Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O que acham disto? Vale a pena comprar?

https://www.junkers-bosch.pt/ocs/esquentadores-eletricos-1099294-c/

Obrigado
  2.  # 2

Tenho um da CLAGE, de 3.45kW. Só serve o lava loiças. Desde 2009.

Desenrasca, no inverno é difícil ter água mais do que morna, e é um caudal muiiito fraquita.

É bom para países sem invernos, ou que água da rede não baixe menos do que uns 15c.

Para ter água quente e caudal, a potência eléctrica tem de ser muito alta...
  3.  # 3

Tenho um e funciona perfeitamente para o fim pretendido, que é não ter água gelada no inverno no lavatório da casa de banho comum, para levar a cara e as mãos. E para não se estar á espera eternamente pela água quente da caldeira.

Também há umas versões tipo mini termoacumulador que por vezes aparecem muito baratas, menos de 50€, e esses conseguem aquecer mais a água, mas imagino que pouco dura
  4.  # 4

Tenho um dos mais sérios, trifásico, para servir a casa toda. Só recomendo se já tiver uma instalação trifásica por algum motivo, senão sai-lhe caríssimo. Os mais fracos são um pequeno luxo para um lava-mãos e nada mais.
  5.  # 5

Para aproveitar a água que vem fria do painel solar termossifao, este equipamento serve?

E assim que começa a entrar a água quente este deixa de funcionar?
  6.  # 6

Com o dinheiro que gasta na instalação e operação paga muita água, mas em princípio qualquer aparelho com controlo termostatico faz o que quer.
  7.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraTenho um dos mais sérios, trifásico, para servir a casa toda. Só recomendo se já tiver uma instalação trifásica por algum motivo, senão sai-lhe caríssimo. Os mais fracos são um pequeno luxo para um lava-mãos e nada mais.

A minha habitação vai levar instalação trifásica. Dá para um chuveiro ou apenas num lava-loiças? No site indica vários modelos, o mais potente daria para um chuveiro?
    • hangas
    • 12 junho 2023 editado

# 8

Colocado por: zemvpferreiraTenho um dos mais sérios, trifásico, para servir a casa toda. Só recomendo se já tiver uma instalação trifásica por algum motivo, senão sai-lhe caríssimo.

Qual é a vantagem de um sistema desses, para além do espaço poupado com o deposito? (estou a falar de AQS e não do use-case do lavatório)
    Não consigo vislumbrar nenhuma. Nem de eficiencia nem de conforto. Pelo contrário...
  8.  # 9

Bem, um "full-size" deve precisar de pelo menos 10-11 KW para aquecer água corrente à temperatura necessária. Por outro lado, só gasta energia quando está a funcionar. No meu caso foi só mesmo para esquentar a água logo ali e evitar os 20-30s se espera por água quente no inverno, contra os 2-3s que demora assim. O conforto paga-se e acho que foi dinheiro bem gasto, cumpre perfeitamente com o pretendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  9.  # 10

Colocado por: pcspinheiroBem, um "full-size" deve precisar de pelo menos 10-11 KW para aquecer água corrente à temperatura necessária. Por outro lado, só gasta energia quando está a funcionar. No meu caso foi só mesmo para esquentar a água logo ali e evitar os 20-30s se espera por água quente no inverno, contra os 2-3s que demora assim. O conforto paga-se e acho que foi dinheiro bem gasto, cumpre perfeitamente com o pretendido.

Pois é isso.
    É que entre o painel solar e a água chegar a torneira ainda demora. E assim aquecia logo, deixando de funcionar assim que a água já estivesse quente…
    Poupando água
    Não é assim?
  10.  # 11

Sim, no meu caso foi um racional de economia mas, sobretudo, conforto. Estar a gastar gás e deitar água fria pelo cano abaixo durante 20-30s é uma seca. Isso multiplicado por várias utilizações matinais (lavar caras, lavar dentes, etc, etc). Ou seja, também estava a caldeira sempre no liga desliga muitas vezes. Além de que a miudagem não faz atenção para que lado está a torneira e muuuiiitas vezes ligavam e desligavam a caldeira por segundos porque abriam a água quente, mesmo que não precisassem. Assim poupa-se tudo.
  11.  # 12

Colocado por: hangas

Qual é a vantagem de um sistema desses, para além do espaço poupado com o deposito? (estou a falar de AQS e não do use-case do lavatório)
    Não consigo vislumbrar nenhuma. Nem de eficiencia nem de conforto. Pelo contrário...

Poupa o espaço do depósito, a água sai sempre à temperatura certa instantaneamente e poupa 10-30% do consumo eléctrico. Se faz sentido? Não muito.
  12.  # 13

Colocado por: pcspinheiroBem, um "full-size" deve precisar de pelo menos 10-11 KW para aquecer água corrente à temperatura necessária. Por outro lado, só gasta energia quando está a funcionar.

Sim, no caso de um banho, gasta certamente mais para aquecer 50 (5min + 10L/min) num banho que uma bomba de calor para aquecer 200. Aquecer 10l/min na hora por efeito de Joule ainda é obra. Se é que se conseguem esses debitos.

Mas ok. Compreendo a desvantagem do tempo que demora a agua quente a chegar ao local com uma solução central.

Para um local com pequeno consumo como um lavatorio numa area mais remota da casa (garagem/lavandaria/etc) vejo alguma vantagem. Mas ainda assim um mini TA de 5L debaixo da bancada deve gastar o mesmo espaço e também tem a agua quente instantanea.
    • hangas
    • 12 junho 2023 editado

# 14

Colocado por: zemvpferreiraPoupa o espaço do depósito, a água sai sempre à temperatura certa instantaneamente e poupa 10-30% do consumo eléctrico

Não acredito que poupe.. pelo menos no caso do banho (uma utilização longa e com debito grande)
    Numa utilização pontual de lavar as mãos ou assim, ai sim acredito.
  13.  # 15

E instalação, como seria? Tenho uma casa de madeira prestes a ser finalizada, tem duas casas de banho e uma kitchenette na sala. Punha um potente debaixo do lava louça e daí ia para as duas casas de banho, para o chuveiro e lavatório? Faz me confusão o tipo de ligação que é necessário.
  14.  # 16

Colocado por: pcspinheiroprecisar de pelo menos 10-11 KW para aquecer água corrente à temperatura necessária
    para tomar um duche de inverno e com caudal decente precisa de um mínimo de 17Kw.

Nota: em Portugal e em construção nova não são regulamentares
  15.  # 17

parece-me que não se está a focar na real função deste equipamento.

eu vejo-o como complemento a outra forma de Aquecimento de água..

caso contrário é comprar um esquentador ou um termoacumulador, não?

Tinha que avaliar melhor, mas eu continuo a ver este pequeno equipamento (que custa 130€) para aquecer logo a água enquanto corre desde o termossifão até à torneira..

Mas posso estar a ver mal...
  16.  # 18

Colocado por: jorgealvespara tomar um duche de inverno e com caudal decente precisa de um mínimo de 17Kw.

Nota: em Portugal e em construção nova não são regulamentares

Porque não é regulamentar? No site português da Bosch vendem modelos de 11 a 27 kW. Se comprar um modelo 15/18 ou o de 21/24 vou ter problemas?
  17.  # 19

21kw/24Kw?!?!?!?

Uma moradia bem grande em Portugal tem um "contador" de 20kw e ainda tem que contar com os restantes equipamentos eléctricos.
  18.  # 20

Colocado por: alexprPorque não é regulamentar?
    porque não tem o mínimo de eficiência requerida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexpr

0.0154 seg. NEW