Colocado por: Vítor MagalhãesEstou inscrito num Centro de Saúde de Lousada, fui morar para V. N. de Gaia e na altura não havia vaga, uma funcionária muito prestável disse que eu podia tentar inscrever-me no Centro de Saúde da Madalena, perguntei onde ficava e ela disse-me que ainda ía ser construído... Prefiro não alongar este tema.
Quanto ao centro onde estou inscrito, ainda estou à espera de ter uma consulta... que não seja cancelada na véspera, depois de receber uns 3 sms a dizer a recordar que tenho consulta agendada para o dia seguinte, e poucos minutos depois das 18h receber um novo sms a cancelar a consulta e a informar para entrar em contato com o centro.
Depois surge uma nova dificuldade que é conseguir que atendam a p**ra do telefone... Uma vez a atendido (depois de mais de 10 tentativas) a resposta é que houve um imprevisto e a "Soutôra" teve que abandonar...
Ora bem, tenho problemas de ácido úrico e tomo um comprimido diariamente, não consegui ainda que um médico me consultasse e me disse-se o que posso ou não comer, eu sei que é fácil ver na internet e tal, mas gostava mesmo que um médico desse um parecer, quanto à medicação, é fácil, mando um email e passado um ou dois dias recebo a receita sem papel no telefone... Agora o que eu gostava mesmo é conseguir marcar uma consulta e esta não ser cancelada.
Por outro lado, não me apetece ir para a porta do centro de saúde às 5 da manhã para ter vaga para uma consulta... Desde 2020 que já devo ter tido atribuído uns 3/4 médicos de família diferentes...
Colocado por: Vítor MagalhãesEstou inscrito num Centro de Saúde de Lousada, fui morar para V. N. de Gaia e na altura não havia vaga
Colocado por: spvaleSe no norte o hospital de Braga não é de primeira
Colocado por: Vítor MagalhãesVinho verde é uma vez por semana (0,5lt), mariscadas a ultima foi em 2021 (antes da ultima crise), cerveja é 1 a cada duas semanas ou menos, etc...
Colocado por: Casa da HortaTanta e tanta grávida seguida no privado (Luz, Cuf, Lusiadas) que vão ter o parto lá. Vão atraídas pela certeza que cesariana só em caso de absoluta necessidade.
Colocado por: Nostradamus
Sempre ouvi dizer que o vinho branco também não é recomendado...
cortar na carte de porco e nos miúdos (fígados, rins, etc).
O meu pai também tem o acido úrico bastante elevado, e a principal causa é mesmo a carne de porco. A ver se o convenço a converter-se ao islamismo.
Colocado por: RCF
Tema interessante este... eu acho que, nestes casos, vão mas é atraídas pela promiscuidade entre público e privado, praticada pelos médicos que trabalham em ambos. Médicos que atraem os utentes para consultas no privado, com a promessa de facilitismos no público, para tudo o que implicar grandes despesas, nem que, para tal, depois, no público, tenham de passar à frente de quem está na fila...
Não será, também, isto?!
Colocado por: Vítor Magalhães
Lá na aldeia dizem que o bacalhau é um grande responsável também. Curiosamente tenho lido que os peixes gordos (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc...) em conjunto com o marisco, cervejas e carnes vermelhas são os piores alimentos para provocar o aumento de ácido úrico.
Colocado por: Carvai
Aonde, nas messes?
Colocado por: RCF
Tema interessante este... eu acho que, nestes casos, vão mas é atraídas pela promiscuidade entre público e privado, praticada pelos médicos que trabalham em ambos. Médicos que atraem os utentes para consultas no privado, com a promessa de facilitismos no público, para tudo o que implicar grandes despesas, nem que, para tal, depois, no público, tenham de passar à frente de quem está na fila...
Não será, também, isto?!
Colocado por: Casa da Hortadiferença é que no CS, pedindo ao médico de família, dificilmente consegue essa baixa quando gostava, já com um relatório do obstetra é passada em qualquer altura sem perguntas.
Colocado por: Holy_GrailAlgo muito importante que não vi referido até agora é a existência do programa nacional de vacinação. Desta forma, foi possível controlar, minimizar ou até eliminar o impacto de certas doenças no indivíduo e população em geral. Sem dúvida que vale ouro.
Colocado por: AMVP
Tem razão, mas olhebque parece que já nem esse funciona
Colocado por: AMG1
Mas nao funciona, como?
Não há vacinas?
Colocado por: manelvc
não. Há bebés que estão a ficar com as vacinas em atraso por não haver stock
Colocado por: AMG1
Mas nao funciona, como?
Não há vacinas?
Colocado por: Casa da Horta
São situações pontuais que se resolvem sem qualquer risco para as crianças.
Portugal tem um excelente plano de vacinação, sempre em atualização e sem olhar a custos. Há que reconhecer que nenhum governo deixou de investir neste bem da saúde. O último acrescento de vacinas já soou um bocado a pressão da indústria, mas desde que sejam seguras são sempre uma mais valia. Coitadas é dos bebés que levam às 4 picas de cada vez!
Pena terem tirado a vac da tuberculose, mas pode ser que volte a ser universal.
Colocado por: Casa da HortaPena terem tirado a vac da tuberculose, mas pode ser que volte a ser universal.