Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    "recomendo que abra um tópico sobre as coisas boas do SNS e aguarde pelo Gambino para debater os dias cheios de sol e receitas de bacalhau com ele" (Sandra_cc)

    Vou ficar a falar sozinho mas aceito a recomendação.
    Coisas boas do SNS:
    - urgência, bloco de partos e internamento de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier. Nunca ouvi nenhum comentário negativo deste serviço, bem pelo contrário. Tanta e tanta grávida seguida no privado (Luz, Cuf, Lusiadas) que vão ter o parto lá. Vão atraídas pela certeza que cesariana só em caso de absoluta necessidade.
    - cirurgia de ambulatório do Hospital Egas Moniz
    - serviço de Cir Plástica do mesmo hospital
    - unidade coronária e hemodinâmica do Santa Cruz
    - unidade de queimados do São José
    - neurocirurgia do HEM
    - atendimento complementar aos sábados e feriados no Aces Lisboa Ocidental e Oeiras
    - resposta ao covid com os médicos e enfermeiros a ligar diariamente aos infetados. E mais a saúde pública com os inquéritos epidemiológicos.
    - vacinação covid
    - linha saúde 24
    ...

    Quando referimos coisas boas não significa que não se reconheçam defeitos e problemas.
    Mais alguém com alguma coisa positiva sobre o SNS? :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • AMVP
    • 12 junho 2023

     # 2

    Colocado por: Casa da HortaMais alguém com alguma coisa positiva sobre o SNS? :-)

    Sobre partos, sem duvida a Magalhães Coutinho, pelo menos há 18 anos atrás. É num hospital pediátrico, como tal a criança estava em primeiro lugar. Um pediatra que assiste ao parto para lá estar para ver se está tudo bem com o recém nascio e passadas x horas, era o mesmo pediatra que ia verificar novamente se esrava tudo bem com a criança. Para mim é dificil ter melhor. Quanto às condições, bom as salas de parto eram independentes, tudo monitorizado numa sala central, ao meu filho parou o coração quase não tive tempo de perceber o apitar da maquina a que estava ligada e a equipa médica e de enfermagem entrar porta dentro. Instalações do internamento? O quarto individual estava livre e lá me puseram, seja como for as enfermarias no máximo tinham 5 pessoas. Para mim, não há melhor!
    Para além desre exemplo, as ppp da saúde, consulta de especialidade urgente era marcada no máximo em 2 semanas, através dos centros de saude.
  2.  # 3

    Serviço de Ortopedia do Amadora Sintra. Após um acidente fui operado com sucesso apesar de ter apanhado com uma greve de enfermeiros e auxiliares.
    Minha Médica de família que responde aos meus mail's em 24 horas para receitas e exames.
    • AMVP
    • 12 junho 2023 editado

     # 4

    Mas tb tenho coisas más a apontar, mas pediu coisas boas :)
    • AMVP
    • 12 junho 2023

     # 5

    Estava a esquecer-me, foi através do sns, e no caso em concreto numa ppp, que encontrei uma peudsiquiatra que soube lidar com o meu filho e ajuda-lo a resolver a cabeça e a ganharmos paz em casa, isto depois de ter passado por varios particulares.
    • eu
    • 12 junho 2023 editado

     # 6

    Colocado por: CarvaiMinha Médica de família que responde aos meus mail's em 24 horas para receitas e exames.


    Também quero! Porque é que só alguns têm direito?
  3.  # 7

    No nordeste transmontano. O meu pai foi ao SU após uma semana de tosse e cansaço. Apanhou uma molha no trator e pensou que era disso. Fizeram rx e como ficaram na dúvida fizeram tac. Mais uns exames e análises, sai ao fim de umas horas medicado e já com consulta marcada para o médico de família para acompanhar. Isto foi na semana passada e hoje está muito melhor. Isto é o SNS a resolver problemas de saúde à população.
  4.  # 8

    Até que seja preciso uma consulta num médico especialista...
  5.  # 9

    A minha mãe. Num rastreio de rotina pedido pelo centro de saúde é identificado sangue oculto nas fezes. Deus queira que não seja nada de grave, mas o diagnóstico foi em final de março e já vai fazer endoscopia e colonoscopia para a semana. Tudo pelo SNS, tudo gratuito e tudo marcado pelas instituições. É só aparecer no dia e cumprir as indicações que lhe deram.
  6.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaAté que seja preciso uma consulta num médico especialista...

    Espero que não seja preciso, que seja gerível no CS. Não vivo lá há muitos anos, mas fiquei recentemente com a ideia que têm montado um bom sistema de suporte de saúde em trás os montes.
    • AMVP
    • 13 junho 2023

     # 11

    Colocado por: rjmsilvaAté que seja preciso uma consulta num médico especialista...

    Com a ppp, no meu caso até isso no máximo demorava 2 semanas
    • AMVP
    • 13 junho 2023

     # 12

    Colocado por: Casa da Hortamas fiquei recentemente com a ideia que têm montado um bom sistema de suporte de saúde em trás os montes.

    Eu tb tinha quando o hospital era ppp, as razões pq deixou de ser e pq os profissionais de saude sairam são bastante triste e só acontecem neste pais pq ninguém se revolta.
  7.  # 13

    Oiço muitas vezes críticas ao SNS. Várias visam mesmo o descrédito ao longo dos tempos.Quem é português e tenha uma doença grave não é abandonado á sua sorte. É seguido e tratado pelo SNS gratuitamente. Isto não tem preço.
    Tenho para mim que azares acontecem todos os dias mas em contrapartida todos dias existem muitos mais a quem tudo correu bem. Temos profissionais de saúde muito bons em Portugal.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    • AMVP
    • 13 junho 2023

     # 14

    Uma coisa boa criada no nosso sns: sem duvida as ppp da saúde
  8.  # 15

    Eu vou só lembrar aos mais "esquecidos" que graças ao SNS os portugueses deixaram de andar a "mendigar" um atestado de pobreza na Junta de Freguesia para não pagarem as despesas que eventualmente lhe apresentassem nos hospitais, Isto acontecia antes do 25 de Abril de 1974. Com todos os problemas que há e vão continuar a existir o SNS foi uma das melhores conquistas que a Revolução dos Cravos deu ao povo português. Obrigado DR.António Arnaut!!

