Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Comprei uma casa dos anos 20/30, em Estarreja, Aveiro e estou a começar a remodelá-la.

    Dúvidas desta primeira fase:

    - Descasquei o acabamento mas penso ter chegado à Camada de reboco (parece de areia e cal, sem cimento). Devo remover todo este reboco e por novo ou posso fazer o acabamento com reboco mais fino e tinta já por cima deste?

    - A tinta a usar pode ser tinta de água ou devo colorir o reboco de cal? Ou existe alguma tinta específica para este tipo de construção tradicional?

    - Que material usar para arranjar os vãos? Alguns estão partidos e já vi que remendaram com cimento, portanto, o cimento tem de sair fora. A argamassa à base de cal com a areia resulta de maneira forte para aguentar as pedras sem estalar? Como é que faziam antigamente? Disseram-me que por vezes têm de usar argamassas bastardas para conferir mais dureza à mistura, mas sei que é errado. Como posso contrapor este argumento?

    - As paredes não são todas iguais, há adobes mais arenosos e outros mais argilosos. A técnica e material usado é igual para ambos ou existe alguma adaptação a fazer?

    - Como proceder a nível de impermeabilização no WC? Li que devo evitar cerâmica vidrada, faz sentido, mas como impermeabilizar por exemplo a zona do duche se não devo colocar cerâmica vidrada nas paredes de Adobe? Há um WC no 1 piso, entrepiso com estrutura de madeira e paredes de Adobe e outra no piso térreo, que está neste momento com azulejo vidrado nas paredes e chão. Aconselharam a rebocar por cima do azulejo, mas é correto? Devo remover todo o azulejo desse WC?

    Agradeço qualquer informação que me possam passar, porque não consigo encontrar uma equipa que saiba 100% sobre construção tradicional e preciso de me informar ao máximo sobre tudo. Sou eu quem está a preparar a casa para as intervenções maiores e é o primeiro contacto que tenho com obras. Obrigada.
      Screenshot_2023-06-10-18-53-05-531.jpg
      Screenshot_2023-06-10-18-53-27-230.jpg
  2.  # 2

    Seja bem vinda aqui. É estranho ninguem que entenda do assunto nao lhe ter dito nada.
    Continuação de um bom restauro
  3.  # 3

    bom dia, nao tenho bem a certeza mas quando se trata de construções em adobe, o reboco será de cal, como costumavam fazer no alentejo.
  4.  # 4

    Colocado por: N.PiresSeja bem vinda aqui. É estranho ninguem que entenda do assunto nao lhe ter dito nada.
    Continuação de um bom restauro


    Obrigada pelo seu comentário!
    As dúvidas permanecem, mas tenho fé que alguém entendido no assunto apareça.
    Até lá, é estudar o que existe na NET, que empreiteiro que perceba do assunto não há 😂😂
  5.  # 5

    Colocado por: André Cordeirobom dia, nao tenho bem a certeza mas quando se trata de construções em adobe, o reboco será de cal, como costumavam fazer no alentejo.


    Sem dúvida.
    Estou neste momento a descascar tudo porque há muitas áreas com cimento. Vamos usar reboco a base de cal nas paredes de adobe e rezar para que nenhuma esteja podre. Encontramos uma podre no anexo, mas deu para construir uma nova. Dentro de casa seria um grande revés!
    Obrigada pela atenção!
  6.  # 6

    Colocado por: NaoéVelha_éAntiga(parece de areia e cal, sem cimento)
    e deve ser isso.. recomenda-se que o reboco que usar seja igual ou compatível com o método construtivo

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaDevo remover todo este reboco e por novo ou posso fazer o acabamento com reboco mais fino e tinta já por cima deste?
    deve remover o reboco danificado, o resto pode deixar. em teoria esses rebocos podem ser reutilizados, senao procure equivalente da secil .. quanto às tintas também deve usar tintas à base de silicatos ou outras adequadas ao sistema construtivo.

