Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 10 junho 2025

# 1

Colocado por: Sandra_cc

Democracia e consenso não batem certo.

Talvez seja assim, mas apenas na cabeça de alguns.
    Depois consenso não é sinónimo de unanimidade.
    Em geral as democracias e o estado de direito só são funcionais, porque assentam em principios e valores razoavelmente consensuais e por isso mesmo partilhados. Já os estados autocratico e/ou policiais não precisam desse consenso. Uns poucos mandam os restantes obedecem. No passado foi uma fórmula de governo muito em voga e parece que ultimamente também reune muitos adeptos, mas não é o meu caso.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  1.  # 2

"Uns poucos mandam e outros obedecem" , correcto, nunca tão poucos mandaram em tantos como nesta sofisticada ditadura disfarçada de democracia em que vivemos..

mas o botas é que era ditador pois claro, embora ninguém nunca o adjectivasse de ladrão.. será que com o botas a corja de ladrões e corruptos nos diversos sectores públicos ficaria impune e a rir?
  2.  # 3

Colocado por: carlosj39"Uns poucos mandam e outros obedecem" , correcto, nunca tão poucos mandaram em tantos como nesta sofisticada ditadura disfarçada de democracia em que vivemos..

mas o botas é que era ditador pois claro, embora ninguém nunca o adjectivasse de ladrão.. será que com o botas a corja de ladrões e corruptos nos diversos sectores públicos ficaria impune e a rir?

Tal como eu escrevi, e você concordou, os regimes autoritários tem cada vez mais adeptos.
    Não se esqueça que no tempo do prif. que usava botas de pelica, esta conversa não era possivel. Provavelmente isso não vale nada para si, mas para mim fale muito.
    Ninguém o obriga a gostar da democracia e da liberdade, até pode começar por não fazer uso dessa liberdade. Já quanto a democracia, temos pena, mas vai ter de se conformar com ela, porque parece que a maioria ainda a prefere a um qualquer substituto do manholas.
  3.  # 4

Contrariamente ao amg1, que tem indignaçoes seletivas, eu gosto de Democracia, mas com D grande, e não de ditaduras disfarçadas.
    Concordam com este comentário: jg231
  4.  # 5

Colocado por: carlosj39Contrariamente ao amg1, que tem indignaçoes seletivas, eu gosto de Democracia, mas com D grande, e não de ditaduras disfarçadas.

As democracias são sempre mais ou menos imperfeitas, nada neste mundo é perfeito. Contudo, ao pé da melhor e mais perfeita das ditaduras, as democracias são sempre melhores, para mim, claro.
    É verdade, que vivemos numa democracia imperfeita, onde vimos todos os dias acontecerem coisas que nos indignam, ou pelo menos deviam indignar, mas eu não a troco por nenhuma ditadura. Pelo contrário, naquilo do está ao meu alcance, faço o melhor que posso e sei para a melhorar, em vez de a escarnecer, ou comparar com regimes que perseguem pessoas apenas pela forma como pensam.
    Cada um vê as coisas como entende, mas não vale tudo o mesmo, viver em liberdade não é comparável ou equivalente a viver na opressão.
    Tenho pena e corroi-me, que entre os.meus concidadãos haja quem pense o contrário e sempre me indignarei com isso, mas não posso, nem quero, mudar-lhes a forma de pensar.
    Concordam com este comentário: ClioII
  5.  # 6

Colocado por: carlosj39mas o botas é que era ditador pois claro, embora ninguém nunca o adjectivasse de ladrão..

Ninguém o adjetivava de ladrão nem de outra coisa qualquer. Ai de quem abrisse a boca contra o Presidente do Conselho!

O carlosj39 pode sempre escolher viver numa ditadura ou, como agora gostam de lhes chamar, democracias musculadas. Rússia, Venezuela, Cuba, 1/3 dos países de África, todos de braços abertos para o receber. Vá lá, e depois diga como foi.
  6.  # 7

Tal como mencionei...

Tudo muito politizado.

O cerne é o SNS.
  7.  # 8

8.  # 9

Colocado por: Sandra_ccAqui está uma notícia que me tem sido óbvia.

https://rr.pt/noticia/economia/2025/06/11/hospitais-privados-com-faturacao-recorde-de-25-mil-milhoes-em-2024/428809/?utm_medium=rss&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR6jnGVpC0DLeDL8toz_kCcgfBVKdlviVmdZhzwKOa-OcCfpXxs4cuzA6BvsWg_aem_TgfORSCoxrtIzWk5DhagLg

Tal como referi há uns comentários atrás, este aumento da oferta privada faz aumentar também a necessidade de contratar profissionais. Ou seja, já não dá para ter apenas os melhores cirurgiões a operar no privado... Há 15 anos, só os melhores dos hospitais públicos eram convidados. Agora é mal terminam a especialidade!
  9.  # 10

Colocado por: Casa da Horta
    Tal como referi há uns comentários atrás, este aumento da oferta privada faz aumentar também a necessidade de contratar profissionais. Ou seja, já não dá para ter apenas os melhores cirurgiões a operar no privado... Há 15 anos, só os melhores dos hospitais públicos eram convidados. Agora é mal terminam a especialidade!

Sim, os colegas iniciam a sua colaboração no privado cada vez mais cedo.

