Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Comprei um apartamento á cerca de 3anos. E desde então, quando é tempo de chuva, fico sempre com água no quarto, que está virado para a parede da rua. Já falei na reunião de condomínio, só que por aquilo que disseram, aquele parede não foi totalmente arranjada por o empreiteiro. E o mais estranho é que tenho 2quartos virados para essa parede, mas só a suíte fica com água. E os restantes donos dos apartamentos, nunca quiseram arranjar a parede, por o seu elevado custo, e acabaram por arranjar a parede deles por dentro. A minha questão é, eu não vou arranjar a minha parede por dentro, até porque eu só vou estar, a tapar o problema, e não a resolve-lo. Visto que os restantes não aprovam em assembleia, o arranjo da parede por fora, quem tem de pagar? Obrigado
    • AMVP
    • 10 junho 2023

# 2

A mim custa-me mt ver problemas destes, bolas se não se entendem para resolver problemas não adquiram apartamentos.
    Bom, eu diria que caso a sua situação já tenha sido comunicada e registada em ata, agora deveria comunicar formalmente a administração a necessidade de se proceder à reparação da parede e a comunicar que todos os esteados na sua fração serão imputados ao condomínio. Depois disto, olhe eu não sei em que andar vive, uma coisa é viver no rc outra é no 15 andar, pois a reparação pode envolver andaimes, não sei se é o caso, com isto quero dizer que pode-lhe ser difícil só por si suportar o custo e imputa-lo posteriormente ao condomínio.
    Se o seu concelho tiver julgados de paz poderia ser uma opção, mas temo que a intervenção exceda os valores admisseis nesse organismo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MauroMartins
  2.  # 3

Obrigado desde já por a sua resposta. O meu andar, é o 3andar. E o orçamento estimado para arranjar a parede (desde o rés do chão até ao 3 andar são +/- 10mil€. O comunicado já está relatado em ata. Como somos só 3 que tem os apartamentos virados para esta parede, os outros rejeitam sempre a reparação,na reunião de condomínio. E os outros 2 como já taparam o problema em casa deles, dizem que também já não gastam mais dinheiro. E eu mais depressa vendo o apartamento, do que gastar 10mil€ na parede
    • size
    • 10 junho 2023 editado

# 4

Colocado por: MauroMartinsObrigado desde já por a sua resposta. O meu andar, é o 3andar. E o orçamento estimado para arranjar a parede (desde o rés do chão até ao 3 andar são +/- 10mil€. O comunicado já está relatado em ata. Como somos só 3 que tem os apartamentos virados para esta parede, os outros rejeitam sempre a reparação,na reunião de condomínio. E os outros 2 como já taparam o problema em casa deles, dizem que também já não gastam mais dinheiro. E eu mais depressa vendo o apartamento, do que gastar 10mil€ na parede

Trata-se de um problema de insalubridade no prédio, por falta de obras de conservação. Os demais condóminos não podem assobiar para o lado.
    Faça denuncia da situação junto do seu Município, no sentido de ser efectuada uma vistoria e o condomínio ser notificado a efectuar as obras necessárias.,
  3.  # 5

Vou ter de me informar sobre isso dos julgados de paz e terei de ir á câmera municipal do meu concelho. Não me queria chatear, nem me por mal com os meus vizinhos. Mas já vi que vai ter de ser. E se o condomínio acabar por ser obrigado a fazer a reparação da parede, mas não ter dinheiro para tal? Terá de ser feito uma cota extraordinária por permilagem para ser efetuada a obra?
    • size
    • 10 junho 2023

# 6

Colocado por: MauroMartins
    E se o condomínio acabar por ser obrigado a fazer a reparação da parede, mas não ter dinheiro para tal? Terá de ser feito uma cota extraordinária por permilagem para ser efetuada a obra?

Claro, que perante o orçamento para a execução da obra de conservação do prédio, serão estabelecidas as necessárias quotas extraordinárias, com base na permilagem de cada fracção.
    • AMVP
    • 10 junho 2023

# 7

Colocado por: MauroMartins. E o mais estranho é que tenho 2quartos virados para essa parede, mas só a suíte fica com água.

Desculpe a questão, o orçamento que têm é com andaime? Já pediram orçamento para rapel? Repare, se só tem problema num dos quartos o problema pode ser lical7zado num ponto específico da parede e o rapel pode ser uma opção mais barata, se a estrutura do prédio o permitir.
    Concordam com este comentário: sognim
  4.  # 8

Sim, o orçamento que há é com andaimes.
    • AMVP
    • 10 junho 2023

# 9

Colocado por: MauroMartinsSim, o orçamento que há é com andaimes.

Considerem o rapel, pode ser uma solução adequada.
    Aqui no condomínio já recorremos a esse sistema há 2 anos atrás por causa dis estendedaus e este mês deve dar início a pintura das duas fachadas do edificio. Se o ajudar, no nosso caso, edificio de 6 pisos acima do solo numa fachada e 7 na outra e 3 fracções por piso, o orcamento adjudicado foi de cerca de 17.000 + iva.
  5.  # 10

Olá Mauro. É lamentável essa situação, tive uma parecida e sei bem o que custa!

Faça atenção que podem ser considerado obras urgentes face a questões de saúde e problemas de estruturais do prédio que não requerem reunião nem aprovação de todos os condóminos.

Vou sugerir alguns passos, sem saber se já tomou alguns...

Sugiro que:
    1) envie email ao condomínio sobre o problema e registe com fotos do problema. (sempre que houver esses acontecimentos, registe com fotos e vídeos se possível).
    2) em paralelo solicite ao seu seguro da casa uma vistoria para a solução do seu problema.