    Colocado por: NaoéVelha_éAntiga- A tinta a usar pode ser tinta de água ou devo colorir o reboco de cal? Ou existe alguma tinta específica para este tipo de construção tradicional?
    pode procurar no mercade, hoje em dia há uma vasta gama de produtos adequados

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaComo posso contrapor este argumento?
    contrapõe o argumento (imagino está a falar da relutância dos trolhas em usar materiais adequados) com o argumento mais simples de todos. o dinheiro é seu. quer que se faça assim porque é o mais correto. e pronto.

    Colocado por: NaoéVelha_éAntiga- As paredes não são todas iguais, há adobes mais arenosos e outros mais argilosos. A técnica e material usado é igual para ambos ou existe alguma adaptação a fazer?
    pode haver diferenças porque aquilo era preparado no local pelos mestres e nao numa central.. o reboco a usar é igual

    Colocado por: NaoéVelha_éAntiga- Como proceder a nível de impermeabilização no WC? Li que devo evitar cerâmica vidrada, faz sentido, mas como impermeabilizar por exemplo a zona do duche se não devo colocar cerâmica vidrada nas paredes de Adobe? Há um WC no 1 piso, entrepiso com estrutura de madeira e paredes de Adobe e outra no piso térreo, que está neste momento com azulejo vidrado nas paredes e chão. Aconselharam a rebocar por cima do azulejo, mas é correto? Devo remover todo o azulejo desse WC?
    os ajulejos estão soltos? ja trabalhei com adobe em casas modernas na australia, a gente impermeabilizava normalmente tal como se faz hoje. usavamos telas tipo da Schluter e depois finalizavamos com ajulejo como em qq obra moderna. eu nao sei como está isso.. mas imagino que em caso de duvida para ter a certeza de ficar bem feito removia o azulejo todo porque nao sabes como está por baixo
  7.  # 7

    Colocado por: N.PiresSeja bem vinda aqui. É estranho ninguem que entenda do assunto nao lhe ter dito nada.
    Continuação de um bom restauro
    nao sei como mas o tema esteve enterrado e nao o vi...
  8.  # 8

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaVamos usar reboco a base de cal nas paredes de adobe e rezar para que nenhuma esteja podre
    se nao lhe chove dentro de casa nao deve haver.. fiz ha uns anos um restauro de uma casa em adobe perto de Mira e as unicas paredes podres estavam à mercê dos elementos, e mesmo essas nao estavam 'podres' mas sim desgastadas pela erosão da chuva e gelo

    o nosso maior problema foi a relutância dos trolhas em usar os materiais adequados. tanto massacraram que convenceram o dono a rebocar tudo por for com cimento.. obviamento fiquei puto com ele, mas nao havia já nada a fazer
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, André Cordeiro
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosnao sei como mas o tema esteve enterrado e nao o vi...


    Muito obrigada por todas as indicações que deu.
    Relativamente aos azulejos, a casa só tem azulejo nos rodapés. A minha questão é nas duas casas de banho que vamos fazer, como aplicar a cerâmica sem axficiar o adobe, mantendo a impermeabilização da zona do duche. vou ler sobre essas telas. Optámos por só usar cerâmica nos lavatórios e duches para minimizar o efeito no adobe. No tempo destas casas nem WC havia 😂😂 não havia cá problema de aprodecer o adobe com falta de ar.
  10.  # 10

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaA minha questão é nas duas casas de banho que vamos fazer, como aplicar a cerâmica sem axficiar o adobe, mantendo a impermeabilização da zona do duche

    Aplique mosaicos que não seja porcelanica, que permitam as paredes respirar, é preferível peças mais pequenas, ou entao pedra natural.
    Não aplique na totalidade das paredes. Basta talvez na zona de duche. o resto pinte, com uma tinta, de siloxanicos por exemplo.
    No pavimento também é preferível solução em barro natural, por exemplo, SOLADRINHO, ou outras soluções menos industrializadas- peças em barro, manual ou semi-manual, e sem ser esmaltadas ( depois tratadas com produtos adequados). O pavimento em Mosaico hidraulico, é também adequado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, NaoéVelha_éAntiga
    • lmcaet
    • 10 julho 2023 editado

     # 11

    Pedro, que tipos de mosaicos é que deixam as paredes respirar?
    Obrigado
  11.  # 12

    Colocado por: lmcaetPedro, que tipos de mosaicos é que deixam as paredes respirar?

