Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O SNS é uma "dádiva" que nós temos e muitas vezes desvalorizamos. Muitas vezes a culpa nem é do serviço em si, mas sim do pessoal que lá trabalha parece que estão a fazer favores alguém e não a ganhar o dinheiro no fim do mês.
    Fui recentemente á urgência do hospital porque de 1 dia para o outro fiquei com umas dores das costa terríveis, passei uns cremes e nada, ora passado 4/5 dias fui á urgência, saí de lá com uns anti inflamatórios e umas pomadas, mal saí do hospital já me estavam a ligar do centro de saúde com uma consulta na médica de família em 10 dias para dar seguimento á situação. Após a consulta do médico de família e as queixas continuarem ainda que menos dolorosas saí de lá com 1 eletrocardiograma para fazer 🥱🥱.

    Resumindo já tenho consulta no particular para fazer 1 estudo como deveria ter pedido a médica de família e não o fez mesmo alertando que as dores continuam na mesma. Tenho seguro de saúde dos bons que sei que provavelmente me vai custar 5€ por consulta e por exame logo o gasto de alguns exames não deve ser nada do outro mundo, mesmo que fosse iria fazer na mesma mas há pessoas que infelizmente não podem se dar a esse luxo.

    Quanto ás PPP, simplesmente alguém viu que aquilo era 1 tacho bom para por os familiares do PS e prontos acabou com alguma coisa que realmente era muito bom.
    O meu pai foi operado 2x no novo hospital de Braga. 1 quando era PPP e outro já depois do fim da PPP. E de uma para a outra mudou tudo de água para vinho. A primeira correu tudo perfeito, a segunda a desorganização já reinou.

    Para mim o SNS vale ouro devemos é estudar a melhor forma de o rentabilizar.
    Por exemplo sou totalmente contra o fim das taxas moderadoras.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nostradamus
  2.  # 2

    Colocado por: Pereira_89Fui recentemente á urgência do hospital porque de 1 dia para o outro fiquei com umas dores das costa terríveis, passei uns cremes e nada, ora passado 4/5 dias fui á urgência, saí de lá com uns anti inflamatórios e umas pomadas, mal saí do hospital já me estavam a ligar do centro de saúde com uma consulta na médica de família em 10 dias para dar seguimento á situação. Após a consulta do médico de família e as queixas continuarem ainda que menos dolorosas saí de lá com 1 eletrocardiograma para fazer 🥱🥱.


    ora dores nas costas não é uma situação de vida ou morte, tanto que aguentou 4/5 dias com elas. O objetivo das urgência é acudir urgências, pode-se dizer que eles tentaram apagar o fogo e encaminharam a situação para o médico de família. Pode parecer estranho o medico de família estar a pedir um eletrocardiograma por causa de umas dores nas costas. mas muitas vezes situações de enfartes começam exatamente com esses sintomas, assim ele está a tentar descartar essa hipótese antes de ver outras. A meu ver as coisas até estão bem orientadas e a funcionar.



    Colocado por: Pereira_89Por exemplo sou totalmente contra o fim das taxas moderadoras.

    depende dos casos, uma urgência. deve pagar taxas moderadoras se o doente for marcado como azul ou verde. Amarelos, laranjas e vermelhos não deveriam pagar.
    consultas externas, não devem pagar taxas moderadoras. os doentes não caem lá porque querem, caem lá porque precisam.

    um caso que se passava comigo. Como já coloquei uma válvula mecânica no coração, tenho que tomar anticoagulantes e controlar o nível de coagulação todos os meses. Ou seja todos os meses vou ao hospital, tiro sangue e vejo se está tudo bem ou não, para saber se é preciso fazer ajustes na medicamentação ou não. quando começei a fazer isto pagava 6,80€ de taxas moderadoras. Ora pagar taxa moderadora pq? eu não vou lá todos os meses porque quero, vou porque preciso. E como eu existiam milhares de portugueses que pagavam taxas moderadoras de serviços que precisam.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

    Concordo com ambos, tanto que as taxas moderadoras deviam existir como deveria tbm existir excepções. Mas este valor deveria ser sempre simbólico e acessivel. Fui as urgencias do hospital do Barreiro e paguei 16 euros, achei ajustado, e se servisse para melhorar os serviços pagaria mais, mesmo sabendo que só em situações que nao consiga evitar (raras) é que ponho lá os pés.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, eu
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantos

    ora dores nas costas não é uma situação de vida ou morte, tanto que aguentou 4/5 dias com elas. O objetivo das urgência é acudir urgências, pode-se dizer que eles tentaram apagar o fogo e encaminharam a situação para o médico de família. Pode parecer estranho o medico de família estar a pedir um eletrocardiograma por causa de umas dores nas costas. mas muitas vezes situações de enfartes começam exatamente com esses sintomas, assim ele está a tentar descartar essa hipótese antes de ver outras. A meu ver as coisas até estão bem orientadas e a funcionar.