    Se querem saber mais por favor leiam isto:
    https://comunidadeculturaearte.com/antonio-arnaut-o-pai-do-servico-nacional-de-saude-portugues/
  9.  # 16

    Pergunta: Quem é o user Gambino (clone)?
  10.  # 17

    Colocado por: carlota74Quem é português e tenha uma doença grave não é abandonado á sua sorte. É seguido e tratado pelo SNS gratuitamente. Isto não tem preço.

    Nem é preciso ser português. Nem é preciso ter pago um tostão de impostos. Uma mulher acabada de chegar do Bangladesh (ou de outro ponto qualquer do planeta), tem as portas do SU abertas para qualquer eventualidade. Se vier grávida ou engravidar cá, tem o seguimento rigorosamente igual a qualquer cidadã portuguesa. Desde as consultas no CS, curso de preparação para parto, o parto, o internamento, a revisão do puerpério, pilulas contracetivas, tudo gratuito. Mais, nem precisa dizer uma palavra em português. E até em inglês. Por causa dos processos de garantia de qualidade, as instituições têm de ter forma de comunicar com qualquer pessoa na sua língua mãe!

    E quem opta pelo privado e a coisa corre mal? Uma prótese da anca, por exemplo, que era coisa para 5000 euros mas há uma rejeição da prótese que prolonga o internamento para lá do plafond? É só dar entrada no SU de um hospital qualquer. É como diz, isto não tem preço.
  11.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesPergunta: Quem é o user Gambino (clone)?

    "Conheci" o Gambino com a conversa de como pagava bem à sua empregada. Depois percebi que era um cirurgião que tinha deixado o público e trabalhava só no privado. Escrevia tanto e metia-se em tantas conversas que acabou por deixar um fio condutor que o identificava facilmente (como todos nós os que participamos no fórum, aliás), pelo que quando deixou de aparecer e mais tarde surgiu a Sandra_cc, exatamente com o mesmo discurso e profissão, a ligação pareceu-me óbvia. Mas só mesmo ele/ela poderá confirmar, o que não me parece vá acontecer. Mas também não é importante.
    Concordam com este comentário: AMVP, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 19

    Colocado por: Casa da Horta
    E quem opta pelo privado e a coisa corre mal?


    Aproveitando este excerto...porque é que quando algo corre menos bem no privado, vou aqui particularizar casos de recém-nascidos, são imediatamente encaminhados para um serviço de neonatologia de um hospital público?


    Em relação ao tópico, apesar da degradação do SNS, algo pelo qual devíamos lutar contra de forma bem vincada (as mobilizações do povo para as JMJs da vida ou quando o outro foi campeão nacional de futebol...), temos ainda realidades bem positivas.

    Tenho médica de família, quando necessário prescreve os exames necessários, numa altura da vida fiz um exame, apresentei e ela escreveu logo uma carta para um hospital. Cheguei ao hospital apresentei a carta e fui imediatamente atendido e orientado para a resolução do problema (1 semana internado e múltiplos exames de controlo durante esta mesma semana).
    Costuma-me responder em poucas horas, por email, a eventual dúvida sobre isto ou aquilo, até à apresentação de exames que digitalizo e evito andar a marcar consulta e a roubar tempo a alguém mais necessitado.

    Podia particularizar aqui tratamentos caríssimos que doentes auto-imunes fazem, podia também particularizar os doentes com falhas no trabalhar dos rins e os quais recebem em casa todo o acompanhamento (enfermeiras vão ao domicilio periodicamente vez se está a cumprir as normas) e material para fazerem o tratamento (desculpem mas não sei o nome específico, não é diálise), etc.

    Nem tudo é bom? Não...
    Já estive 12h numa urgência à noite, parte da culpa minha porque não era urgência e podia ter dormido tranquilamente e ido lá durante o dia, a minha cabeça é que fixou algo e tinha de tirar as teimas (na altura nem sabia se havia a linha Saude24).
    Estive também umas 4h na urgência, à noite, com alguém que podia ter tido uma insuficiência renal (ela é da área da saúde e sabia o que se estava a passar). Nesta vez deixei bem claro por escrito o episódio, responderam-me via carta.
  13.  # 20

    coisas boas.... seria mais fácil falar das coisas más.


    mas no meu caso nem me posso queixar muito. Consigo consultas com a médica de familia com relativa facilidade e até consigo comunicar com ela por email. Uma coisa que foi introduzida na pandemia que facilita bastantea vida

    poder renovar os medicamentos que tomo com a app do SNS24 pelo telemóvel.

    a abolição das taxas moderadoras fez todo o sentido. Quem tem uma consulta externa, não vai lá porque quer, vai lá porque precisa pelo que era estupido pagar uma taxa para moderar o acesso a um serviço que precisa. Nas urgencias, faz todo o sentido. quem lá vai sem ser urgente deve pagar a taxa moderadora.

    já sou seguido pela cardiologia à alguns anos e felizmente essa especialidade existe no hospital mais perto de mim.

    globalmente, com as suas particularidades, até reconheço que o SNS funciona bem comigo.
 
0.0263 seg. NEW