    Nas paredes, alem da pedra natural, tem os azulejos de chacota branca (10x10, 15x15). e junta de 2mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  12.  # 13

    Tente falar com a arquiteta Ana ANtuesn; é especialista em construção em terra. Talvez o possa ajudar.
    https://www.facebook.com/anaperdigao.arq/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NaoéVelha_éAntiga
  13.  # 14

    Muito obrigada pelos conselhos.
    Só vou aplicar cerâmica nas zonas dos duches e "backsplash" da cozinha e lavatórios.
    Portanto, se percebi bem, nada de vidrados, certo? Ou se for essas áreas pequenas é indiferente?
    Muito obrigada pela anotação do pavimento. Vamos usar o soalho que já existe no 1 piso. No RC pensei cerâmica de facto, mas não tenho a certeza da composição, parece pedra e não é vidrado mas não sei especificações. Vou pesquisar! Bem haja!
  14.  # 15

    Bom dia!
    Só para confirmar!
    Nem o chapisco que se dá antes do reboco leva cimento, correto?

    Estamos a dar chapisco nas zonas em tijolo, mas estão a dizer-me que mesmo no adobe o chapisco tem de levar cimento junto com a cal hidráulica por causa da resistência e como não tapa tudo, respira na mesma. Então depois no reboco, será apenas de cal hidráulica e areia.
    Não quero passar para as zonas de adobe sem tirar isto a limpo.

    Há uns meses falei com um mestre antigo que me disse que em alguns casos tem mesmo de levar uma pequena percentagem de cimento, mas não o consigo encontrar para confirmar se o chapisco é um destes casos.

    O meu marido estava relutante em contatar a arquiteta que me recomendaram porque já temos arq. que nos fez o projeto e não quer melindrar a moça, mas acho que cada uma tem a sua função, né? O conhecimento e os conselhos também se pagam, para além do trabalho técnico que a outra arq já fez. Cada caso é um caso e acho que seria uma mais valia para nós alguém com olho sábio ver aquilo ao vivo antes de começarmos a remodelação à séria.
  15.  # 16

    Olá Daniela, do que já aprendi aqui (temos caso semelhante mas em estágio parado/inicial), se tem pedra e argamassa de cal, não há cá chapiscos de cimento!

    Boa sorte com os trabalhadores e paciência para o que lhe vão dizer 😬

    (quanto à arquitecta relembrem-se que, é um investimento e uma mais valia terem uma consultoria bem sustentada! nós pontualmente pagamos consulta a algum profissional quando sentimos ser clarificados em algo específico, sejam questões legais, estéticas ou estruturais 🩷)

    Agora e mais fotos?! 😬
    Concordam com este comentário: NaoéVelha_éAntiga
  16.  # 17

    Tenho de tirar mais fotos! Só faço videos e vou me esquecendo das fotos!

    Estive a ver o chapisco pré preparado e a 12€ o saco de 25kg, cada parede vai ficar um balurdio! Tenho de desencantar algures a receita à mão do chapisco com cal. De facto, segundo a ficha técnica, estes pré preparados não tem cimento nenhum.
    A receita que usamos com cimento foi: 15 baldes de areia, 2,5 baldes de água e 2 sacos de 25kg de cimento.
  17.  # 18

    pause e print screen dos videos 😅

    sinto que as fotos atraem opiniões profissionais e alegram os turistas como eu 😉
  18.  # 19

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaEstive a ver o chapisco pré preparado e a 12€ o saco de 25kg, cada parede vai ficar um balurdio


    Uma outra boa opção é também utilizar um primário de aderência nas paredes de adobo (tenho tido boas experiencias com o da weber https://www.leroymerlin.pt/produtos/promocoes/best-reviews/primario-de-aderencia-multiusos-weberprim-universal-81875332.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_construcao_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIjYbi3c23hAMV0ahoCR1TqQfLEAQYASABEgLkrPD_BwE).

    A aplicação é rápida e fácil (costumo até diluir um pouco o primário para aumentar a rentabilidade) e até agora não tenho tido problemas com o posterior reboco das paredes.
 
0.0215 seg. NEW