Se a sua seguradora indicar problemas de fachada e falta de reabilitação por parte do condomínio, o Mauro tem de comunicar ao condomínio o que a sua seguradora indicou para que o condomínio dê a comunicar a todos os seguros contratados pelos seus vizinhos para que estes activem os seguros para arranjos das partes comuns que causam problemas à sua fração. Só após a parte externa for ''tratada'' é que o aconselho a arranjar a parte interna.

Peça 3 orçamentos a título particular que também o vai ajudar a perceber as opiniões de diferentes profissionais para posteriormente apresentar também às seguradoras que irão selecionar um orçamento.

Se ver que o condomínio o anda a engonhar com reuniões ''para aqui e para acolá'' a dar palpites ignorantes e a requerer orçamentos de profissionais das suas confianças sem grandes soluções ao seu problema, faça o seguinte, contrate alguém profissional e avance com o que tem a fazer e depois apresente a fatura ao condomínio. Posso estar enganada, mas, parece-me que está perante uma obra urgente.

Espero ter ajudado.
    • size
    • 11 junho 2023 editado

# 11

Colocado por: SuCad

Se a sua seguradora indicar problemas de fachada e falta de reabilitação por parte do condomínio, o Mauro tem de comunicar ao condomínio o que a sua seguradora indicou para que o condomínio dê a comunicar a todos os seguros contratados pelos seus vizinhos para que estes activem os seguros para arranjos das partes comuns que causam problemas à sua fração. Só após a parte externa for ''tratada'' é que o aconselho a arranjar a parte interna.

Não resolverá.
    Os seguros não dão cobertura a obras de reparação/conservação das fachadas
  6.  # 12

Colocado por: size

Não resolverá.

Pensa você!
    Depende da forma como for feito.
  7.  # 13

Não resolverá.

Não se esqueça que o seguro de condomínio é obrigatório e para alguma coisa serve.
    Caso o condomínio não tenha seguro é só porque apenas e exclusivamente todas as frações têm seguro afetas a cada fração que devem ser comunicados ao condomínio anualmente quanto à sua contratação. Sim, os seguros também cobrem partes comuns.
  8.  # 14

Não se esqueça que o seguro de condomínio é obrigatório e para alguma coisa serve.
    Caso o condomínio não tenha seguro é só porque apenas e exclusivamente todas as frações têm seguro afetas a cada fração que devem ser comunicados ao condomínio anualmente quanto à sua contratação. Sim, os seguros também cobrem partes comuns.

Espero que esteja a perceber que falo de coberturas de situações de resolução local da origem do problema. Espero que não esteja a perceber que falo de obras totais de um prédio...
  9.  # 15

Muito obrigado por as ajudas dadas. Eu sei que o condomínio tem seguro, até porque todos os anos pago cerca de 44€ para esse seguro. Mas como deixei andar o problema, nem sei o que cobre esse seguro do condomínio. Terei de ver essa situação do rapel, e ir á câmera municipal do meu concelho. Resolver com o condomínio não vou conseguir, pois das poucas vezes que falei com eles sobre o problema, falavam sempre que teria de ser aceite o orçamento em reunião de condomínio, e nunca me apresentaram outra solução. Também não sabia que era possível, todos os vizinhos acionarem os próprios seguros para arranjar as fachadas comuns do apartamento. Não passa desta segunda-feira, que vou começar a tratar do assunto mais a sério.
  10.  # 16

O seguro só cobre problemas em zonas comuns, mas nunca problemas estruturais do edifício...
    Solicitar uma vistoria da câmara pode ajudar o condomínio a mexer-se
    • size
    • 11 junho 2023 editado

# 17

Como assim ?
    O seguro obrigatório apenas recai sobre o risco de incêndio, que não é o caso apresentado neste tópico.
    E, caso se esteja perante um seguro MULTIRRISCOS (que não é obrigatório) nenhuma cobertura existe para obras de reparação/conservação das fachadas

Caso o condomínio não tenha seguro é só porque apenas e exclusivamente todas as frações têm seguro afetas a cada fração que devem ser comunicados ao condomínio anualmente quanto à sua contratação.

Sim, isso, relativamente ao risco de incêndio, que nada tem a ver com obras de reparação/conservação das fachadas do prédio, aqui em causa.

Sim, os seguros também cobrem partes comuns.

Depende da avaria em causa. Por exemplo, se for uma ruptura imprevista de uma conduta de esgotos. Repito, não cobrem obras de reparação/conservação das fachadas. Não dá para perceber ?

Espero que esteja a perceber que falo de coberturas de situações de resolução local da origem do problema. Espero que não esteja a perceber que falo de obras totais de um prédio...

Confusão...
  11.  # 18

Como assim ?
    O seguro obrigatório apenas recai sobre o risco de incêndio, que não é o caso apresentado neste tópico.
    E, caso se esteja perante um seguro MULTIRRISCOS (que não é obrigatório) nenhuma cobertura existe para obras de reparação/conservação das fachadas

Sim, isso, relativamente ao risco de incêndio, que nada tem a ver com obras de reparação/conservação das fachadas do prédio, aqui em causa.

Depende da avaria em causa. Por exemplo, se for uma ruptura imprevista de uma conduta de esgotos. Repito, não cobrem obras de reparação/conservação das fachadas. Não dá para perceber ?

Confusão...

Size... espero que não tenha problemas deste género!
    Infelizmente eu tive, foi bastante trabalhoso e, daí eu falar com tanta certeza.
    A minha intenção é ajudar e não entrar aqui em grandes pormenores.
    Se alguém precisar de alguma dica, estou disponível.
    Cumps

0.0225 seg. NEW