    Compreendo isso até que a médica me deu essa explicação. Mas vou ter de ir a outra consulta e depois marcar 1 raio x sei lá que mais e entretanto perde-se tempo nestas consultas. Não era mais fácil marcar logo o ECG e 1 raio x ou coisa do género??


    Colocado por: pauloagsantos

    depende dos casos, uma urgência. deve pagar taxas moderadoras se o doente for marcado como azul ou verde. Amarelos, laranjas e vermelhos não deveriam pagar.
    consultas externas, não devem pagar taxas moderadoras. os doentes não caem lá porque querem, caem lá porque precisam.

    um caso que se passava comigo. Como já coloquei uma válvula mecânica no coração, tenho que tomar anticoagulantes e controlar o nível de coagulação todos os meses. Ou seja todos os meses vou ao hospital, tiro sangue e vejo se está tudo bem ou não, para saber se é preciso fazer ajustes na medicamentação ou não. quando começei a fazer isto pagava 6,80€ de taxas moderadoras. Ora pagar taxa moderadora pq? eu não vou lá todos os meses porque quero, vou porque preciso. E como eu existiam milhares de portugueses que pagavam taxas moderadoras de serviços que precisam.




    Claro que depois isso deve ser tudo analisado. Há casos que realmente tem de ter isenção e outro que não. Infelizmente quando as taxas moderadoras entraram em vigor a minha mãe era doente crónica e tinha que recorrer várias vezes ás urgências do hospital de Barcelos. Era a confusão total, urgências sobrelotadas, famílias inteiras lá, coisas básicas, tudo ía lá parar. Depois das taxas moderadores serem activadas as urgências deixaram de ter 1/4 da afluência. O que pode perceber junto de alguns profissionais é que havia muita gente que lá ía por coisas que não cabia na cabeça a ninguém e como começaram a ter de pagar 20€ já pensavam 2x.
    Atenção se calhar a taxa de 20€ tb era 1 pouco exagerada, mas para mim tinha de haver sempre 1 custo minímo claro que dependendo da situação de cada pessoa
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantosComo já coloquei uma válvula mecânica no coração, tenho que tomar anticoagulantes e controlar o nível de coagulação todos os meses. Ou seja todos os meses vou ao hospital, tiro sangue e vejo se está tudo bem ou não, para saber se é preciso fazer ajustes na medicamentação ou não

    Esse controle pode ser feito no seu centro de saúde e sem necessidade de tirar sangue. É usada uma amostra feita com uma picada no dedo (como para ver o açúcar, por exemplo). Tudo gratuito, claro.
    E também já existe um medicamento que se toma para controlar a coagulação que não precisa fazer a análise mensal do inr. Pode é não se adequar à sua situação, mas deve abordar o cardiologista sobre esse assunto. O medicamento ainda é caro, mas pode valer a pena. Acima de tudo é mais seguro.
  6.  # 6

    A medida de terminar com as taxas moderadoras (as que acabaram, consensualmente consideradas as mais indicadas) foi mais um excelente exemplo do nosso sns. É uma medida social e justa. Um utente crónico com uma ferida, que pode durar meses a curar, não deve pagar 4 euros 3 vezes por semana só porque herdou um terreno que lhe é inútil lá para cascos de rolha.
    • eu
    • 14 junho 2023

     # 7

    Colocado por: pauloagsantosora dores nas costas não é uma situação de vida ou morte


    Até pode ser um sintoma de uma situação urgente, tem que ser um Médico a avaliar.
    • eu
    • 14 junho 2023

     # 8

    Colocado por: Casa da HortaUm utente crónico com uma ferida, que pode durar meses a curar,

    Mas isso não é serviço de urgência hospitalar, é serviço para um centro de saúde.
  7.  # 9

    Colocado por: eu
    Mas isso não é serviço de urgência hospitalar, é serviço para um centro de saúde.

