ou ppr ou cobre o que pode fazer é uma regulação da temperatura de impulsão que vai pros radiadores.

SrR, considerando que é profissional da área, na sua opinião qual é a melhor solução? obrigado
    • SrR
    • 8 junho 2023

# 8

Colocado por: snob

SrR, considerando que é profissional da área, na sua opinião qual é a melhor solução? obrigado
    aquilo que escrevi basicamente é o que recomendo, pelo k entendi neste tópico a casa ja tem pre instalação de radiadores, e quer colocar uma caldeira a lenha de chama invertida, entao faz isso coloca um depósito de inercia e desse deposito manda pro aquecimento controlando a temperatura de impulsão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  6.  # 9

Colocado por: malexandre2585para radiadores

Qual a fonte
    Dependendo da fonte existem vários tipos de tubos
  7.  # 10

Colocado por: SrRaquilo que escrevi basicamente é o que recomendo, pelo k entendi neste tópico a casa ja tem pre instalação de radiadores, e quer colocar uma caldeira a lenha de chama invertida, entao faz isso coloca um depósito de inercia e desse deposito manda pro aquecimento controlando a temperatura de impulsão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:snob

A casa não tem pré instalação, mas o técnico que me vai fazer a instalação e a casa que vende o material aconcelharam pex, mas como não consegui ninguém para avançar já com a obra comecei a abrir os roços e estou com um problema. Uma parte dos radiadores onde quero colocar as tubagens apanha a viga, ou seja com multicamada não preciso perfurar tanto e já conseguia colocar onde quero. Há vários tipos de multicamada certo?
    • pkasa
    • 8 junho 2023 editado

# 11

Boa tarde
    Pré instalação para que climatização?
    AC, BC,Radiadores?
    Qual a fonte
    Colocado por: malexandre2585caldeira a lenha chama invertida

Reparei agora

0.0156 seg. NEW