Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Vítor MagalhãesEstou inscrito num Centro de Saúde de Lousada, fui morar para V. N. de Gaia e na altura não havia vaga, uma funcionária muito prestável disse que eu podia tentar inscrever-me no Centro de Saúde da Madalena, perguntei onde ficava e ela disse-me que ainda ía ser construído... Prefiro não alongar este tema.
    Quanto ao centro onde estou inscrito, ainda estou à espera de ter uma consulta... que não seja cancelada na véspera, depois de receber uns 3 sms a dizer a recordar que tenho consulta agendada para o dia seguinte, e poucos minutos depois das 18h receber um novo sms a cancelar a consulta e a informar para entrar em contato com o centro.
    Depois surge uma nova dificuldade que é conseguir que atendam a p**ra do telefone... Uma vez a atendido (depois de mais de 10 tentativas) a resposta é que houve um imprevisto e a "Soutôra" teve que abandonar...
    Ora bem, tenho problemas de ácido úrico e tomo um comprimido diariamente, não consegui ainda que um médico me consultasse e me disse-se o que posso ou não comer, eu sei que é fácil ver na internet e tal, mas gostava mesmo que um médico desse um parecer, quanto à medicação, é fácil, mando um email e passado um ou dois dias recebo a receita sem papel no telefone... Agora o que eu gostava mesmo é conseguir marcar uma consulta e esta não ser cancelada.
    Por outro lado, não me apetece ir para a porta do centro de saúde às 5 da manhã para ter vaga para uma consulta... Desde 2020 que já devo ter tido atribuído uns 3/4 médicos de família diferentes...

Centro de saúde de francelos recomendo, ácido úrico menos vinho verde e mariscadas 😅
  2.  # 62

Vinho verde é uma vez por semana (0,5lt), mariscadas a ultima foi em 2021 (antes da ultima crise), cerveja é 1 a cada duas semanas ou menos, etc...
  3.  # 63

Colocado por: Vítor MagalhãesEstou inscrito num Centro de Saúde de Lousada, fui morar para V. N. de Gaia e na altura não havia vaga

No meu entender, desde que a morada do cartão de cidadão esteja atualizada o Vitor pode e deve pedir transferência da inscrição. Não é uma nova inscrição, é transferência. Podem é não ter médico de família para lhe atribuir. Será de esperar resistência do secretariado, mas deve pedir o livro de reclamações e registar que lhe foi negada a transferência quando cumpria os critérios. Ou então, no conforto do lar, enviar email ao gabinete do cidadão do seu Aces.

Ah, queria também dizer que faça o que fizer, inscrito onde estiver, seja o médico que for, isso é pouco marisco e pouco vinho. Um homem merece mais ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 15 junho 2023

# 64

Colocado por: spvaleSe no norte o hospital de Braga não é de primeira

Não é de primeira linha, nenhuma ppp era de primeira linha até nenhum privado entraria no negócio ou para entrar teria de ser verdadeiramente ruinoso para o estado.
  4.  # 65

Colocado por: Vítor MagalhãesVinho verde é uma vez por semana (0,5lt), mariscadas a ultima foi em 2021 (antes da ultima crise), cerveja é 1 a cada duas semanas ou menos, etc...

Sempre ouvi dizer que o vinho branco também não é recomendado...

cortar na carte de porco e nos miúdos (fígados, rins, etc).

O meu pai também tem o acido úrico bastante elevado, e a principal causa é mesmo a carne de porco. A ver se o convenço a converter-se ao islamismo.
    • RCF
    • 16 junho 2023

# 66

Colocado por: Casa da HortaTanta e tanta grávida seguida no privado (Luz, Cuf, Lusiadas) que vão ter o parto lá. Vão atraídas pela certeza que cesariana só em caso de absoluta necessidade.