    Sim, claro, centro de saúde. 4 euros por penso.
  8.  # 10

    Colocado por: Casa da HortaE também já existe um medicamento que se toma para controlar a coagulação que não precisa fazer a análise mensal do inr.


    só se aplica para as próteses orgânicas. não existem ainda estudos para as próteses mecânicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  9.  # 11

    Colocado por: pauloagsantos

    só se aplica para as próteses orgânicas. não existem ainda estudos para as próteses mecânicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    E fazer o controle no seu centro de saúde? Já experimentou?
  10.  # 12

    Colocado por: Casa da Horta
    Pois, essa parte desconheço e também não me desperta grande curiosidade. Vejo mais a importância do apoio que a rede dá aos cuidadores, principalmente aos cuidadores. A referenciação para descanso do cuidador, por 30 dias, é a mais frequente no meu meio. Pode parecer estranho o internamento de um acamado para o cuidador ir de férias, mas só para quem desconhece o desgaste que essa vivência provoca.

    Descanso do cuidador vão parar a uma unidade de cuidados continuados
  11.  # 13

    Colocado por: AMVP
    Não sei a que se refere.



    Repare, o hospital de Braga não é um hospital de primeira linha. Mas sim, já tinha ouvido algumas coisas nessa linha sobre a ppp de braga, tal de outras, mas depois nunca ninguém as confirmou. Vou falar-lhe do que sei, por experiência própria. Pertenço ao hospitalizada beatriz Ângelo, atual hospital de loures. Quando era ppp, havia consultas prioritárias em 2 semanas, as consultam aconteciam de manhã e a tarde, o horário da consulta era cumprido e o atendimento era bom, não nos primeiros anos da ppp mas isso foi por uma razão explicável. Neste momento, metade dos profissionais da unidade de saude firam com os responsaveis pela ppp, contratar foi e é dificil, resultado...um péssimo serviço. Ainda hoje fiquei horrorizada ao falar com um utente que foi para as urgências do hospital de loures, esteve lá 10 anos, a fazer varias entradas na urgencia pois entenderam que era uma questão psicologica e receitaram-lhe betadine. Ao fim dessas 10 horas, levaram-no de urgência para santa maria, pq lá está não é um hospital de primeira linha, pq já tinha os órgãos a entrar em falência. Ficou em coma, ambutaram-lhe o dedo, teve de reaprender a falar e a andar. Fiz a observação sobre a diferença para quando era ppp, resposta: "pois, era uma maravilha". Digo-lhe estas reentradas na urgências não aconteciam quando era ppp pq as penalizações financeiras eram significativas. É isto, para quem utilizou um ou outro modelo sabe o que escolher.
    Relativamente a inventarem ou não atos, sabe no sns gerido por gestores publicos tb há mt por dizer. O que interessa, nessa comparação, é que no final o estado para hospitais comparáveis pagou sempre menos na modalidade de ppp. Se quer que lhe diga, a que gadtava sempre mais próximo do hospital comparável era o hospital beatriz angelo mas...fazia tratamentos de quimioterapia, dos mais simples, aos quais não esrava obrigada pelo contrato que tinha com o estado e pelos quais não era remunerada. Tudo isto poderá ler no relatorio do TdC sobre a matéria.
    Agora que no sns se gasta mt dinheiro que deveria ter fiscalização e sobretudo atuação para que tal não ocorra estou inteiramente de acordo consigo, agora não venha é dizer que isso é/era só nas ppp, pq isso não corresponde ao que ocorre na prática.



    Uccs é unidade de cuidados continuados de saude?
    centro de reabilitação do Norte que iniciou primeiro com o hospital da prelada (misericordia).

    Se no norte o hospital de Braga não é de primeira então o de Barcelos,Famalicão, Penafiel são o que?
    Hospital de Braga é o 4 maior e mais bem capacitado do norte (e com instalações novas)
    1 S.João
    2 s António
    3. Sts silva
    A realidade pode ser diferente nesse hospital onde trabalha mas o que sei é isto, como é óbvio não é uma regra.
    Já mencionei anteriormente que é um dos problemas no público é a corrupção e interesses políticos.
  12.  # 14

    Colocado por: Casa da HortaE fazer o controle no seu centro de saúde? Já experimentou?



    não fazem. a médica tinha que passar a guia, ir a um laboratório fazer a analise e voltar ao médico para mostrar ao resultado e pagar as respectivas taxas moderadoras. para mim é mais prático fazer no hospital.
  13.  # 15