Os maiores exemplos até nem são especialidades cirúrgicas, mas sim especialidades clínicas.
  10.  # 11

Colocado por: Casa da Horta

Mas só uma nota.

Os privados não contratam colegas.

No privado ganhamos a recibo verde ou contra factura de empresa unipessoal ou LDA de que sejamos sócios. Não há contrato de trabalho.
  11.  # 12

Colocado por: Sandra_ccOs privados não contratam colegas.

No privado ganhamos a recibo verde ou contra factura de empresa unipessoal ou LDA de que sejamos sócios. Não há contrato de trabalho.

Falso. Não é a grande maioria mas há vários colegas com CIT com privados (conheço pelo menos uma mão cheia de MGF e 1 cirurgião geral nessa situação).
  12.  # 13

Colocado por: ivreis

Falso. Não é a grande maioria mas há vários colegas com CIT com privados (conheço pelo menos uma mão cheia de MGF e 1 cirurgião geral nessa situação).

Excepções.

A esmagadora maioria não.

E um cirurgião principalmente fica a perder. Mas um radiologista também.
    MGF...talvez seja vantajoso.
  13.  # 14

Parao hospital privado, percebe-se que não tenha interesse em constituir custos fixos, para o medico qual é a melhor opção?
    Por exemplo, sem CIT também há acesso a formação contínua, sem ser a expensas do próprio?
    Faz sentido para um médico jovem p.e. não estar integrado numa qualquer carreira hospitalar e ser um mero tarefeiro?
    São perguntas de quem não percebe nada da profissão, mas que me parecem questões óbvias.
  14.  # 15

Colocado por: AMG1Parao hospital privado, percebe-se que não tenha interesse em constituir custos fixos, para o medico qual é a melhor opção?
    Por exemplo, sem CIT também há acesso a formação contínua, sem ser a expensas do próprio?
    Faz sentido para um médico jovem p.e. não estar integrado numa qualquer carreira hospitalar e ser um mero tarefeiro?
    São perguntas de quem não percebe nada da profissão, mas que me parecem questões óbvias.

para o medico qual é a melhor opção?
    Esmagadora maioria das especialidades e nomeadamente nas cirúrgicas, compensa trabalhar 'à peça'.
    Mesmo especialidades não cirúrgicas, como um radiologista ganha entre 15€ a 30€ por cada relatório de exame de imagem (relata dezenas por dia), um gastroenterologista ganha uns 150 a 350€ por endoscopia ou colonoscopia (faz umas 6 só de manhã...) . Um cardiologista relata dezenas de exames de esforço por dia, entre outros exames...e por aí fora.

Compensar não trabalhar à peça só mesmo MGF e medicina interna...por aí...isto porque vivem de consultas e nisso os honorários são francamente baixos para os médicos.

A formação fica às suas expensas, mas normalmente as empresas de instrumentação cirurgica e as farmacêuticas custeiam a formação a médicos.

Ser tarefeiro significa trabalhar à hora no SNS sem ter CIT. Ou seja, trabalha a recibo verde ou por empresas de prestação de serviço.

Faz sentido se quiser ganhar dinheiro, não tiver boa privada e não se importar de trabalhar bastantes horas e em unidades hospitalares 'desagradáveis'. Se assim for vai ganhar bem mais que muitos colegas que estão na mesma unidade com CIT e provavelmente consegue declarar em sede de IRC, em vez de IRS.

Alguns médicos de algumas especialidades conseguem ser tarefeiros só de SIGIC. É possível, mas é excepção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  15.  # 16

depois acontece como o outro médico que teve uma doença grave qualquer a andou a fazer peditórios
  16.  # 17

Colocado por: manelvcdepois acontece como o outro médico que teve uma doença grave qualquer a andou a fazer peditórios

Desconheço a situação.

Imagino que seja alguém que só declarava IRC e não fazia descontos.

No meu caso não faço isso. E a maioria, estou em crer, que também não.

Declaro tudo em IRC, assim como o meu marido, através de sociedade por quotas e depois pagamos um salário a cada, que entram como despesas da sociedade.
  17.  # 18

existe um médico qualquer que era tarefeiro e apanhou qualquer coisa grave. como estava a recibos verdes o seu rendimento foi pelo cano abaixo... depois ai que deus rei que não tinha dinheiro...
  18.  # 19

Colocado por: manelvcexiste um médico qualquer que era tarefeiro e apanhou qualquer coisa grave. como estava a recibos verdes o seu rendimento foi pelo cano abaixo... depois ai que deus rei que não tinha dinheiro...

Desconheço, mas devia ter-se prevenido.
  19.  # 20

Colocado por: Sandra_cc
    A formação fica às suas expensas, mas normalmente as empresas de instrumentação cirurgica e as farmacêuticas custeiam a formação a médicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMG1

Imagino que o façam a titulo gracioso e por estarem preocupados com a actualização dos clinicos e não com os numeros das suas vendas.

A Sandra_cc, não se vai chatear comigo, mas enquanto lia o que escreveu, só me veio a cabeça o que pensaria disto o Fernando Namora.
    Enfim...pensamentos de velho algo desconexado dum mundo que já tem alguma dificuldade em entender.

0.0892 seg. NEW