Tema interessante este... eu acho que, nestes casos, vão mas é atraídas pela promiscuidade entre público e privado, praticada pelos médicos que trabalham em ambos. Médicos que atraem os utentes para consultas no privado, com a promessa de facilitismos no público, para tudo o que implicar grandes despesas, nem que, para tal, depois, no público, tenham de passar à frente de quem está na fila...
    Não será, também, isto?!
  5.  # 67

Colocado por: Nostradamus

Sempre ouvi dizer que o vinho branco também não é recomendado...

cortar na carte de porco e nos miúdos (fígados, rins, etc).

O meu pai também tem o acido úrico bastante elevado, e a principal causa é mesmo a carne de porco. A ver se o convenço a converter-se ao islamismo.

Lá na aldeia dizem que o bacalhau é um grande responsável também. Curiosamente tenho lido que os peixes gordos (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc...) em conjunto com o marisco, cervejas e carnes vermelhas são os piores alimentos para provocar o aumento de ácido úrico.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  6.  # 68

Colocado por: RCF
    Tema interessante este... eu acho que, nestes casos, vão mas é atraídas pela promiscuidade entre público e privado, praticada pelos médicos que trabalham em ambos. Médicos que atraem os utentes para consultas no privado, com a promessa de facilitismos no público, para tudo o que implicar grandes despesas, nem que, para tal, depois, no público, tenham de passar à frente de quem está na fila...
    Não será, também, isto?!

Quando a minha esposa esteve internada por gravidez de risco, 1 dos dias chegou lá grávida de valongo (hospital de viana!) que era assistida no particular e como a médica só fazia público em viana veio a viana para o parto.
  7.  # 69

Colocado por: Vítor Magalhães
    Lá na aldeia dizem que o bacalhau é um grande responsável também. Curiosamente tenho lido que os peixes gordos (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc...) em conjunto com o marisco, cervejas e carnes vermelhas são os piores alimentos para provocar o aumento de ácido úrico.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Não sei a lista mas por exmplo tomate faz aumentar dizem, leguminosas como feijão e ervilhas tmb.
    Os mais básicos doces e sumos pela produção de frutose.
    Beber muita água e muita vitamina C para ajudar a filtrar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 70

Colocado por: Carvai
    Aonde, nas messes?

Vá ler o estatuto do antigo combatente.
    Tem tanto direito o tipo que esteve no ar condicionado em Luanda nos anos 60/70, como aqueles que estão na RCA hoje, ou que estiveram no Afeganistão, Iraque, Timor, Bósnia, Kosovo, etc
  9.  # 71

Colocado por: RCF
    Não será, também, isto?!

Há de tudo. Muitas grávidas fazem seguimento no CS e mantêm consultas no obstetra particular para ter mais cedo a baixa de alto risco. E isto não tem nada de mal. Quando a grávida tem um trabalho que exija esforços que possam facilitar um aborto espontâneo, deve ficar em casa o mais cedo possível. A diferença é que no CS, pedindo ao médico de família, dificilmente consegue essa baixa quando gostava, já com um relatório do obstetra é passada em qualquer altura sem perguntas.

Outras fazem seguimento exclusivo nos bons hospitais privados e o parto também é lá. Outras preferem ter o parto no público (podendo o seguimento ter sido no CS ou privado), sobretudo se as referências forem as melhores como é o caso do Hosp. São Francisco Xavier em Lisboa.

Só não concordo a 100% com a questão de passar à frente nas filas. É que nisto das grávidas e dos partos a fila é definida pelo pingente quando decide nascer ;-)
  10.  # 72

Algo muito importante que não vi referido até agora é a existência do programa nacional de vacinação. Desta forma, foi possível controlar, minimizar ou até eliminar o impacto de certas doenças no indivíduo e população em geral. Sem dúvida que vale ouro.
    Concordam com este comentário: AMVP, HAL_9000, Casa da Horta, desofiapedro
    • AMVP
    • 20 junho 2023

# 73

Colocado por: Casa da Hortadiferença é que no CS, pedindo ao médico de família, dificilmente consegue essa baixa quando gostava, já com um relatório do obstetra é passada em qualquer altura sem perguntas.