    Sobre as taxas moderadoras aconteceu-ma uma coisa engraçada. Há uns 2 anos recebi um Cartão de Antigo Combatente prometido pelo Portas há uns 20 anos. Na carta dizia que passava a estar isento das taxas moderadoras. Porreiro pá, só que como já tinha mais de 65 anos eu e todos os Antigos Combatentes já estávamos isentos - a guerra acabou há quase 50 anos.
    Tirando as borlas nalguns museus a coisa não serviu para nada, marketing puro e duro.
    Do projeto do Portas sobrou o subsidio de 75€/ano que paga um almocito.
  14.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos


    não fazem. a médica tinha que passar a guia, ir a um laboratório fazer a analise e voltar ao médico para mostrar ao resultado e pagar as respectivas taxas moderadoras. para mim é mais prático fazer no hospital.

    Não querendo parecer maçudo com o assunto, gostava de lhe sugerir que mande um email ao gabinete do cidadão do seu Aces. Questione a razão de a sua unidade não ter uma máquina de determinação de inr como esta da foto. Todas os centros de saúde do Aces de Lisboa e Oeiras têm, e tenho quase a certeza que todos os outros da ARSLVT também. É muito prático e seguro para o utente. Vai à sala de tratamentos e o enfermeiro com uma pequena picada avalia o valor. Se estiver dentro do seu intervalo é só manter a dose de varfine e repetir em 4 semanas. Aliás, o hospital São Francisco Xavier também usa esta máquina nos controles, por isso será fiável garantidamente.

    Não sei qual é o seu aces nem ARS, mas vale a pena o esforço de enviar um email. É um excelente serviço disponibilizado pelo sns. E não paga rigorosamente nada. Mesmo que fosse no modelo que refere de passar pela MF. Não há taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários desde a pandemia.
      product-microinr-hero.png
  15.  # 17

    Colocado por: CarvaiPorreiro pá, só que como já tinha mais de 65 anos eu e todos os Antigos Combatentes já estávamos isentos - a guerra acabou há quase 50 anos.


    Tem razão, mas esquece-se que há miúdos de 20 anos que também são antigos combatentes.
  16.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    Tem razão, mas esquece-se que há miúdos de 20 anos que também são antigos combatentes.

    Aonde, nas messes?
  17.  # 19

    O SNS tem alguns profissionais realmente empáticos, que se preocupam connosco e estão lá para nos ouvir nos momentos mais difíceis. Ainda recentemente tive boas experiências tanto com o médico interno, como com a enfermeira que interagiram comigo. Fiz análises e recebi tratamento de forma gratuita.

    O facto de poder-se marcar consultas online nos centros de saúde que não desabilitaram essa função.
  18.  # 20

    Estou inscrito num Centro de Saúde de Lousada, fui morar para V. N. de Gaia e na altura não havia vaga, uma funcionária muito prestável disse que eu podia tentar inscrever-me no Centro de Saúde da Madalena, perguntei onde ficava e ela disse-me que ainda ía ser construído... Prefiro não alongar este tema.
    Quanto ao centro onde estou inscrito, ainda estou à espera de ter uma consulta... que não seja cancelada na véspera, depois de receber uns 3 sms a dizer a recordar que tenho consulta agendada para o dia seguinte, e poucos minutos depois das 18h receber um novo sms a cancelar a consulta e a informar para entrar em contato com o centro.
    Depois surge uma nova dificuldade que é conseguir que atendam a p**ra do telefone... Uma vez a atendido (depois de mais de 10 tentativas) a resposta é que houve um imprevisto e a "Soutôra" teve que abandonar...
    Ora bem, tenho problemas de ácido úrico e tomo um comprimido diariamente, não consegui ainda que um médico me consultasse e me disse-se o que posso ou não comer, eu sei que é fácil ver na internet e tal, mas gostava mesmo que um médico desse um parecer, quanto à medicação, é fácil, mando um email e passado um ou dois dias recebo a receita sem papel no telefone... Agora o que eu gostava mesmo é conseguir marcar uma consulta e esta não ser cancelada.
    Por outro lado, não me apetece ir para a porta do centro de saúde às 5 da manhã para ter vaga para uma consulta... Desde 2020 que já devo ter tido atribuído uns 3/4 médicos de família diferentes...
 
0.0338 seg. NEW