Bom, eu realmente sou azarada, pagava a obstetra uma fortuna para me medir a barriga e passar análises como se eu fosse um chouriço e baixa de risco só mesmo uma semana pq literalmente deixei de comer. No final tive baixa sim mas passada por um medico sem especialidade pois a louca da obstetra num me conseguiu explicar como é que eu conseguia trabalhar, no meu caso sentada quando o rapaz estava alojado quase mt acima e depois, claro, não tinha espaço e era de pontapé até eu me colocar em pé, sim sempre foi bruto e mt cioso do seu bem estar. Enfim, azares da minha vida.
    • AMVP
    • 20 junho 2023

# 74

Colocado por: Holy_GrailAlgo muito importante que não vi referido até agora é a existência do programa nacional de vacinação. Desta forma, foi possível controlar, minimizar ou até eliminar o impacto de certas doenças no indivíduo e população em geral. Sem dúvida que vale ouro.
    Concordam com este comentário:AMVP

Tem razão, mas olhebque parece que já nem esse funciona
    • AMG1
    • 20 junho 2023

# 75

Colocado por: AMVP
    Tem razão, mas olhebque parece que já nem esse funciona

Mas nao funciona, como?
    Não há vacinas?
  11.  # 76

Colocado por: AMG1

Mas nao funciona, como?
    Não há vacinas?

não. Há bebés que estão a ficar com as vacinas em atraso por não haver stock
  12.  # 77

Colocado por: manelvc
    não. Há bebés que estão a ficar com as vacinas em atraso por não haver stock

São situações pontuais que se resolvem sem qualquer risco para as crianças.

Portugal tem um excelente plano de vacinação, sempre em atualização e sem olhar a custos. Há que reconhecer que nenhum governo deixou de investir neste bem da saúde. O último acrescento de vacinas já soou um bocado a pressão da indústria, mas desde que sejam seguras são sempre uma mais valia. Coitadas é dos bebés que levam às 4 picas de cada vez!

Pena terem tirado a vac da tuberculose, mas pode ser que volte a ser universal.
    • AMVP
    • 20 junho 2023

# 78

Colocado por: AMG1

Mas nao funciona, como?
    Não há vacinas?

Tem visto as notícias sobre o assunto?
    • AMVP
    • 20 junho 2023 editado

# 79

Colocado por: Casa da Horta
    São situações pontuais que se resolvem sem qualquer risco para as crianças.

Portugal tem um excelente plano de vacinação, sempre em atualização e sem olhar a custos. Há que reconhecer que nenhum governo deixou de investir neste bem da saúde. O último acrescento de vacinas já soou um bocado a pressão da indústria, mas desde que sejam seguras são sempre uma mais valia. Coitadas é dos bebés que levam às 4 picas de cada vez!

Pena terem tirado a vac da tuberculose, mas pode ser que volte a ser universal.

Não é bem assim e não devemos minorar o que se tem passado este ano, aliás não o deveriamos aceitar. Na verdade nem quando fomos à falência, e desde que temos plano nacional de vacinação já fomos 2 vezes, alguma vez o concyrso para aquisição dessas vacinas foi feito. Este ano em que o estado está a nadar em dinheiro em junho de 2023 o mf dá autorização para abertura de concurso para aquisição de vacinas do pln de 2023. Desculpem mas, para mim, não é aceitável.
    Com tudo o que anda a acontecer a verdade é que em 2022 a mortalidade infantil e à nascença aumentou, se consideram que isto é um indicador de desenvolvimento
  13.  # 80

Colocado por: Casa da HortaPena terem tirado a vac da tuberculose, mas pode ser que volte a ser universal.

Não sei se estou a confundir, mas acho que essa é aquela em que recomendam dizer que têm um familiar próximo que viaja muitas vezes para África e pronto, vacina dada.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta

0.0339 seg. NEW